A escola bíblica está monótona? 4 formas de diversificar suas aulas

A escola bíblica é uma forma de influenciar a membresia na busca por mais conhecimento e profundidade na Palavra, além de instruir os novos convertidos em seus primeiros passos na caminhada cristã. Hoje em dia, há diversas formas de estruturar esse ministério dentro da igreja – através de níveis, temas ou de acordo com determinados objetivos.
Para que o propósito do ministério de ensino na igreja seja concretizado com sucesso, cada lição precisa ser preparada e transmitida com clareza, excelência e atenção. Além disso – antes de lecionar – os professores da escola precisam ser previamente aprovados pelo pastor principal ou pelo gestor deste ministério, que também revisará e direcionará o conteúdo das lições.
Um dos pontos mais importantes para que a escola bíblica seja bem-sucedida é que os alunos realmente absorvam o conteúdo com aulas que sejam dinâmicas e práticas. Isso quer dizer que a monotonia e o modelo de só uma pessoa fala e o restante só escuta está fora de cogitação.
Dada esta importância, nesse artigo mostraremos a você a relevância da escola bíblica dentro de uma igreja, quais são os requisitos para que ela aconteça em sua congregação e 4 formas de diversificar suas aulas da escola bíblia (adeus lições monótonas ou tediosas!). Continue lendo!
Escola bíblica na igreja
Sua relevância
É dentro desse espaço que os membros terão suas visões alinhadas ao Evangelho e também à visão da igreja, considerando que, além dos ensinamentos bíblicos, a escola também servirá para instruir os alunos sobre o modo de como a igreja em questão funciona, a forma de liderança e a doutrina.
Outros aspectos importantes possibilitados pela escola bíblica, são:
- Desenvolvimento do caráter de Jesus;
- Entendimento acerca da unidade e da vida em comunhão ao corpo de Cristo;
- Convívio com os irmãos na fé e compartilhamento de ideias e perspectivas.
O objetivo primordial que o departamento de ensino preza é a criação de oportunidades para o fortalecimento da igreja, de forma a desafiá-la a ir mais fundo no seu relacionamento com Jesus Cristo.
Mas atenção: há certas coisas que precisam ser previamente analisadas antes de implantar a escola bíblica em sua igreja, caso ela ainda não tenha. Conheça a seguir.
Requisitos:
- O pastor sênior precisa estar de acordo: não importa quão nobre seja a intenção do líder, pastor auxiliar, voluntário ou gestor de ministério, se o pastor sênior da igreja não está de acordo, não faça;
- É preciso que a igreja possua um horário disponível para essa programação: separe um dia da semana – ou até mesmo no final de semana – que seja exclusivo das escolas bíblicas, sem que haja choque de horário com outras programações;
- O conteúdo ensinado na escola precisa ser 100% bíblico: como o próprio nome já diz, o departamento de ensino da sua igreja precisa instruir os irmãos conforme a Palavra de Deus, não em opiniões ou achismos.
4 formas de diversificar suas aulas da escola bíblica
Agora que você já sabe a importância do departamento de ensino e os requisitos para implantá-lo em sua igreja, vamos te mostrar 4 formas de diversificar suas aulas, a fim de que não fiquem monótonas, e para que despertem o interesse de todos os alunos. Acompanhe!
#1 Provoque os alunos a pensarem e a interagirem com a aula
Expor um assunto do início ao fim da aula é uma coisa. Construir esse assunto alinhando seu ensino com o ponto de vista, o entendimento e as ideias de seus alunos, é completamente outra.
Aliás, o ensino da Palavra serve para nos confrontar, fazendo com que olhemos para dentro de nós mesmos e reconheçamos nossa tão desesperada necessidade da graça de Deus e de alcançarmos a estatura de Cristo. Dessa forma, quanto mais suas aulas ou lições fizerem seus alunos pensarem e interagirem, melhor.
Quer algumas ideias de como fazer isso? Veja a seguir:
- Faça perguntas ao longo das suas aulas: sejam elas práticas ou retóricas, questione seus alunos. Isso fará com que eles falem e que reflitam sobre o tema abordado;
- Faça analogias envolvendo uma situação real: depois disso, pergunte aos alunos como eles agiriam nessa determinada situação, e como Jesus agiria no mesmo cenário;
- Utilize pequenos formulários ao longo da aula: perguntas como “Qual é a importância do assunto abordado para a vida cristã?” e “O que mais te chamou a atenção nesta lição”, são alguns exemplos para você montar pequenos formulários para seus alunos preencherem.
#2 Utilize diferentes recursos didáticos
Considerando que há diversas formas de uma pessoa compreender melhor um assunto, o ideal é que você conte com diversos meios de lecionar também. Vamos explicar:
Há certas pessoas que conseguem absorver perfeitamente o conteúdo apenas ouvindo alguém explicar. Algumas, por outro lado, só conseguem compreender plenamente visualizando, outras, anotando ou apenas rabiscando palavras-chave.
Tendo isso em vista, não é recomendável que você dependa exclusivamente da sua fala, porque somente isso não garante que todos os seus alunos irão compreender a lição/aula. Assim, procure utilizar diferentes recursos didáticos, com o intuito de alcançar todos os seus públicos. Veja algumas ideias:
- Fotos e vídeos podem ser muito úteis para os alunos que aprendem de forma visual;
- Indicar filmes de confiança é uma ótima maneira de instigar seus alunos a permanecerem refletindo sobre o assunto em questão;
- Ilustre e compare uma situação bíblica com alguma notícia ou situação atual, isso fará com que os alunos guardem o ensinamento com mais facilidade;
- Disponibilize blocos de notas ou caderninhos personalizados para que os alunos anotem os pontos interessantes. Isso será ótimo para quem gosta de escrever a fim de absorver as coisas.
#3 Prepare sua aula com antecedência
Você pode até pensar que não, mas as pessoas geralmente percebem quando o professor não preparou a aula e está tentando “se virar” ou improvisar. Essa situação, inclusive, é muito propensa para os alunos dispersarem e não prestarem atenção na lição.
Por isso, retire um tempo da sua semana para pensar exclusivamente na sua próxima aula e dedicar-se ao estudo.
Quer uma prova real se os seus alunos compreenderão o que você vai ensinar? Antes da aula, procure esquematizar em sua cabeça o que você preparou e depois questione a si mesmo se tudo está claro para você. Caso não esteja, pode ter certeza que os alunos da escola bíblica também não compreenderão.
Tenha sempre em mente, ainda, que sua aula precisa estar clara e organizada, e isso só é possível com planejamento. Não queremos que as lições sejam meramente uma leitura da apostila ou material, concorda?
#4 Instigue nos alunos a vontade da próxima aula
Os seres humanos são, por natureza, bastante curiosos. Utilize isso ao seu favor.
Ao final da sua lição, dê uma prévia da próxima aula ou deixe um tema em aberto. Isso fará com que os alunos queiram dedicar-se a pesquisar e estudar em suas casas, e também provocará neles a ansiedade – no bom sentido – pela próxima aula.
#5 Dica Extra: organize suas aulas, turmas, frequência, etc…
Sejamos francos: não adianta nada oferecer as melhores aulas do mundo, com carisma, criatividade e muita diversidade, se o departamento de ensino da sua igreja não é devidamente organizado e:
- As turmas são uma bagunça;
- Não há controle de frequência e faltas;
- Os alunos fazem os “níveis” ou módulos que querem, sem ordem alguma ou requisitos;
- O pastor da igreja não recebe relatórios e nem sabe o que acontece dentro das aulas.
Para isso, nossa dica é que você conte com uma plataforma de gestão para administrar isso da forma que deve ser. Você sabia que o Atos6 oferece um Módulo de Ensino?
Além de ser possível gerenciar suas finanças, membresia, células, eventos e ainda possibilitar que sua igreja tenha um aplicativo personalizado, o Atos6 oferece uma ferramenta para você gerenciar de forma eficaz o departamento de ensino, e:
- Cadastrar escolas, cursos e turmas;
- Enviar relatórios de aula;
- Visualizar indicadores de alunos e turmas;
- Adicionar salas de aula e programar as suas aulas;
- Informar data de início e horários das aulas;
- Criar cronogramas, além de adiar e atrasar aulas/lições.
Conheça melhor essa e todas as demais funcionalidades do Atos6 clicando na imagem abaixo:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Quer descobrir o que lecionar com os diversos públicos? Acesse nossos artigos específicos: