Saiba como otimizar a gestão de ensino da sua igreja

Sua igreja trabalha com departamento de ensino? Se sim, você ficará feliz em descobrir meios de como otimizar sua gestão de ensino da igreja através desse artigo.
Caso contrário, saiba o porquê você deve investir agora mesmo no ensino – ou nas escolas bíblicas – dentro da sua congregação.
Afinal, o estudo da palavra, dos valores e dos princípios – tanto bíblicos quanto da doutrina cristã da igreja de Cristo – são fundamentais em todas as igrejas.
Hoje em dia, inclusive, as escolas bíblicas nas igrejas vão muito além da tradicional escola dominical para as crianças. Isso porque, todos os cristãos precisam aprender profundamente o livro que guia nossa conduta de vida, não importando sua idade ou tempo “de igreja”.
Nesse artigo, abordaremos aspectos importantíssimos que te ajudarão a otimizar a gestão de ensino da sua igreja. Aproveite a leitura – e depois coloque-a em prática!
Gestão de ensino da igreja | Escolas bíblicas
Geralmente, as igrejas arquitetam seu departamento de ensino de acordo com diferentes módulos. Todavia, diferentes igrejas possuem diferentes formas de organizar suas turmas, e diferentes didáticas também.
O objetivo primordial que as escolas bíblicas de ensino precisam prezar, porém, é a criação de oportunidades para o fortalecimento da igreja, de forma a desafiá-la a ir mais fundo no seu relacionamento com Jesus Cristo.
Por isso, é de suma importância que o departamento de ensino da sua igreja seja muito bem estruturado. Afinal, os membros da sua congregação precisam ser alimentados com qualidade e acima de tudo, com a verdade.
Paulo nos adverte:
“Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.” (1 Coríntios 13:11 – NVI).
É justamente essa a intenção do departamento de ensino nas igrejas: entregar um alimento sólido – com muito mais profundidade – a fim de instruí-los a aprenderem além daquilo que já sabem.
Diante disso, você deve estar se perguntando…
Como eu posso otimizar a gestão de ensino da minha igreja?
Foi pensando nisso que nós elencamos dicas valiosas para te ajudar na otimização e no melhoramento do departamento de ensino da sua igreja. E se caso você ainda não possui essa ferramenta em sua igreja, as dicas te ajudarão na implementação.
Acompanhe:
#1 Preze pela organização das turmas e das aulas
A organização possui um papel indispensável quando se trata de gestão de ensino das igrejas. Como já dito, diferentes igrejas abordam diferentes formas de conduzir seu departamento de ensino.
Em contrapartida, uma coisa é certa: não importa qual é o meio de condução que a sua igreja trabalha, a organização das turmas é um fator indispensável.
Afinal, é de extrema importância que as igrejas ofereçam aulas personalizadas de acordo com o perfil dos irmãos, ou então baseado no “nível” da caminhada de fé que esses irmãos se encontram.
Ora, claramente um novo convertido não pode aprender as mesmas coisas que um líder de célula ou um líder de ministério está aprendendo, isso não seria coerente.
Da mesma forma, as crianças precisam de um “alimento” diferenciado, enquanto os adultos já podem “comer” algo um pouco mais elaborado.
Diante disso, sua escola bíblica precisa ser estruturada com base nesse fundamento: diferentes módulos e diferentes turmas para diferentes públicos de alunos.
Veja alguns exemplos práticos:
Escola bíblica para novos convertidos
Com esse público, o ideal é oferecer uma escola de princípios ou de discipulado, por exemplo.
Nesse módulo, os alunos aprenderão acerca dos temas fundamentais da fé cristã. A mensagem da cruz, como funciona a salvação, a questão da culpa e da graça, a fé como estilo de vida e os pilares da doutrina da sua igreja são alguns exemplos.
Além disso, é interessante abordar temas como o batismo nas águas, a confissão pública da fé cristã – ou o “aceitar Jesus” – e o batismo no Espírito Santo.
A turma para os novos convertidos precisa ser dinâmica e possuir uma linguagem que esteja de acordo com o que os alunos irão entender.
Inclusive, não é recomendado explanar dilemas bíblicos e diferentes teorias teológicas nesse módulo. Afinal, o objetivo é clarear a mente dos novos irmãos na fé, e não confundi-los ainda mais.
Escola bíblica para futuros líderes
A escola de líderes já é bastante comum em igrejas ao redor do mundo. Esse módulo visa instruir e orientar os irmãos que, uma vez batizados e devidamente discipulados, querem se tornar líderes de célula e discipuladores.
Nessa escola, os temas abordados serão voltados ao crescimento espiritual dos alunos, de forma a motivá-los a irem cada vez mais fundo no discipulado ensinado por Jesus e no cuidado de pessoas.
A partir desse módulo, a didática pode começar a ser um pouco mais “aprofundada”, com temas mais específicos e que incentivem a reflexão dos futuros líderes.
Além disso, é interessante inserir temas como os dons espirituais e como exercê-los, o poder da intercessão, autoridade espiritual e submissão, e os fundamentos da cobertura espiritual que os líderes exercem sobre seus liderados.
Escola bíblica voltada ao estudo aprofundado da palavra
A escola de estudo aprofundado da palavra – escola de sabedoria ou escola das escrituras – também já está presente em diversas igrejas.
Nesse módulo, o objetivo é conduzir os alunos a um estudo mais aprofundado das escrituras através de um estudo sistematizado.
Esse estudo pode ser orientado desde as noções mais gerais sobre cada livro da bíblia até a análise minuciosa dos textos originais, além de abordar reflexões mais teológicas.
Alguns temas que podem ser abordados são: o homem e a questão existencialista, anjos e demônios, fim dos tempos, cultura e costumes na época do velho e novo testamento, a história da igreja, estudo do pentateuco e eclesiologia, por exemplo.
É importante enfatizar que essa escola é destinada aos alunos que já passaram pelos módulos anteriores, e desejam aprofundar-se ainda mais.
Escolas com temas específicos
Muitas igrejas também oferecem módulos que abordam temas mais específicos, tais como: escola de relacionamento para casais, escola para famílias, escola de intercessão, escola para mulheres e escolas exclusivas para as pessoas envolvidas nas artes, por exemplo.
Essa proposta é muito interessante de ser abordada principalmente em igrejas grandes e com um público bem diversificado.
Inclusive, o interessante é que essas escolas possuam um material didático exclusivo e que tenham uma duração um pouco menor do que as outras.
Aqui, também se enquadram as escolas infantis, voltadas às crianças e com uma linguagem ilustrada para seu entendimento. Essa escola pode contar com ferramentas de apoio, tais como livros para colorir, teatrinhos e a utilização de fantoches.
Depois de definidos e devidamente estruturados os módulos e as turmas do seu departamento de ensino…
#2 Invista na excelência do material didático
Não importa de qual módulo estamos falando, todos eles precisam de um material didático de ótima qualidade.
É o material didático, na realidade, que irá definir o sucesso da sua escola. A forma como ele será montado, o conteúdo que será inserido, a aparência do material e a riqueza do seu design – tanto esteticamente quanto informacional.
Por isso, invista sabiamente em seu material. Escolha, primeiramente, qual será o formato: será uma apostila? Um livro? Apresentação de slides?
Você também pode investir na tecnologia da sua escola. Alguns recursos que podem ser utilizados são os e-books, os audiobooks, um portal do aluno – em que serão incluídas as informações necessárias e outros recursos – e até mesmo a instituição de inscrições on-line.
O importante é que se invista em materiais de qualidade que permitam que o aluno tenha prazer em estudar em casa.
Anota aí algumas dicas preciosas para o momento de confecção do material:
- Evite apostilas muito grandes e com letras muito pequenas. Seu material precisa ser visualmente atrativo.
- Invista nos recursos tecnológicos, para que os alunos possam acessar on-line e com facilidade.
- Personalize os materiais de acordo com o perfil dos alunos. Como já dito, é preciso pensar na individualidade de cada público.
Vamos ao próximo tema, de igual relevância aos materiais didáticos:
#3 Selecione os professores com sabedoria
Outro aspecto fundamental é escolher com sabedoria as pessoas que irão lecionar as aulas e lições.
Primeiramente, ressaltamos que, considerando a tamanha responsabilidade que é essa – a de lecionar e transmitir às pessoas informações sobre as escrituras e sobre o trabalho do Senhor – os docentes precisam ser pessoas totalmente firmadas na palavra, com caráter irrepreensível e um coração de servo.
Entretanto, atente-se não só ao caráter dos potenciais professores – apesar de esse ser o principal requisito – mas também a fatores como oratória e didática.
Pense comigo: não faz sentido selecionar alguém que, apesar de ser uma pessoa honrada e cheia de conhecimento, não consegue transmitir isso de uma forma coerente e legível. É preciso que os professores do seu departamento de ensino sejam:
- Comunicativos;
- Dinâmicos;
- Pacienciosos;
- Portadores de uma boa oratória;
- Fáceis em ensinar;
- Portadores de uma boa didática.
Por isso, escolha com sabedoria os potenciais professores, lembrando sempre que, acima de tudo, eles precisam ter compromisso, responsabilidade e fidelidade à Palavra e ao serviço do Reino.
#4 Estabeleça uma didática alinhada à visão da sua igreja
Por último, mas não menos importante: esteja sempre de acordo com a visão da sua igreja, concordando em doutrina e obediência aos princípios.
Essa dica é ainda mais relevante para as congregações que fazem parte de uma rede de igrejas presentes em todo o país – ou no mundo.
A visão da sua igreja – bem como o conteúdo que você transmitirá aos alunos das escolas – precisa estar de acordo com a coordenadoria da igreja que é autoridade sobre você.
Por isso, foque em lecionar aquilo que é universal ao pensamento cristão, evitando polêmicas e dilemas desnecessários.
Lembre-se: é muito importante que você preze pela submissão, pela reverência e pela honra às autoridades. Esse valor supera qualquer outra coisa.
Ademais, depois de expostos todos esses aspectos para que você possua uma gestão de ensino da sua igreja bem-sucedida, elaboramos uma dica extra e de extrema importância para o sucesso do seu departamento de ensino. Confira:
Gestão de ensino da igreja com Atos6
Para além de sermos uma plataforma que oferece ferramentas como gestão financeira, gestão de células e gestão de membros, o Atos6 também oferece a gestão de ensino, voltada para as escolas bíblicas das igrejas.
Dentre as funcionalidades que a gestão de ensino para igrejas pode oferecer, você pode:
- Cadastrar escolas, cursos e turmas;
- Enviar relatórios de aula;
- Visualizar indicadores de alunos e turmas;
- Adicionar salas de aula e programar as suas aulas;
- Informar data de início e horários das aulas;
- Criar cronogramas, além de adiar e atrasar aulas/lições.
Saiba mais como facilitar sua gestão de ensino através da nossa ferramenta, clicando no botão abaixo:
Gostou do nosso artigo? Comente aqui embaixo, queremos saber!
—————————————————————————————-
Leia também: Qual a importância de conhecer a fundo seus membros?