Batismo nas águas: como organizar esse evento tão importante na sua igreja?

Como organizar o Batismo nas águas na sua igreja?
O Batismo nas águas é um dos eventos mais importantes da igreja. Ele é, muito além de “uma ocasião especial”, a representação da decisão de uma pessoa perante Cristo: a partir daquele momento, ela se torna uma pessoa nova, deixando as coisas velhas para trás e declarando que sua vida agora pertence a Jesus.
“Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.” (Romanos 6:3-4 – NVI).
Para que tudo saia de maneira excelente neste dia, listamos algumas dicas que vão auxiliar você na pergunta: como organizar o Batismo nas águas na minha igreja? Continue lendo!
Como organizar o Batismo nas águas na sua igreja?
Organizar o Batismo nas águas? Que segredo há nisso? Não basta apenas lançar o apelo e esperar que as pessoas se pronunciem?
Na realidade, há muito mais envolvido. A organização do batismo exige zelo, temor, comprometimento e planejamento, tendo em vista que não se resume apenas ao dia do evento.
Para respondermos a pergunta de como organizar o batismo nas águas na igreja com excelência, atente-se a:
#1 Comunicar sobre o batismo previamente
Antes de realizar o batismo na sua igreja, comunique sobre ele ao longo dos cultos, celebrações e programações da igreja, bem como nas redes sociais, no site e no app da sua comunidade.
Esse primeiro passo é importantíssimo para atrair as pessoas e orientá-las sobre o que é o batismo e o que ele representa. Aqui, foque em:
- Quebrar objeções respondendo quaisquer dúvidas que possam surgir;
- Falar sobre o plano da salvação e a importância do batismo;
- Encorajar todos que ainda não foram batizados em direção a essa linda decisão;
- Expandir o alcance da sua comunicação para os recém-chegados da igreja e dentro das células e pequenos grupos.
#2 Inscrições
Depois de comunicar o batismo na sua igreja, abra as inscrições e divulgue a data. É importante que a sua ficha de inscrições contenha um pequeno resumo sobre o que é o batismo, e que contenha para preenchimento, os principais dados da pessoa em questão:
- Nome completo;
- Idade e data de nascimento;
- Endereço;
- Há quanto tempo frequenta a igreja;
- Se já participa de uma célula ou é discipulado por alguém.
Para oferecer e gerir as inscrições, opte pela eficiência e praticidade dos dados – geralmente, alguns pastores utilizam esses dados para produzirem a carteira de membro das pessoas e, por isso, a organização das informações é fundamental.
Para isso, evite as fichas de papel e saiba que, apesar das planilhas digitais serem bastante úteis, existe uma ferramenta muito mais eficiente e que te garante assertividade e praticidade: o E-inscrição é exemplo disso.
O E-inscrição é uma plataforma de gestão de eventos e cursos que simplifica processos e integra tudo no mesmo lugar. Além disso, a plataforma é referência em eventos cristãos. Com ela, você garante:
- Formulários personalizados;
- Inscrições online;
- Gestão de informações dos inscritos para arquivos em PDF;
- Emissão de certificados;
- Envio de e-mails para lista de contatos ou inscritos;
- Página do evento com design moderno e de fácil configuração.
Clique no botão abaixo e comece a utilizar todos esses benefícios agora mesmo!
#3 Preparação/Curso/Instruções para os batizandos
Inscrições realizadas! Você já tem em mãos os nomes e dados das pessoas que vão se batizar. Chegou a hora de prepará-los para esse dia tão especial.
É de suma importância que os batizandos sejam instruídos sobre o que irão fazer, e compreendam o grandioso impacto de sua decisão. Para isso, muitas igrejas oferecem um curso ou uma reunião de instruções.
Essa ação também é bastante importante pois é ela que concede ao novo membro uma base para sua vida cristã. Em geral, esse ensino é dado por um pastor ou líder da igreja com experiência e autoridade para que possam ser tiradas dúvidas e o conteúdo seja o mais fiel possível à bíblia e às doutrinas da igreja em questão.
O curso ou reunião deve ser esclarecedor e com linguagem acessível. Se não for bem estruturada, a iniciativa pode deixar os batizandos confusos, o que é extremamente prejudicial.
Nesse passo, foque em:
- Esclarecer as dúvidas que surgirem;
- Conhecer cada um dos batizandos e mostrar a eles sua alegria pela decisão;
- Promover integração entre as pessoas e fazê-las sentirem-se acolhidas;
- Apontar aos inscritos os principais pontos do batismo, sua contextualização na Bíblia e suas implicações.
Leia também: Aprenda como preparar um curso de batismo com 5 dicas incríveis.
Depois de divulgar, abrir as inscrições e preparar todos os batizandos, o dia especial…
#4 No dia do Batismo…
Há igrejas que realizam o batismo na própria igreja – em uma piscina ou tanque batismal – e há aquelas que se retiram para outro local. Quanto às vestimentas, há também variações dependendo da comunidade: algumas igrejas presenteiam os batizandos com camisetas personalizadas, outras oferecem batas próprias para a ocasião, e assim por diante.
A essência desse momento, porém, é a mesma: o dia do batismo é um dia de festa e celebração, que deve ser partilhado com a família e os amigos e festejado muito pelos membros da igreja. Aqui, os balões e cartazes são bem-vindos, bem como as fotos e vídeos para divulgar posteriormente nos canais de comunicação da sua igreja.
No momento de emergir cada pessoa nas águas, o pastor deve fazer com ele a confissão do batismo, declarando a morte da velha criatura em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
#5 Acompanhamento dos novos membros após o batismo
Os novos membros acabaram de nascer para uma nova vida em Jesus e como Corpo de Cristo! A partir de agora, eles se tornaram parte da sua igreja, e devem ser cuidados e acompanhados, para que permaneçam e frutifiquem.
Logo após o batismo, o ideal é que todos os novos membros recebam uma mensagem parabenizando-os pela tão linda e importante decisão. A partir daqui, já com os dados deles em mãos, é possível cadastrá-los como membros e encaminhá-los conforme suas necessidades.
Chamamos “gestão de membresia”, nesse caso, o processo de acompanhar membros e administrar dados e pessoas dentro da igreja: uma ação e preocupação importante independentemente do tamanho da igreja e da quantidade de irmãos que ela possui.
Para que a gestão de membresia seja efetiva, é necessário que dados sejam registrados e que os cadastros estejam sempre atualizados. Isso pode ser feito através de planilhas digitais, arquivos ou sistemas de gestão – esse último é a nossa dica de ouro para você.
Um sistema de software abrangente da igreja – como o Atos6 – pode conectar dados e membros e auxiliar as igrejas a encontrarem oportunidades de ministério para fazer cada pessoa se sentir mais valorizada e importante.
O Atos6 te ajuda em todos esses aspectos, desde capturar os detalhes da pessoa no momento, até adicioná-los ao seu banco de dados e gerar relatórios rápidos. Uma igreja que faz a gestão de membresia consegue, através de uma plataforma como o Atos6, reunir dados importantíssimos sobre os membros e, assim, conhecer, cuidar e desenvolver seu rebanho.
Saiba mais!
Você pode agendar uma demonstração com nossos especialistas para ver a plataforma funcionando na prática! Clique na imagem abaixo:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Como engajar os voluntários da igreja e mantê-los motivados?