7 filmes cristãos que você precisa assistir

Você gosta de filmes? Mais do que isso, você gosta de filmes cristãos?
Os filmes são ótimos recursos para vivenciar novas experiências, provocar reflexões, passar algum tempo de lazer, adquirir novos conhecimentos e enriquecer a cultura, por meio de vários gêneros.
Quem possui um fraco por cinema pode afirmar com propriedade tudo o que o mundo dos filmes é capaz de proporcionar aos espectadores, e a riqueza de variedades que o cinema tem. Diversos diretores, atores e atrizes, roteiros, cenários e mensagens diferentes.
Quando falamos de filmes cristãos, destacam-se ainda mais benefícios contidos nesse hobby. Os filmes cristãos, além de proporcionarem uma experiência linda e enriquecedora para quem os assiste, também podem servir de inspiração para mensagens e dinâmicas para células e cultos.
Por conta disso, nós selecionamos uma lista de filmes cristãos em diversas plataformas para você assistir, refletir e aprender junto. Confira:
1. A paixão de Cristo (2004)
Drama/Épico – Disponível em: Telecine
Essa obra de Mel Gibson, já considerada um clássico, retrata as últimas doze horas da vida de Jesus Cristo (interpretado por Jim Caviezel), antes de sua ressurreição.
O filme é ambientado na cidade de Jerusalém, e alterna entre o momento vivido – da prisão de Jesus até sua morte – e entre flashbacks de memórias e acontecimentos importantes.
O roteiro do filme exibe detalhes que enriquecem profundamente a trama, fazendo com que as cenas sejam reais e muito emocionantes. Inclusive, a obra foi premiada como melhor filme de drama pelo People ‘s Choice Awards, em 2005.
Certamente é possível enxergar o grandioso amor do salvador pela humanidade, e em contraste, a simplicidade daquele homem que era humano e trabalhava com madeira maciça, em cada traço do enredo.
Um filme para nos fazer refletir acerca da imensidão do poder, da graça, e da paixão de Cristo.
2. As Crônicas de Nárnia (2005)
Fantasia/Aventura – Disponível em: Disney+
Quando os irmãos Lúcia (Georgie Henley), Susana (Anna Popplewell), Edmundo (Skandar Keynes) e Pedro (William Moseley), passam a viver na propriedade rural de um professor misterioso a fim de fugir da 2ª Guerra Mundial, suas vidas mudam radicalmente.
Isso porque, em uma de suas brincadeiras de criança, eles descobrem um mundo novo que fica dentro de um guarda roupa: a mágica terra de Nárnia.
Nárnia está sob o jugo de Jadis (Tilda Swinton) – a feiticeira branca responsável pelo inverno rigoroso e interminável. Por isso, as crianças terão que se juntar ao exército de Aslam, o grandioso leão e verdadeiro rei de Nárnia, para juntos vencerem a maldição de Jadis e libertar o povo habitante dessa terra mágica e adorável.
Baseado no livro de C.S Lewis, As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, revela diversas alegorias paralelas ao cristianismo e ao evangelho, ao fundo de uma história cheia de aventura e fantasia. Os temas abordados são: promessas, o sacrifício do salvador, culpa e graça, amor e perdão.
3. Até o último homem (2016)
Guerra/Drama – Disponível em: Amazon Prime
“Até o último homem”, estrelado por Andrew Garfield, conta a história real de um jovem que foi médico voluntário do exército na 2° Guerra Mundial.
Desmond T. Doss, por conta de seus princípios cristãos, recusa-se a pegar em uma arma para matar qualquer pessoa. Assim, durante a Batalha de Okinawa, Doss salva mais de 75 soldados – fossem eles soldados do seu país ou inimigos – sempre fazendo a mesma oração: “Deus, ajuda-me a salvar mais um.”
Na trama cheia de cenas emocionantes e fortes, o diretor Mel Gibson faz questão de retratar a fé de um rapaz que acreditava – e vivia na prática – o altruísmo.
4. Entrevista com Deus (2018)
Drama/Mistério – Disponível em: Telecine
“Se você pudesse entrevistar Deus, o que você perguntaria?” é a grande provocação perspicaz que o filme oferece aos espectadores.
Protagonizado por Brenton Thwaites (Paul) e David Stratharirn (Deus), a obra aborda o contexto de um jornalista cheio de traumas – e que acompanhou os militares na guerra do Afeganistão – em busca de uma grande matéria.
Nesse cenário, um homem aparece a ele alegando ser o próprio Deus, a fim de ser entrevistado. Todavia, as coisas começam a tomar um outro rumo quando a entrevista e os questionamentos de Deus passam a abalar profundamente a vida de Paul, em todas as áreas.
Nessa trama de drama e um pouco de mistério, Paul encontra-se refletindo acerca de toda a sua vida: seus traumas do passado, os problemas em seu casamento e até mesmo sua própria fé.
Considerado pelos espectadores um dos melhores filmes cristãos, o título discute temas como a fragilidade humana, os dilemas universais acerca da existência e a fé no Criador.
5. Superação: O milagre da fé (2019)
Drama – Disponível em: Telecine

Baseado em uma história real, esse título teve grandes repercussões entre os espectadores, considerando a dimensão emocional da trama e sua mensagem final.
“Superação: O milagre da fé” expõe o acidente quase inacreditável ocorrido na vida de John Smith, um menino de 14 anos que, ao brincar em cima de um lago congelado, sofre uma queda e se afoga por mais de 15 minutos.
O acidente move a pequena cidade como um todo, convidando-nos a refletir acerca do amor ao próximo, da empatia e do poder da fé e das orações sinceras.
A mãe de John, Joyce Smith (interpretada por Chrissy Metz), não abandona sua fé e esperança inabalável na sobrevivência do seu filho em nenhum momento, mesmo que ele tenha sido dado como morto por mais de uma hora.
Ao lado de seu marido, de um pastor e da comunidade da cidade, Joyce guerreia extremamente determinada pela vida do filho em oração. Esse, por sua vez, vivencia um milagre inacreditável.
Essa obra foi tida como um dos filmes cristãos mais emocionantes, fato que pôs o filme entre as indicações do Oscar 2020.
6. Billy Graham: Uma jornada extraordinária (2019)
Biografia/Documentário – Disponível em: Amazon Prime
No formato de documentário, e contendo entrevistas muito interessantes com presidentes, celebridades, familiares e amigos próximos , o filme de 72 minutos retrata de forma geral a vida de Billy Graham: pregador, avivalista, e evangelista mundial.
Essa obra mostra como esse homem marcante seguiu o chamado de Deus e levou o Evangelho até os confins da terra, desde seu humilde início vivendo no interior, até as grandiosas mensagens diante de multidões.
O documentário foi ao ar em março de 2018, após a morte de Billy Graham, como forma de homenagem e honra ao seu grande legado.
7. Enquanto estivermos juntos (2020)
Romance/Drama – Disponível em: Amazon Prime
O último filme cristão selecionado é o: Enquanto estivermos juntos, lançado no ano passado.
O romance dramático estrelado por KL Apa e Britt Robertson retrata a história real do cantor norte-americano Jeremy Camp e sua esposa – Melissa Lynn Henning Camp – que faleceu de câncer no ovário, em 2001.
Esse título aborda, principalmente, como a fé de Jeremy o ajudou a superar as variadas situações e adversidades, em especial a perda de sua esposa tão amada.
Até hoje, a história de amor entre Melissa e Jeremy – assim como a grande fé de Melissa durante toda a sua trajetória – toca a vida de muitas pessoas que a escutam. Inclusive, levando-as a acreditar e a ter fé novamente.
Esse fato tornou real o desejo de Melissa feito antes de falecer: “Eu fico pensando, se a vida de uma pessoa for mudada pelo que eu estou passando, tudo terá valido a pena.”
Prepare uma pipoca e separe seus lencinhos!
Gostou das nossas dicas de filmes cristãos? Comenta aqui embaixo quais são seus favoritos e quais acabaram de entrar pra listinha dos filmes a assistir!
—————————————————————————————–
Leia também: 8 filmes cristãos na netflix e os 6 eventos mais famosos do mundo.