6 características de Jesus que todo líder em uma igreja precisa possuir

As características de Jesus enquanto líder, fizeram com que o movimento revolucionário iniciado por Ele durasse até os dias de hoje.
Não há dúvidas que, independente da religião ou crença, Jesus foi um líder que se destacou na História. Suas atitudes e seu modo de liderança impactaram multidões, fazendo com que, mesmo agora, milhares de anos depois, ainda permaneça em crescimento o número de seus seguidores e discípulos.
Tendo isso em vista, não há como os líderes nas igrejas, independente do departamento que atuam, ignorarem essas características tão marcantes na liderança de Jesus.
Pensando nisso, elencamos 6 características de Jesus que todo líder em uma igreja precisa possuir. Boa leitura!
6 características de Jesus que todo líder em uma igreja precisa possuir
Liderar pessoas é uma tarefa desafiadora, sem dúvidas. Considerando que cada pessoa tem sua personalidade, temperamento, suas perspectivas e modo de pensar, é necessário que todo líder busque adequar-se a todos os tipos de liderados, com o intuito de cumprir sua função com excelência.
Quando olhamos para Jesus, não nos resta nenhuma sombra de dúvidas quanto à maestria com qual Ele exercia sua liderança e autoridade: fez discípulos que antes eram apenas pescadores, outros publicanos, alguns iletrados, e todos que, uma vez chamados, fascinaram-se pelo Mestre.
Jesus disse, em sua Palavra, que faríamos coisas ainda maiores que Ele (Jo 14:12). Que possamos olhar, então, para os atos de Cristo a fim de captar essas características de Jesus, que tanto revolucionaram a história. Conheça a seguir.
#1 Amor
O amor de Jesus não estava apenas em seus atos de milagre perante pessoas desamparadas ou sem esperança. Embora Jesus se compadecesse daquelas que precisavam visivelmente dele, seu amor também era estendido aos seus discípulos, àqueles que Ele liderava e guiava.
Isso quer dizer que, embora tivesse autoridade e postura de um líder, Jesus instruiu seus liderados em amor, nunca sob imposição ou opressão. Veja uma passagem em que Jesus lava os pés de seus discípulos:
“Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: “Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.” (João 13: 12-15 – NVI).
Embora fosse Deus, Jesus submeteu-se à uma posição superior à de seus discípulos, e mostrou a eles como devem se portar mediante aos outros, através de seu exemplo. O mestre ensinou em amor, para que, mediante a esse ensinamento, os discípulos o praticassem também.
Essa história também nos leva à mais uma das características de Jesus enquanto líder admirável:
#2 Humildade
Ao lavar-lhes os pés, o Mestre serviu aos seus discípulos e os ensinou uma lição valiosa na vida de todo cristão: o quanto é precioso o serviço e a humildade.
Infelizmente, todas as pessoas que possuem uma posição de autoridade e visibilidade – como os líderes em uma igreja – estão sujeitos a orgulhar-se por causa dessa posição e tudo o que ela pode proporcionar.
Jesus, por outro lado, deixou o céu e o seu trono, trocando-o por uma cruz. Ele sabia que os ecos que surgiriam de seu ato e sacrifício seriam eternos, e por isso, fez-o sem pestanejar. Todos aqueles que possuem o privilégio de liderar pessoas devem pensar da mesma forma.
#3 Lealdade
Pode ser complicado ter diversas pessoas dando múltiplas opiniões e, você, enquanto líder, precisar selecioná-las para o bem do grupo, mas sempre com aquele receio de algum liderado ficar magoado, ou de você não conseguir “agradar” a todos.
Na carta destinada aos Gálatas, Paulo declara:
“Por acaso eu procuro a aprovação das pessoas? Não! O que eu quero é a aprovação de Deus. Será que agora estou querendo agradar as pessoas? Se estivesse, eu não seria servo de Cristo. Meus irmãos, eu afirmo a vocês que o evangelho que eu anuncio não é uma invenção humana.” (Gálatas 1:10-11 – NTLH).
Embora seja importante sempre dar ouvidos ao que seus liderados têm a dizer – afinal, somos um corpo! – a principal perspectiva que deve ser levada em consideração antes de qualquer decisão relacionada ao grupo, é a vontade de Deus. Isso significa que todo líder deve preservar sua lealdade ao Senhor.
Uma das características de Jesus enquanto líder, era justamente essa.
“Por mim mesmo, nada posso fazer; conforme ouço, assim julgo; e o meu julgamento é justo, porque não busco agradar a meu próprio desejo, mas satisfazer a vontade do Pai que me enviou.” (João 5:30 – King James Atualizada).
#4 Franqueza
Como mencionamos no primeiro tópico das características de Jesus: Ele era amoroso. Agia e falava com um amor incomparável.
Essa postura, no entanto, não fazia com que Jesus fosse complacente em relação aos erros dos seus discípulos, nem aos seus pensamentos equivocados. Pelo contrário, Cristo os confrontava para que se arrependessem e mudassem genuinamente de conduta.
Dessa forma, podemos dizer também que a liderança de Jesus foi extremamente marcada por:
#5 Sabedoria
Tome como exemplo a passagem em que os pescadores não conseguiam pescar nada e, então, estavam a voltar para suas casas com os cestos vazios (João 21).
Nesse episódio, Jesus poderia muito bem fazer com que os peixes simplesmente aparecessem, sem que eles tivessem que pescá-los. Entretanto, ele pediu para que jogassem as redes do outro lado e, depois disso, lá estavam os peixes. A atitude de Cristo fez com que os discípulos tivessem que se esforçar para conseguirem o que precisavam, e não simplesmente deu a eles de “mão beijada”.
Esse episódio demonstrou uma tremenda sabedoria como uma das características da liderança de Jesus, além de equipá-los a fazerem as coisas como líderes em potencial também.
#6 Mansidão
Jesus aconselhou: “Aprendam de mim, que sou manso e humilde de coração” (Mt.11:29). De fato, Ele foi o melhor praticante de um dos seus mais famosos ensinos:
“Se alguém quiser bater em sua face direita, dê-lhe também a esquerda” (Mt.5:39).
A maior prova de sua mansidão foi dada quando o prenderam, julgaram injustamente, condenaram e crucificaram. Naquela ocasião, disse a Pedro que, se quisesse, poderia convocar os exércitos dos anjos para combater a seu favor, mas recusou-se a fazê-lo, e mandou-o guardar sua espada (Mt.26:47-56). Se alguém quiser se espelhar em Jesus como líder, precisa aprender com ele a ser manso.
E aí, quais são as outras características que você admira na liderança de Jesus? Conta pra gente aqui nos comentários!
Conheça todas as nossas funcionalidades clicando na imagem abaixo e descubra como podemos te ajudar!
Gostou do nosso artigo? Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Retiro de Carnaval: como organizar um retiro inesquecível para os jovens da sua igreja em 2022