10 perguntas a se fazer ao selecionar uma nova liderança da igreja

Com o que você se preocupa no momento de selecionar novos voluntários para a liderança da igreja? Liderar é uma grande responsabilidade, significa guiar, ensinar, desenvolver pessoas e principalmente, amá-las.
Nessa perspectiva, um líder deve ser alguém que une as pessoas e as orienta para um objetivo comum, ajudando-os a definirem a meta, o ritmo e a cultura dentro de uma organização. Em uma igreja, os líderes são cruciais para a capacidade do ministério de cumprir sua missão com excelência e sem desanimar.
Certamente cada igreja tem um modelo de liderança ligeiramente diferente, no entanto, as características básicas de um líder de igreja devem ser as mesmas.
A liderança cristã deve estar enraizada nos seguintes princípios:
- Amor;
- Modéstia;
- Motivação;
- Correção;
- Integridade;
- Seguir a vontade de Deus.
Entenda mais sobre os 6 princípios para uma boa liderança cristã clicando aqui.
10 perguntas a se fazer ao selecionar uma nova liderança da igreja
Pensando nessa preocupação, e considerando a extrema importância da sabedoria e do discernimento no momento de selecionar novos líderes para a igreja, preparamos 10 perguntas que você deve refletir antes de selecionar uma nova liderança da igreja. Acompanhe:
1. Eles estão comprometidos com a missão da igreja?
Para iniciar, reflita acima de tudo a respeito do compromisso, visto que não existe missão bem-sucedida sem compromisso e responsabilidade.
Assim, qualquer pessoa em uma posição de liderança da igreja deve ser capaz de demonstrar seu compromisso com a congregação por meio de frequência consistente, voluntariado e apoio em todos os aspectos do ministério.
Reflita com esse exemplo: esta pessoa participa de eventos da igreja, atividades e oportunidades de discipulado?
Se a resposta for sim, essa pessoa está demonstrando que ama o Senhor e os frutos da obra redentora acima de tudo. Caso contrário, talvez seja um sinal de que o Reino não tem sido sua prioridade. Veja o que Jesus disse:
“Respondeu Jesus: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento “. Este é o primeiro e maior mandamento.” (Mateus 22:37-38 – NVI).
2. Eles demonstram caráter piedoso em todas as áreas de suas vidas?
“As pessoas COMEÇAM na liderança porque possuem um dom de liderança, mas as pessoas PERMANECEM na liderança porque elas têm um caráter piedoso” – Lance Pittiluck.
O caráter piedoso acompanhou Cristo em todos os seus anos vividos aqui. Nesse sentido, os líderes da igreja também precisam ser pessoas piedosas, demonstrando os princípios bíblicos de comunicação, tomada de decisão e comportamento ético em todas as áreas de suas vidas.
Além disso, precisam ter um alto nível de integridade e respeitar os princípios morais e éticos de honestidade, expondo os mesmos comportamentos, independentemente da situação em que se encontram ou das pessoas com quem estejam.
“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.” (Colossenses 3:13 – NVI).
3. Eles se comunicam de forma eficaz?
A comunicação é a força vital da igreja e a base da sua missão.
Dessa forma, as igrejas contam com sua equipe de liderança para ajudar a compartilhar informações e se comunicar com membros, voluntários e funcionários.
Em suma, a liderança representa a igreja e deve saber se comunicar de forma clara e eficaz.
“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” (Efésios 4:29 – NVI).
4. Eles têm amor por aprender?
Estar sempre aberto a novos aprendizados e ter disposição em ouvir, não só demonstra a vontade de aprender e crescer, mas também uma grande humildade.
Assim, considerando que estamos todos em uma jornada, precisamos estar confortáveis com o fato de que aprendemos a vida toda. Os líderes da igreja devem ter um coração dócil e abertos para aprender coisas novas.
“Instrua o homem sábio, e ele será ainda mais sábio; ensine o homem justo, e ele aumentará o seu saber.” (Provérbios 9:9 – NVI).
5. Eles são pacientes?
A mera natureza de uma igreja requer paciência. Assim, os líderes devem ser pacientes com o que a igreja espera deles e estar dispostos a fazer o que for preciso para realizar o trabalho.
“Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.” (2 Timóteo 4:2 – NVI).
6. Eles sabem trabalhar em equipe?
Um líder de igreja precisa ter grandes habilidades, e uma delas é o trabalho em equipe e a capacidade de transformar um grupo de pessoas aleatórias e em uma força de trabalho comprometida que apoia a missão da igreja.
Tendo isso em vista, esses líderes operam com base em uma filosofia ganha-ganha e ajudam os outros a chegarem a um acordo e incentivam a colaboração nas tarefas.
“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se.” (Eclesiastes 4:9-10 – NVI).
7. Eles são pessoas de ação?
As habilidades de liderança podem ser demonstradas por qualquer pessoa. Consequentemente, se você tem um voluntário ativo, ou membro da igreja, que toma a iniciativa, se destaca e dá exemplo para os demais membros, ele provavelmente é um bom candidato para sua equipe de liderança.
“Quanto aos nossos, que aprendam a dedicar-se à prática de boas obras, a fim de que supram as necessidades diárias e não sejam improdutivos.” (Tito 3:14 – NVI).
8. Eles demonstram responsabilidade?
A responsabilidade é fundamental para que as coisas sejam realizadas e é demonstrada pela conclusão bem-sucedida das responsabilidades atribuídas.
“Nunca falte a vocês o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor.” (Romanos 12:11 – NVI).
9. Eles têm influência entre os membros?
Considerando que os líderes são responsáveis por influenciar os outros e demonstrá-los um caminho a seguir, alguém em uma posição de liderança deve ter relacionamentos dentro da comunidade da igreja e conquistar o respeito de outras pessoas.
“Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” (Provérbios 27:17 – NVI).
10. Eles têm um coração para servir?
Servir é um ato de amor.
A liderança da igreja deve sentir prazer em servir, e as pessoas nomeadas para posições de autoridade precisam ter um coração de servo e compromisso de fazer parte da equipe que realiza as coisas.
“Como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. (Mateus 20:28 – NVI).
Uma liderança como Cristo
Quando a necessidade de escolher um novo líder ocorrer, dedique tempo para avaliar, questionar e determinar a pessoa certa para o trabalho.
A escolha errada da liderança da igreja pode ser incrivelmente prejudicial, e os resultados podem incluir mais danos aos corações, almas e mentes.
No que concerne à escolha da liderança da igreja, precisamos aprender com o método de Jesus. Ele buscou a direção do Pai na escolha, escolheu homens para andarem com ele, chamou homens diferentes para fazer parte da liderança da igreja e comissionou e capacitou a liderança para fazer a sua obra.
Se este artigo foi edificante para você, compartilhe-o com toda a sua igreja e deixe seu comentário aqui no final da página.
Nós, do Atos6, ficamos muito felizes em te auxiliar a desenvolver uma boa liderança cristã e queremos ajudar a igreja a viver seu propósito com excelência.
Ainda não conhece o Atos6? Clique aqui embaixo e nos conheça melhor:
É um prazer te ter no nosso blog. Assine nossa newsletter e fique por dentro de todo o conteúdo atualizado.
—————————————————————————————————————-
Leia também: 7 aspectos de uma liderança bem-sucedida