A plataforma completa para a sua igreja viver seu propósito com excelência

Tudo integrado na melhor solução para a sua igreja

  • BLOG
  • SOLUÇÃO EM GESTÃO
  • SOLUÇÃO EM COMUNICAÇÃO
  • MATERIAIS GRATUITOS
  • CARREIRAS
  • GESTÃO

7 aspectos de uma liderança bem-sucedida

por Emanuelle Mello · 12 de abril de 2021

7 aspectos de uma liderança bem-sucedida

O que faz um liderança tornar-se bem-sucedida? Ou ainda, o que significa ser bem-sucedido enquanto líder na igreja local?

Uma igreja saudável e frutífera apresenta resultados tanto numéricos quanto qualitativos. Afinal, apenas uma igreja firmada no propósito correto é capaz de gerar frutos verdadeiros para o reino de Deus.

Nesse viés, constatamos que, grande parte do que torna uma igreja frutífera e produtiva, são as pessoas que estão à frente, na gestão, no cuidado e na liderança dessa comunidade.

É certo que uma liderança bem-sucedida apresenta aspectos marcantes e inconfundíveis. São eles que farão toda a diferença no que acontecerá – ou não – na gestão da igreja. 

7 aspectos de uma liderança bem-sucedida: com o pastor Abe Huber

Em ocasião do evento de ação de graças pelo aniversário do pastor Josué Valandro Jr – líder da Igreja Batista Atitude e cliente do Atos6 – e em sua homenagem, o pastor Abe Huber elencou 7 aspectos de uma liderança bem-sucedida. Elencamos todos eles neste artigo. Boa leitura!

#1 Coração e prática de um verdadeiro servo

Com certeza uma das coisas que mais chama atenção em uma pessoa – seja ela um líder ou não – é a sua disposição em servir.

Na palavra de Deus, encontramos – pela própria boca de Jesus:

“Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Marcos 10:43-45 – NVI).

Em contrapartida, como enfatizado pelo pastor Abe, não é suficiente que você diga que possui um coração servo – e seus discursos são como de tal – se a sua postura e a sua prática cotidiana não demonstram isso.

Possuir um coração genuinamente servil, é permanecer servindo as pessoas mesmo quando elas te tratam como um, visto que: “servir o próximo quando eles honram sua vida é muito fácil”, comenta o pastor.

Nesse ponto de vista, ser um líder servo é permanecer constante em humildade e amor mesmo quando há deslealdade por parte de seus liderados.

Vejamos o exemplo de Jesus que, “embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” (Filipenses 2:6-8- NVI).

Aquele que esculpiu toda a existência com suas próprias mãos, também as estendeu em direção ao madeiro para nos livrar da ira de Deus.

“Ele sabia que a fonte de todos aqueles pecados era você, e, uma vez que ele não poderia suportar a eternidade sem a sua companhia, ele escolheu os cravos.” – Max Lucado.

A obra redentora de Jesus tornou-se bem sucedida por causa da postura servil do Cristo crucificado. Quanto a nós, se cultivarmos um coração de servo e vivermos como tal, certamente seremos líderes bem sucedidos também.

#2 Compromisso de sempre pregar a palavra 

Em um tempo onde diversas pessoas usam suas vozes para propagar o que acreditam, um líder que permanece falando da verdade que nunca muda, certamente é um diferencial.

Hoje em dia, muitas pessoas procuram discursos, palestras e livros – por exemplo – a fim de encherem-se ainda mais daquilo que esperam, acreditam e buscam para seu próprio bem-estar.

Em contrapartida, aqueles que permanecem a pregar a palavra genuína – sem um caráter convencional – estão no caminho certo para uma liderança bem-sucedida.

E quando nos referimos a esse compromisso de pregar a palavra, precisamos falar sobre 2 diferentes âmbitos, conforme o pastor Abe Huber:

  • Publicamente: na igreja local, em missões, em eventos;
  • De casa em casa: com foco nas células – as igrejas nas casas.

“O líder que é bem sucedido preza por relacionamentos profundos e pela proximidade – não por contatos rasos e pela superficialidade.” Comenta Abe.

#3 Abnegação total pela obra de Deus

O terceiro aspecto de uma liderança bem-sucedida é representado pelo amor pela obra de Deus acima de tudo.

Abnegar-se significa, conforme o dicionário “renunciar a (os próprios interesses e/ou as tendências naturais) ou sacrificar-se em benefício de outrem ou em nome de uma ideia, de uma causa.”

No entanto, a fim de tornar-se um líder bem-sucedido, não é suficiente que se haja com abnegação apenas em situações circunstanciais ou até certo ponto, mas com excelência e intensidade.

Um líder que preza pelo sucesso de seus liderados não age com mediocridade nunca. Afinal, quando compreendemos o grandioso valor das coisas do Reino dos céus, todo o resto torna-se quase que insignificante.

O pastor Abe aconselha: “faça a prova real, no que você pensa nos seus últimos minutos antes de dormir? Certamente, aquilo é o que você tem de mais precioso.”

#4 Assumir uma responsabilidade séria de cuidar do rebanho do Senhor

Antes de tudo, há uma lição valiosa a ser aprendida e colocada em prática por todos os líderes que desejam ser bem-sucedidos: antes de cuidar das suas ovelhas, cuide primeiramente da sua própria vida espiritual.

Pastoreie você mesmo! Segue algumas dicas de como você pode fazer isso:

  • Leia a bíblia diariamente;
  • Tenha um discipulador e seja transparente com ele;
  • Ore continuamente.

Enquanto liderança, tendemos a esconder – em partes – nossa vulnerabilidade. Geralmente, fazemos isso involuntariamente, com o intuito de “sermos fortes” para auxiliarmos nossos liderados.

No entanto, é necessário que estejamos bem para socorrer e instruir o próximo. Nas palavras do pastor Abe Huber: “não há como oferecer algo a alguém se você está vazio.”

Entendendo isso, conseguimos cuidar dos outros – nossas ovelhas e liderados – com a excelência e a dedicação devidas.

#5 Cuidar e vigiar a cada um, um por um

Como já falamos, depois de nos preocuparmos em pastorearmos a nós mesmos e edificarmos nossa própria vida espiritual, conseguimos, enfim, prestar um cuidado às ovelhas que estão sob nossa responsabilidade.

Foque em cuidar de cada um, um por um, considerando que cada pessoa é subjetiva, e portanto, precisa de um acompanhamento personalizado.

Um líder bem-sucedido preza pelo discipulado, pelo tempo de qualidade e pela confiança que esse contato próximo é capaz de gerar. Inclusive, para saber mais sobre a visão do discipulado um a um e dicas práticas com o pastor Abe Huber, leia nosso artigo específico clicando aqui.

Só quem já foi consolidado, discipulado e liderado por um líder zeloso e dedicado, sabe a diferença que esse acompanhamento é capaz de gerar em todos os âmbitos da vida – em especial na vida espiritual.

Por isso, foque no cuidado e no investimento em pessoas, certamente é algo que sempre trará muito retorno.

#6 Manter a ótica na eternidade e não nas coisas materiais

O penúltimo aspecto de uma liderança bem-sucedida é você possuir o olhar fixo na coisa certa: aquilo que realmente importa.

É natural que nós, seres humanos, nos distraiamos com as coisas terrenas – isso quando deixamos as coisas do Reino caírem na rotina.

Inclusive, corremos o risco de tornar comum todos os dias aquilo que é sagrado e eterno. Em outras palavras, tornamos a obra do Senhor uma parte “banal” do nosso cotidiano, assim como qualquer outro âmbito das nossas vidas, tais como a vida financeira e a sentimental, por exemplo.

Em João capítulo 17, o apóstolo nos instrui:

“Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17:3 – NVI).

Sendo assim, podemos perceber que a eternidade já iniciou: passamos a viver ela a partir do momento em que começamos nossa caminhada com Cristo, conhecendo quem Ele é em seu caráter e majestade.

Dessa forma, manter os olhos na eternidade é você passar a vida – desde agora – decidindo todos os dias viver a vida baseada naquilo que, quando tudo passar, não passará.

#7 Crucificar o ego e se doar até a última gota

O último traço perceptível em uma liderança que é bem-sucedida, e enfatizada na fala de Abe Huber, envolve renúncia e esforço diários.

O evangelho de Cristo – sem manchas e sombras de variação – é atribuído como uma porta estreita, um caminho difícil a ser percorrido e trilhado. Ora, se ele fosse fácil e conveniente, Jesus não teria que ter sacrificado sua própria vida em prol da santificação dos amados por Deus.

Por isso, ser um líder na casa do Senhor – e um cristão verdadeiro, de forma geral – é escolher todos os dias a parte mais difícil, mas sabendo, com convicção e ousadia, que não há caminho que valha mais a pena que esse.

Doar-se até a última gota do seu esforço é a marca registrada de um líder bem-sucedido que, quando tudo ficar nublado e confuso, não pensará nem por um segundo sequer em desistir dos seus liderados e da grande comissão dada por Cristo: Ide!

Embasando-se nisso, temos uma dica preciosa para você: líder que almeja a excelência. Confira:

A tecnologia como aliada na liderança bem-sucedida da igreja

Sabemos que, apesar de não haver algo mais satisfatório e honroso que cuidar e instruir pessoas a Cristo, esse é um trabalho muitas vezes difícil e desgastante – uma porta estreita, como já dito.

Por isso, pensando em auxiliar você na gestão da sua igreja, da sua célula, sua membresia e das finanças da sua igreja, nós criamos o sistema mais completo e integrado que visa facilitar o dia a dia do seu ministério.

Você já conhece o Atos6?

Somos um sistema de gestão para igrejas com diversas funcionalidades que visam possibilitar você, pastor e líder, a viver o seu propósito com excelência.

Com a plataforma, você consegue:

  • Aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
  • conhecer a fundo os membros;
  • acompanhar novos convertidos;
  • receber doações mensais de qualquer lugar;
  • gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
  • fazer gestão de pequenos grupos ou células;
  • fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
  • gerenciar eventos.

Saiba mais clicando no botão abaixo:

PODEMOS TE AJUDAR!

Gostou do nosso artigo? Comente aqui embaixo, queremos saber!

——————————————————————————————

Leia também: Sou líder de uma célula jovem, e agora? 5 dicas e como aplicá-las.

Share

Tags: gestão de célulagestão de igrejasliderança bem-sucedidaliderança cristãlíderes bem-sucedidos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGUIR:

  • Próximo história Saiba como otimizar a gestão de ensino da sua igreja
  • História anterior Sou líder de uma célula jovem, e agora? 5 dicas e como aplicá-las

CATEGORIAS

E-books gratuitos

ciclo de vida de células

Gestão de igrejas Blog © 2019. Todos os direitos reservados.