Escola bíblica para crianças: o que lecionar e como fazer isso?

Qual é a importância da escola bíblica para crianças? Há quem pense que elas acontecem só para manter as crianças entretidas e permitir que os pais prestem atenção no culto sem preocupações, ou até que ela seja um espaço para deixar as crianças brincarem um pouco e fazerem amizade, e só.
É claro que a escola bíblica para crianças também traz consigo esses benefícios, mas certamente não é o seu objetivo principal. Veja as palavras do pastor Charles Spurgeon sobre esse assunto:
“Vejam, suas escolas são louváveis, mas qual é o propósito delas se vocês não ensinam nelas o evangelho? Vocês reúnem as crianças e as mantêm quietinhas por uma hora e meia, e depois as mandam para casa; mas qual é o proveito disso? Pode dar um pouco de sossego aos pais e as mães, e é por isso talvez, que eles os mandam para a escola; mas todo o verdadeiro bem está naquilo que é ensinado às crianças. A verdade mais fundamental deve ser colocada como a mais importante, e qual será ela se não for a cruz?” – C. Spurgeon.
O objetivo e o propósito central da escola bíblica para crianças, portanto, nada mais é do que fazê-las conhecerem o evangelho de Jesus também, na linguagem delas e de uma forma que elas compreendam e consigam praticar.
Afinal, as crianças também precisam aprender sobre a Palavra de Deus e a conduta cristã.
Jesus e as crianças
Jesus valorizava as crianças em seu ministério terreno. Podemos ver, em algumas passagens bíblicas, o bom relacionamento que o mestre cultivava com elas, sempre dando-lhes atenção e reconhecendo sua importância no Reino de Deus.
“Depois trouxeram crianças a Jesus, para que lhes impusesse as mãos e orasse por elas. Mas os discípulos os repreendiam. Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”. (Mateus 19:13-14 – NVI).
Seguindo o exemplo de Jesus, nós devemos também passar a enxergar as crianças com todo o valor que elas possuem para Deus, dedicando-nos a ensinar-lhes sobre o Senhor e seu precioso caminho. E é aí que entra um desafio:
3 temas a inserir na escola bíblica para crianças
Muitas pessoas até reconhecem essa necessidade da estruturação correta da escola bíblica para crianças – que prioriza o ensino, e não apenas a distração – mas não sabem ao certo como montar as lições ou quais temas lecionar, além da forma como lecionar também.
Pensando nisso, elencamos 3 temas que são fundamentais para você inserir nas aulas dos pequenos. Conheça a seguir!
#1 Histórias bíblicas
A infância é o melhor momento para um ser humano guardar na memória a longo prazo os aprendizados e conhecimentos que lhe são transmitidos. Por isso, é importante inserir as famosas “historinhas” bíblicas como pano de fundo de todas as lições da escola bíblica para crianças.
Veja alguns exemplos práticos:
- Moisés: através da história de Moisés, é possível montar uma aula bem atrativa sobre o poder de Deus em prol do seu povo escolhido e sobre a confiança de Moisés no Senhor;
- Jonas: os relatos de Jonas e o grande peixe são uma ótima oportunidade para ensinar as crianças sobre as consequências da desobediência e os frutos da obediência;
- Os 10 leprosos: a cura dos dez leprosos está relatada no evangelho de Lucas, capítulo 17, e pode render uma lição muito legal sobre gratidão e sobre a compaixão de Jesus.
Mas cuidado: não ensine as histórias dos grandes homens e mulheres da Bíblia como algo inalcançável e irreal. É importante que as crianças se identifiquem com os personagens e que compreendam que eles também podem ser heróis da fé.
#2 Família e amizade
Esses dois temas são essenciais para serem lecionados na escola bíblica para crianças. É importante que elas compreendam que o plano do Senhor sempre esteve relacionado com a família, e que Deus se agrada muito disso.
Nas lições voltadas para esse tema, é interessante explanar assuntos como honra e obediência aos pais, respeito às pessoas, comunhão e o valor da amizade.
#3 Amor a Deus e ao próximo
O último tema que queremos salientar é o amor a Deus e ao próximo.
Instruir as crianças a relação desses dois “amores” é fundamental. Afinal, quanto mais cedo elas descobrirem que quando amamos ao próximo, estamos amando a Deus, melhor será.
Outro ponto importante é a visão de Deus que você transmite através de suas aulas: nunca faça parecer que Deus é um ser “grandão”, distante da humanidade e que castiga as pessoas porque fica bravo com elas.
Ao contrário, ensine as crianças sobre o caráter genuíno do Senhor, que embora seja soberano e poderoso sobre todo o universo, ainda assim é o nosso pai e amigo, que habita em nossos corações.
Acredite: a maneira como você fala de Deus irá refletir e muito na vida, na conduta e na caminhada com Deus dos seus alunos.
Como lecionar para as crianças? 3 dicas práticas
Agora que você já sabe alguns temas que podem e devem ser abordados nas lições da escola bíblica para crianças da sua igreja, fique com 3 dicas práticas de como conduzir a dinâmica das aulas. Acompanhe!
#1 Utilize brincadeiras e atividades em grupo
Utilizar jogos dinâmicos e interativos é uma estratégia muito eficiente quando se trata de lecionar para crianças. Afinal, não queremos apenas que os alunos estejam nas aulas, mas que participem ativamente, absorvam o conteúdo ensinado e saiam da lição já querendo que a próxima chegue.
Por isso, a inserção de dinâmicas em grupo e brincadeiras é excelente para otimizar o aprendizado e ainda diversificar as lições, o que também é uma forma de evitar que qualquer criança fique entediada ou perca o interesse na aula.
Veja algumas formas de executar isso:
- Gincanas;
- Jogos de tabuleiro;
- Torta na cara;
- Competições de perguntas e respostas.
#2 Livrinhos e apostilas personalizadas
Contar com recursos visuais é quase que obrigatório quando lidamos com crianças. Além de ser um aspecto que capta atenção imediata, os livros e apostilas personalizados são estratégias para fazê-las estudar também em casa e despertar um interesse genuíno nas lições.
Existem diversos materiais prontos a serem adquiridos e utilizados em sala de aula, mas se você preferir, também é possível confeccionar os próprios materiais da sua igreja.
#3 Música
O último recurso que queremos salientar é a música: extremamente eficiente na fixação e memorização de textos bíblicos e das lições.
Além disso, a música é capaz de deixar tudo mais leve e de proporcionar descontração para as crianças também, que aprendem se divertindo.
Afinal, usar uma única metodologia em todas as aulas pode até ser cômodo para o professor, mas pode entediar as crianças. Para melhorar a aula, é interessante inovar frequentemente.
Como é organizado o departamento de ensino da sua igreja?
Ou melhor, o departamento de ensino da sua igreja é organizado? Sua igreja separa as turmas de acordo com a maturidade cristã de cada um, tempo de caminhada de fé, e por aí vai? Você possui um controle das turmas, das lições, das aulas e das frequências?
É importante prezar pelo acompanhamento e ensino de cada público da sua igreja em especial, afinal, não tem como uma criança aprender as mesmas coisas que um adulto, não é?
Dessa forma, para que as escolas bíblicas da sua igreja funcionem da forma como deve ser, você precisa contar com uma ajudinha externa. Quer saber como?
Conheça o módulo de ensino do Atos6!
Nele, é possível:
- Cadastrar escolas, cursos e turmas;
- Enviar relatórios de aula;
- Visualizar indicadores de alunos e turmas;
- Adicionar salas de aula e programar as suas aulas;
- Informar data de início e horários das aulas;
- Criar cronogramas, além de adiar e atrasar aulas/lições.
Saiba mais como facilitar sua gestão de ensino através da nossa ferramenta, clicando no botão abaixo:
Conheça também todas as nossas demais funcionalidades. Somos a solução completa e integrada para a sua igreja.
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Escola bíblica para novos convertidos: o que lecionar