3 lições de gestão (e sabedoria) que aprendemos com Salomão

As escrituras são o guia de vida de todo cristão. É pela Palavra que entendemos o que precisamos fazer, como devemos proceder e lições valiosas para viver em família, em sociedade, como igreja e em todos os outros âmbitos – um verdadeiro livro de sabedoria.
Salomão, o Rei que ficou conhecido por sua sabedoria, também nos ensina diversas lições que podem ser aplicadas na igreja: lições de gestão e sabedoria para otimizar o trabalho no Reino.
Continue lendo e descubra!
Quem foi Salomão?
Filho do Rei Davi e sua esposa Bate-Seba, Salomão foi o rei mais sábio de Israel. Foi ele quem construiu o primeiro templo de Jerusalém e, durante seu reinado, Israel viveu uma época de grande paz e prosperidade.
Salomão viveu uma vida longa e repleta de prosperidade, riquezas e boa fama. Deus o abençoou com sabedoria, porque esse foi o seu pedido:
“Dá-me agora sabedoria e conhecimento para conduzi-lo com competência. Pois quem seria capaz de governar uma nação tão grande como esta?” (2 Crônicas 1:10).
Sua vida está retratada principalmente nos livros de 1 Reis e 2 Crônicas, mas ele deixou lições grandiosas para nós por meio dos livros de Provérbios, Eclesiastes e Cantares. Até hoje, Salomão é conhecido por sua sabedoria e seu grandioso reinado.
Os feitos de Salomão

O rei Salomão herdou de seu pai Davi um grande território. Durante seu reinado, Salomão trabalhou em prol da melhoria das condições domésticas em Israel, substituindo as antigas divisões tribais por uma divisão de seu território em 12 distritos administrativos, os quais cada um possuía um oficial comissionado pelo rei.
Salomão também trabalhou com força no âmbito comercial, controlou rotas de comércio, estabeleceu pontos estratégicos de atuação – que fizeram com que ele vivesse em meio a um esplendor de riquezas nunca antes visto em Israel – e se destacou no comércio marítimo.
Foi ele também que construiu o Grande Templo para Deus, para abrigar a arca da aliança.
Salomão foi um rei sábio e bastante respeitado por todos. Pessoas de terras distantes vinham ao seu encontro para receber seus conselhos – das visitas mais nobres que recebeu, destaca-se a da Rainha de Sabá.
3 lições de gestão e sabedoria que aprendemos com Salomão
Através de sua conduta, Salomão nos ensina preciosas lições de gestão e sabedoria que podem ser aplicadas na igreja. Veja a seguir!
#1 Planejamento
“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento.” (Provérbios 6:6-8)
Salomão, em diversos provérbios, nos ensina sobre a importância do planejamento e da estratégia. No capítulo 6, o Rei fala sobre a formiga – um ser tão pequeno que se prepara durante o verão juntando provisão para o inverno.
O planejamento e a estratégia são aqui – e em muitas outras reflexões de Salomão – evidenciadas como um pilar fundamental da boa gestão: somente quem se prepara para o futuro, alcança os resultados que deseja.
Na igreja, o planejamento deve estar presente em todas as áreas:
- Quanto às finanças, é necessário atentar-se a um fundo de reserva e ao zelo para jamais acumular dívidas, fechando o mês sempre no azul;
- No acompanhamento das células e pequenos grupos, contar com relatórios é fundamental para uma análise posterior e para o mapeamento de estratégias;
- No cuidado e na gestão de membros, uma jornada do visitante bem estabelecida e ativa;
- Na gestão de eventos, organização das etapas…
E assim por diante. Em suma, o planejamento envolve todas as áreas da igreja, permeando a gestão de processos, tarefas e pessoas.
#2 Comunicação
“O coração do sábio torna sua boca sensata e seus lábios, ferramentas de persuasão” (Provérbios 16:23).
Salomão reconhecia a importância da comunicação enquanto instrumento de sabedoria e estratégia. Muito além das palavras, da linguagem e do tom de voz utilizados, dos gestos e das expressões faciais, a comunicação em uma igreja engloba todos os seus canais digitais também, incluindo site, app e redes sociais.
Entre as lições de gestão e sabedoria de Salomão, essa é portanto uma das mais importantes: é necessário saber comunicar com eficiência e reconhecer o impacto de seu bom e de seu mau uso.
Salomão deixa explícito sobre as palavras (e aqui se aplicam todos os tipos de comunicação) que: “há aqueles cuja fala é como uma espada cortante; mas a língua do sábio é um bálsamo” (Provérbios 12:18).
#3 Diligência
A diligência é marcante na vida e nas lições de gestão e sabedoria do Rei Salomão. Ela foi uma de suas estratégias mais importantes.
Podemos descrever diligência como: “uma habilidade que combina persistência, esforço inteligente, bem planejado e executado de forma honesta e sem atrasos, com competência e eficácia, de modo a alcançar um resultado com alto nível de excelência.”
Salomão nos ensina, no livro de Provérbios, que: “O preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser ele diligente.” (Provérbios 12:27).
Na igreja, a diligência é indispensável para um bom trabalho. Uma vez que Deus é o Senhor da Excelência, nós, como seus servos e filhos, devemos perseguir a excelência nas maiores e nas mais simples tarefas. Isso só é possível quando se é diligente, como foi o Rei Salomão.
A gestão da sua igreja com Atos6
Da mesma forma que Salomão, todos nós devemos zelar pelo cuidado e pela excelência nas coisas do Senhor. E para te ajudar com isso, nada melhor do que uma plataforma completa como o Atos6.
Baseado no conceito de integração, o Atos6 é um sistema de gestão integrada para igrejas, a fim de facilitar e automatizar diversos processos. Conheça algumas das nossas funcionalidades:
- aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
Quer saber como tudo isso é possível? Clique na imagem abaixo e descubra agora mesmo!
E aí, qual das lições de gestão e sabedoria que aprendemos com Salomão você mais gostou? Comente aqui embaixo! E para receber nosso conteúdo semanalmente via e-mail, assine nossa newsletter no formulário ao lado.
—————————————————————————————————————-
Leia também: 4 lições de gestão que aprendemos com Moisés, um líder influente na bíblia