5 aspectos da igreja on-line para além do culto

Em março de 2020, o mundo passou a viver uma realidade bem diferente da qual todos estavam acostumados. O trabalho mudou, os estudos, o modo de relacionar-se, e também a condução dos cultos e da igreja em geral. A igreja on-line, então, tornou-se uma necessidade.
Diante disso, aqueles que já estavam acostumados com a transmissão dos cultos de forma on-line passaram a adaptar-se com mais facilidade ao novo padrão em comparação às igrejas que não investiam na tecnologia.
Em contrapartida, a necessidade de permanecer como igreja, em comunhão com os irmãos e com as atividades da comunidade em ativa, fez com que a igreja on-line se infiltrasse em todas as igrejas ao redor do mundo, de um jeito ou de outro.
Pensando nisso, tivemos uma conversa com o pastor Joey Santos – Global Integration Pastor em Mason OH, nos Estados Unidos – acerca da importância e dos desafios impostos pela igreja on-line e o ministério digital, os quais vão muito além do que apenas a realização de cultos on-line. Confira:
A importância da igreja on-line (não só) no atual momento
Certamente o que agora nós utilizamos – os recursos de tecnologia para transmissão de cultos e eventos on-line – nós já possuíamos antes. Todavia, não os utilizávamos (a maioria de nós) por julgar que não era algo necessário para a igreja, considerando todas as programações da igreja física.
Contudo, não é apenas no momento da extrema necessidade e obrigação que a igreja on-line pode trazer benefícios. Inclusive, há igrejas em todo o mundo que possuem um alcance maior em seus cultos e programações on-line do que nos cultos presenciais.
Algumas vantagens que a igreja on-line é capaz de proporcionar:
- Grande alcance;
- Comodidade;
- Aumento das doações online;
- Engajamento para a igreja;
“Mais do nunca vemos a importância da igreja on-line hoje, para além do alcance (…) hoje continuamos tentando alcançar as pessoas que não podem estar aqui (igreja física), mas também as pessoas que não querem estar aqui.”
Considerando todos esses benefícios, quais são os desafios da igreja on-line? Ou até, por quais motivos há tantos pastores que resistem / não aceitam a ideia? Veja:
Desafios e aspectos da igreja on-line
1- Entender que a igreja on-line não veio para substituir, mas para estender a igreja física
Um dos maiores desafios que encontramos na igreja on-line hoje em dia é a falta de aceitação que esse formato tem por parte de alguns membros da congregação, principalmente por parte da liderança – ou até mesmo dos próprios pastores.
Isso ocorre porque as pessoas tendem a imaginar que o mundo digital veio para substituir e acabar com as igrejas físicas, as programações presenciais e o “calor humano”. Porém, esse pensamento não passa de um equívoco.
“(…) é isso que a igreja on-line proporciona: hoje em dia, por exemplo, nossa igreja está com o objetivo de levar as pessoas da igreja on-line para a igreja off-line – o que é isso? – as pessoas, em suas casas, começam a construir igreja onde quer que elas estejam.” Pr Joey Santos comenta.
Desse modo, a igreja on-line tem como principal objetivo, formar uma extensão da igreja física, de forma a permanecer engajando e estimulando os irmãos a trabalharem no e para o reino do Senhor, e que assim não desanimem.
Além do mais, a igreja on-line faz com que haja ainda um maior alcance das boas novas e da palavra, além de atrair as pessoas a posteriormente, visitarem e frequentarem a igreja física em si.
2- Trazer o nível de engajamento da igreja física para a igreja on-line
Naturalmente, quando em ambiente on-line, as pessoas não possuem a mesma interação umas com as outras – ou até mesmo com o evento que está ocorrendo em si- do que quando em igreja física. Em contrapartida, mesmo com as dificuldades, é necessário fazer com que as pessoas sintam que estão envolvidas e fazem parte de algo.
Joey comenta: “Os seres humanos foram criados para viver experiências de imersão.”
Nesse viés, é necessário que os pastores e líderes invistam em meios de manter a membresia da igreja engajada nas programações e nos cultos. Veja algumas dicas do Pr Joey para colocar isso em prática:
- Fale com o público durante os cultos, motivando-os a interagir nos comentários e afins, de forma a instruí-los ao que devem fazer ao longo da programação.
- Realize pesquisas on-line durante os cultos. Depois, compartilhe o resultado delas ao longo da pregação, certamente o público se sentirá especial percebendo a relevância de suas opiniões.
- Crie métodos de interação/comunhão antes e depois dos cultos. Um exemplo muito legal e utilizado na igreja do Pr Joey é a “virtual lobby”, uma sala virtual de conversa para que os membros mantenham um relacionamento e desenvolvam diálogos, como nos cultos presenciais.
- Invista no monitoramento do chat ao longo do culto on-line. Outro exemplo bastante interessante abordado por Joey são as linhas específicas para pedidos de oração – disponíveis durante todo o culto – e as salas virtuais privadas para que essas orações ocorram.
Criar uma atmosfera de engajamento e participação da membresia no universo digital é extremamente importante para que a igreja on-line seja bem sucedida. Inclusive, o Pr Joey comenta:
“Existem duas coisas que mantêm as pessoas na igreja: o sentimento de pertencimento e o sentimento de contribuição, sem isso, as pessoas não irão se envolver, ou sequer participar.”
Assim, quando as pessoas sentem que realmente estão fazendo parte da igreja, seja servindo de alguma forma, ou contribuindo financeiramente, é despertado nelas o comprometimento com a igreja local, e elas permanecerão.
3- Compreender que a igreja está em todo lugar – Igreja no cotidiano
Partindo do ponto de que a igreja on-line não veio para substituir a física, mas sim estendê-la, passamos a compreender o propósito real do que significa fazermos parte de uma congregação e servirmos nela: nos conectarmos a Deus e conectar as pessoas a Ele também.
Não é só em período de reclusão social e isolamento que as pessoas precisam ser conectadas a Deus, aos irmãos e à igreja. Isso porque há pessoas que, mesmo antes da pandemia ter abalado o mundo todo, já sentiam-se isoladas e solitárias, sem algo, alguém ou algum lugar de onde sentiam-se parte.
Nesse viés, podemos enxergar e perceber novamente a relevância da igreja on-line para a sociedade: o evangelho pode, através dela, alcançar lugares e pessoas que a igreja física ainda não havia conseguido alcançar.
Assim, passamos a entender que a igreja está presente em todos os lugares, mesmo que nos mais remotos – e nos corações mais endurecidos também.
Essa é a proposta da igreja on-line: fazer com que a igreja se torne, então, parte do cotidiano de todos, sem restrições de locais, horários e ambientes.
4- Compreender que os cultos on-line são apenas a porta de entrada para um ministério digital
O ministério digital representa, em outras palavras, a igreja presente no cotidiano.
Dessa forma, a igreja on-line não se resume apenas à realização dos cultos on-line. Na realidade, os cultos on-line representam somente a porta de entrada para um ministério digital que se fundamenta em:
- Geração de conteúdos para todos os públicos e disponibilizados nas plataformas digitais (Facebook, Instagram, Youtube).
- Humanização da internet (pessoas atendendo pessoas, redução da automação).
- Os cultos on-line como mecanismo de atração para visitantes e novos convertidos, que posteriormente seguirão sua jornada na fé com o auxílio do ministério digital.
Nesse cenário, encontram-se algumas dúvidas e dilemas costumeiros de pastores e líderes de igrejas:
- Mas eu não tenho recursos para investir em tecnologia, como eu faço?
Segundo o Pr Joey Santos, tudo o que você precisa ter é vontade, dedicação e um smartphone. Posteriormente você pode pensar em investir em câmeras, microfones e afins, mas para tudo há um começo: e nesse caso é um começo completamente acessível. Sendo assim: sem desculpas!
- Mas eu não sei fazer, e agora?
Hoje em dia, é possível encontrar inúmeras informações na internet, sendo elas vídeos instrutivos, manuais, tutoriais, entre outros. Dessa forma, o conhecimento de como iniciar sua igreja on-line não está tão longe assim de você. Invista seu tempo em aprendizado e o Espírito Santo fará o resto.
5- Ter uma boa plataforma
Por fim, o último aspecto a respeito da igreja on-line que é indispensável é: a plataforma.
Certamente existem muitos meios, hoje em dia, de publicar conteúdos e desenvolver cultos on-line. Em contrapartida, é essencial que a plataforma que você está utilizando seja eficiente e de fácil acesso e utilização tanto para você, quanto para os membros de sua igreja e as demais pessoas que irão acessar suas programações.
Portanto, seja sábio no momento da sua escolha.
Você já conhece o Atos6 online?
Dentre nossos materiais, o Atos6 online é uma plataforma que possibilita a transmissão de cultos on-line e as demais ferramentas para que você desenvolva um ministério digital com excelência. Dentre as funcionalidades, tem-se:
- Transmissão pela internet ao vivo;
- Ferramenta inteligente de dízimos e ofertas online;
- Pedidos de Oração;
- Conversão e integração;
- Chat.
Além disso, o Atos6 online é um canal exclusivo da sua igreja, ou seja, sem propagandas, sem mostrar outros vídeos e sem precisar acessar mais links para fazer sua contribuição online.
Saiba mais:
Gostou do nosso artigo? Comente aqui embaixo, queremos saber!
————————————————————————————————
Leia também: 4 benefícios do culto online por uma nova plataforma gratuita