5 dicas para o treinamento de líderes de célula ou pequenos grupos

Depois que uma célula cresce, o natural é que ela se multiplique. Afinal, a visão celular visa que as pessoas sejam acompanhadas, relacionadas e instruídas em pequenos grupos dentro das casas, e para que isso aconteça, há sempre de se manter um número menor de pessoas.
Porém, é necessário que uma outra pessoa seja treinada para liderar a nova célula, que será multiplicada. Esse novo líder precisa receber um treinamento de líderes de célula, que normalmente será executado pelo líder do pequeno grupo em questão, e também através de seminários e eventos promovidos pela própria igreja.
Nesse artigo, preparamos 5 dicas específicas para o treinamento de líderes de célula. Continue lendo!
5 dicas para o treinamento de líderes de célula ou pequenos grupos
Primeiramente, precisamos enfatizar que o treinamento voltado aos futuros líderes é extremamente necessário e indispensável. Afinal, se uma pessoa não é devidamente instruída a exercer a liderança de um grupo de pessoas, certamente ela não irá perseverar nesse ofício, o que é muito perigoso para a vida da nova célula.
Além disso, é justamente o treinamento de líderes de célula que guiará os novos líderes a como devem se comportar nas situações que virão, bem como a forma como devem conduzir as reuniões, a linguagem que devem comunicar, a visão que devem alinhar e os ideais que devem seguir.
As dicas a seguir irão te ajudar no embasamento do seu treinamento de líderes de célula ou pequenos grupos. Aproveite!
#1 Encoraje os novos líderes
Pode ser bem assustador assumir uma célula e, assim, de repente, começar a cuidar de pessoas, orar por elas, instruí-las, etc. Tendo isso em vista, o primeiro passo importante no treinamento de líderes de célula é que você o encoraje, sempre enfatizando o grande potencial que você enxerga nele.
Dessa forma, ao conversar com um futuro líder de pequeno grupo, seja específico sobre as características e atributos que você vê nele e por que você acha que essas virtudes o farão um grande líder. Lembre-se que ainda que ele não esteja tão confiante assim, se você acreditar nele, ele começará a acreditar em si mesmo.
#2 Forneça aos futuros líderes uma expectativa clara de sua função
Embora seja importante encorajar e incentivar os futuros líderes de célula durante o seu treinamento, é igualmente essencial sempre deixar claro a responsabilidade, a seriedade e o comprometimento que os futuros líderes devem ter mediante a esse ofício.
Isso significa sempre manter uma postura reverente em relação à liderança e procurar infundir também no futuro líder esse mesmo temor e senso de responsabilidade.
Em suma, é fundamental que você nunca maquie o que a liderança está sujeita a proporcionar – sejam coisas ruins ou boas – antes, procure ser sempre sincero e muito aberto em relação a tudo, disposto a sanar qualquer dúvida que o futuro líder venha a ter. Isso nos leva ao próximo tópico:
#3 Tenha um relacionamento próximo e transparente com os líderes em treinamento
Uma coisa muito importante no treinamento de líderes de célula é procurar conhecer o máximo possível o coração deles, bem como suas motivações e perspectivas – realmente tentar entender o que eles pensam acerca da liderança e da visão celular.
Para isso, firme um relacionamento genuíno e transparente com os seus líderes em treinamento, e procure saber:
- Qual é a história deles com Deus;
- Como foi seu processo de conversão;
- O que motiva eles a se tornarem líderes;
- A que ponto eles estão dispostos a chegar pelo amor aos irmãos e discípulos.
Além disso, firmando uma amizade e um convívio mais frequente, procure perceber:
- Quando tudo estiver difícil, como eles reagirão?
- Qual é o nível de comprometimento deles com as coisas do Reino?
- Como eles tratam as pessoas que convivem diariamente com eles e os irmãos da congregação?
- Essas pessoas respeitam autoridades e as tratam com reverência e serviço?
- A forma de agir dessas pessoas é sábia ou impulsiva/inconstante?
Todas essas coisas só se tornam possíveis de perceber através de um relacionamento próximo e transparente, que deve ocorrer durante o treinamento de líderes de célula.
#4 Ore junto com os futuros líderes
A oração é essencial na vida de todos os cristãos. Quando oramos, nos relacionamos com Deus, conhecemos o Senhor e ainda, quando utilizamos essa arma para interceder, amamos as pessoas através da oração.
Por isso, faça questão de que essa prática esteja presente ao longo de todo o treinamento de líderes de célula, sempre pedindo a condução, a sabedoria e a vontade de Deus, e orando pela futura célula e por seu crescimento.
#5 Seja o exemplo
Por último, talvez a dica mais importante de todo o processo de treinamento de líderes de célula: seja o exemplo.
Pense comigo: como seria a célula do seu líder em treinamento se ele se baseasse na sua conduta enquanto líder? Seria uma célula frutífera, que cresce e que ganha novas pessoas para o reino de Deus ou não?
Uma coisa é certa: nós ficamos muito parecidos com quem convivemos, e ainda mais com quem nos orienta – como no caso de um líder treinando o futuro líder a ser enviado. Por isso, capriche em sua conduta, tanto na liderança, quanto na vida como um todo. Para isso, basta olhar para Jesus. Leia aqui as 6 características da liderança de Jesus, e se inspire!
Para finalizar, temos uma pergunta para você: sua igreja tem um controle das células que acontecem, ou não?
O acompanhamento das células é indispensável em qualquer igreja que trabalhe com os pequenos grupos. Isso porque, quando há o devido acompanhamento dos grupos, é possível saber quais os líderes que estão precisando de alguma ajuda, quais as células que estão se destacando no crescimento e multiplicação, como está a frequência das pessoas nas reuniões, entre muitos outros fatores.
E para fazer isso (e muito mais), você precisa de uma plataforma de gestão.
Conheça o Atos6
Baseado no conceito de integração, o Atos6 é um sistema de gestão específico para igrejas, que integra tudo o que você precisa em um só lugar e facilita e automatiza diversos processos.
Com a funcionalidade de Gestão de Células, é possível:
- cadastrar e visualizar suas células no mapa;
- enviar e receber os relatórios semanais;
- acompanhar o crescimento de cada célula;
- aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- visualizar relatórios com gráficos de evolução.
Saiba ainda mais clicando no botão abaixo e nos deixe te ajudar!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: 10 dúvidas mais comuns sobre células ou pequenos grupos