Sou líder de uma célula jovem, e agora? 5 dicas e como aplicá-las

Pequenos grupos formados exclusivamente por jovens e adolescentes podem ser moderadamente desafiadores, pelo menos no início. No entanto, as células jovens são oportunidades extraordinárias para exercer a criatividade e aprender muito.
As células são ferramentas maravilhosas em vários sentidos. Elas permitem comunhão entre os irmãos, consolidação e discipulado, um acompanhamento mais próximo para novos convertidos, e também é uma das armas mais poderosas de igrejas que crescem.
Quando falamos de células jovens, a tarefa de liderar torna-se ainda mais empolgante, considerando a energia, a força e a animação que esse público tem.
É exatamente por isso, que as células jovens não podem funcionar da mesma maneira que quaisquer outras células: é preciso inovar, surpreender e realizar coisas que realmente chamem a atenção dos membros.
Isso porque, além de eles estarem em uma fase cheia de energia e animação, esse momento da vida também é marcado por dilemas e desafios característicos dessa transição. A juventude traz consigo:
- Incertezas em relação ao futuro;
- grandes decisões a serem tomadas;
- transição para o mundo acadêmico e do trabalho;
- entre outros.
Com isso, a célula pode ser uma enorme aliada na aproximação dos jovens a Deus e a um relacionamento de comunhão, confiança e amizade com os irmãos da fé.
Foi pensando nisso, que nós preparamos 5 dicas para você aplicar em células jovens, a fim de que cada reunião se torne completamente especial, marcante e única. Acompanhe:
Mas célula jovem precisa ser diferente?
A resposta é sim. Todas as células precisam ser personalizadas de acordo com o perfil geral dos membros.
Pense comigo: você não iria programar uma célula séria, com uma palavra aprofundada em algum livro bíblico específico e muita oração no final quando seu grupo é formado por crianças.
Em contrapartida, também não planejaria uma célula com histórias ilustradas, bonecos e desenhos animados para uma célula formada por homens adultos.
Dessa forma, cada grupo de pessoas exige uma forma diferente de abordagem, interesse e aprendizado. Com os jovens, por sua vez, é necessário que se utilize métodos criativos e dinâmicos, mas que permitam passar a mensagem de forma profunda e interessante.
Confira nossas dicas e aprenda a aplicar isso na prática:
5 dicas para células jovens e como aplicá-las
#1 Saia da rotina
Com o intuito de deixar as reuniões com seu pequeno grupo mais leves, divertidas e espontâneas, procure diversificar o local de encontro algumas vezes no mês.
Uma dica é procurar parques abertos e coletivos na sua cidade, bem como lanchonetes que oferecem um espaço para a realização da reunião, ou alguma praça pública no seu bairro, por exemplo.
Essa mudança de ambiente é interessante para que os membros da sua célula não se sintam presos sempre ao mesmo lugar – dando a impressão que a célula é mais um dos cultos rotineiros da igreja, recheado de “normas” e tradições.
Além disso, um lugar diferente é capaz de gerar uma nova expectativa aos integrantes do grupo, fazendo com que eles esperem animadamente o dia da célula chegar, a fim de vivenciarem uma experiência nova e diferente.
Outra dica legal que vai fazer sua célula sair da rotina é a utilização de elementos extras na complementação dos seus estudos da palavra. Utilize vídeos, analogias, bate-papo, debates, jogos, gincanas de competição e confraternizações, por exemplo.
O importante dessa dica é: não deixe que os membros da sua célula sintam-se entediados no momento da reunião. O objetivo é que eles demonstrem interesse genuíno no que está acontecendo, ao mesmo tempo em que a palavra do Senhor vai penetrando em cada coração.
Feito isso, vamos à dica número #2:
#2 Palavras com aplicação prática
Certamente a palavra do Senhor é e sempre será a mesma, sem sombra sequer de variação.
Todavia, mesmo que a verdade seja eterna e inabalável, há diversos meios de comunicá-las de acordo com o contexto em que estamos inseridos e com quem estamos.
Em uma célula de jovens, a palavra de Deus precisa ser comunicada de um jeito específico, dinâmico, espontâneo e natural. O momento do estudo da palavra não pode se tornar um peso para o líder da célula – ou para quem ouve – muito pelo contrário.
Tudo o que é feito ao longo da célula – desde o momento das dinâmicas, brincadeiras e quebra-gelos, até o lanchinho no final (que abordaremos a seguir) – precisa girar em volta do momento da palavra e do ensino.
Por isso, seja intencional na transmissão da mensagem, mas seja criativo na hora de transmiti-la!
Utilize analogias, histórias vividas por você ou um amigo seu – que faça sentido com o assunto que está sendo explanado – e traga sempre um aplicação prática para a vida dos seus membros.
Na dúvida, faça a prova real: qual lição/aprendizado os participantes da célula de hoje poderão aplicar em seus cotidianos, rotinas e relacionamentos?
Se você concluir que, na realidade, não conseguiu fazer com que a palavra se tornasse efetivamente viva para seus ouvintes, comece a se preocupar (e procure mudar!).
#3 Um lanchinho no final
Ao final das reuniões, separe um momento para compartilhar histórias, acontecimentos engraçados, testemunhos, pensamentos e para jogar conversa fora. Nessa hora, nada melhor que um lanchinho para acompanhar.
Uma dica interessante é realizar “escalas” de quem trará o lanche a cada semana. Assim, não ficará “puxado” para ninguém, e o líder não se sobrecarregará.
Inclusive, essa é uma boa tática para os jovens da sua célula praticarem a responsabilidade – e terem um motivo para voltar na próxima semana.
Lembre-se que o lanche não precisa ser completamente elaborado ou te custar mais do que você pode gastar. O lanche da célula serve mais para permitir esse momento de comunhão do que para qualquer outra coisa.
Contudo, nada te impede de separar um dia especial para investir em um lanche diferente – ou quem sabe levar todo o grupo em um lugar legal para uma refeição bem especial. Essa também é uma dica totalmente válida.
#4 Estipule metas e desafios semanais
Uma outra dica muito legal para tornar sua célula jovem atrativa e bem sucedida é estipular pequenos desafios a serem cumpridos ao longo da semana pelos membros do seu grupo.
Os jovens gostam de serem desafiados e de viverem uma aventura: use isso.
Faça desafios de leitura coletiva – com um livro legal ou um estudo bíblico, por exemplo – ou desafie-os a levarem um amigo visitante na próxima semana.
Você pode motivá-los a cumprirem suas tarefas com um pequeno prêmio ou recompensa – que pode ser um doce, um presentinho ou algum privilégio especial.
Além de ser uma forma muito divertida de fazer com que eles estudem a palavra – e perpetuem ela aos outros também – esse é um meio de promover a vontade e o carinho deles pela célula e pelos encontros semanais.
#5 Seja amigo e ouvinte
Apesar de você ser o líder dos jovens da sua célula, não esqueça de ser amigo(a) deles também.
Isso quer dizer que você precisa nutrir um relacionamento de confiança, companheirismo e parceria com os membros da sua célula, nunca permitindo que a sua “posição” o deixe sentir (ou parecer) superior a eles.
Nessa fase, tudo o que os jovens precisam é de alguém que os auxilie a lidar com seus desafios pessoais, dúvidas, dilemas e incertezas. Por isso, mostre-se sempre disponível para ouvi-los, aconselhá-los e orar por eles.
Além disso, esteja aberto para ouvir suas ideias e sugestões no que diz respeito à célula. Faça com que os membros do grupo sintam que suas opiniões possuem valor e relevância, e que eles participam ativamente de tudo o que acontece.
#Dica extra
Para finalizar nossas dicas para células jovens, uma dica extra para uma célula ainda mais eficaz (e facilitada): conte com um sistema de gestão de células.
Com ele, você pode facilitar o acompanhamento, monitoramento e programação do seu grupo.
Você já conhece o Atos6?
O Atos6 foi fundado e é gerenciado por uma equipe de cristãos, membros e servos engajados com a proclamação e o avanço do evangelho.
Com o Atos6 Gestão de células, você consegue cadastrar e visualizar suas células no mapa, enviar relatórios semanais e acompanhar o crescimento de cada célula por relatórios gráficos gerenciais.
Assim, auxiliamos as igrejas a gerenciar com eficiência e automatizar vários processos num único lugar.
Clique no botão e saiba como podemos te ajudar!
Gostou das nossas dicas? Conta pra gente quais delas você vai começar a aplicar na sua célula!
———————————————————————————————
Leia também: Como organizar uma célula para jovens e adolescentes