A plataforma completa para a sua igreja viver seu propósito com excelência

Tudo integrado na melhor solução para a sua igreja

  • BLOG
  • SOLUÇÃO EM GESTÃO
  • SOLUÇÃO EM COMUNICAÇÃO
  • MATERIAIS GRATUITOS
  • CARREIRAS
  • Gestão de membresia

Como engajar os voluntários da igreja e mantê-los motivados?

por Emanuelle Mello · 20 de julho de 2022

voluntários da igreja

O trabalho realizado na igreja é executado, majoritariamente, por meio do voluntariado: artes, eventos, diaconia, mídia, departamento infantil… são os voluntários da igreja os responsáveis por movimentar e manter todos esses ministérios – e ainda outros – ativos.

Para que o trabalho seja realizado com excelência, porém, é necessário que os voluntários permaneçam motivados e engajados em seu serviço. Você sabe como fazer isso? Neste artigo, nós vamos te mostrar. 

Continue lendo!

A importância do voluntariado na igreja

Voluntariar-se é um ato de serviço, disponibilidade, amor e vontade de ajudar. Quando falamos de voluntariado na igreja, ainda, o “voluntariar-se” significa doar-se inteiramente à causa do Senhor e de seus filhos, e é amar o próximo na prática.

O voluntariado não oferece recompensa alguma, que não seja a satisfação de fazer a obra de Jesus e agradá-lo. Sua importância é tamanha, que se não fossem os voluntários, as pessoas não seriam atraídas, cuidadas, acompanhadas e enviadas e, assim, a igreja não se moveria ou avançaria.

Voluntariar-se é servir, como Jesus fez enquanto esteve na Terra. Ele foi, aliás, o maior exemplo de servo que já existiu: mostrou-nos com maestria como amar os ingratos, os incrédulos, os que nem lembrariam dele apesar dos seus feitos bondosos. Cristo sabia que seu serviço agradava ao Pai e arrebataria gerações incontáveis que o sucederiam.

Os voluntários, nesse sentido, atuam como Cristo, na prática.

Engaje os voluntários da sua igreja com 4 ações

Para dar continuidade a esse lindo trabalho, porém, os voluntários devem permanecer engajados na causa pela qual trabalham – e é aqui que a sua função entra.

Elencamos, a seguir, 4 ações efetivas para engajar os voluntários da sua igreja. Começando por:

#1 Promova reuniões para estimular metas

Um time forte e motivado é um time alinhado, que sabe onde quer chegar e está disposto a fazer acontecer.

A primeira ação para engajar os voluntários da sua igreja é a realização de reuniões constantes – mas não qualquer tipo de reunião – reuniões para a estimulação de metas reais, algo sólido que forneça expectativa e um caminho certo para ser trilhado.

Para cada ministério/departamento, as reuniões funcionam de uma forma específica – mas embora a frequência e a forma de condução dessas reuniões variem – é preciso atentar-se, principalmente, à qualidade e a produtividade delas.

Voluntários só permanecem engajados, quando sabem o que perseguem, e é exatamente por isso que as reuniões de equipe de voluntários precisam ser focadas em objetivos e alvos.

#2 Incentive-os a compartilhar suas experiências

A segunda ação para engajar voluntários da igreja é incentivando-os continuamente a compartilharem suas experiências vivenciadas na obra. Além disso trazer um sentimento de pertencimento, também desperta neles a alegria de saberem os frutos e resultados daquilo que estão fazendo. Sem falar que cada voluntário é incentivado a continuar a partir do testemunho de seus colegas de departamento.

O compartilhamento de vivências, aprendizados e experiências pode ser realizado nas reuniões sazonais de grupo, pelo grupo de WhatsApp do departamento/ministério ou ainda em confraternizações e momentos de comunhão próprios para isso.

#3 Homenageie-os e parabenize-os

Quem trabalha com excelência, dedicação e amor, merece honra sem dúvida alguma. Nesse contexto, nada melhor do que homenagear, afirmar e parabenizar para manter voluntários e servos engajados e motivados naquilo que estão fazendo.

E quando falamos em homenagem, não resumimos apenas às palavras, uma vez que cada pessoa se sente amado de uma forma diferente. Por isso, você pode executar essa ação através de:

  • Presentes e lembrancinhas;
  • Tempo de qualidade: um café, um almoço especial;
  • Uma carta escrita à mão ou uma mensagem virtual construída com carinho;
  • Um elogio e um reconhecimento sincero transmitido cara a cara.

#4 Conecte-se com eles durante a semana

Por último – e talvez seja essa a ação de engajamento mais importante – conecte-se com os voluntários da sua igreja também durante a semana.

Infelizmente, muitos líderes e até os próprios voluntários, limitam o trabalho na igreja apenas ao final de semana – visto que é nesse período que ocorrem as principais programações. Porém, quando isso é feito, as pessoas tendem a esquecer ou deixar de lado seu serviço na obra durante a semana.

Agora pense se isso virar uma cultura? Voluntários e líderes concedem atenção aos seus departamentos e ministérios apenas durante os fins de semana e, durante a semana, agem como se isso nem fosse parte de sua realidade. O desengajamento é inevitável nesse caso.

Para evitar que isso aconteça, mantenha o contato com os voluntários da igreja continuamente durante a semana. Isso não quer dizer que você precisa enviar mensagens todos os dias, mas que, frequentemente, você os esteja encorajando, lembrando e motivando.

Ah! E não esqueça de orar por eles cotidianamente.

O que não pode faltar…

E aí? Pronto para manter todos os voluntários engajados? Para que isso seja possível, uma coisa não pode faltar: você, pastor, precisa conhecer sua membresia e ter um controle sobre ela. Você pode dizer que essa é uma realidade na sua igreja?

Para que os membros sejam registrados, comunicados e engajados – de tal forma que você consiga encontrar novos voluntários dispostos a trabalhar no Reino e engajar aqueles que já estão ativos – a gestão da sua igreja precisa estar muito bem estruturada.

E quando falamos em gestão de igreja, o Atos6 oferece inúmeras possibilidades.

Você já conhece a nossa plataforma?

Baseado no conceito de integração, o Atos6 é uma plataforma de gestão específica para igrejas comprometida a facilitar, simplificar e automatizar o cotidiano da sua igreja em um só lugar. 

Dentro do módulo de gestão de membresia, você pode cadastrar, buscar através de diversos filtros de pesquisa, categorizar vínculos, saber qual a função de cada membro dentro da igreja, quem está em uma célula e quem ainda não está, quem precisa de acompanhamento e quem tem potencial para se tornar um voluntário.

Tudo isso e muito mais dentro de uma plataforma digital, inteligente, integrada e completa que está a apenas um clique de você. Aperta no botão aqui embaixo e agende uma demonstração Atos6 agora mesmo!

DEIXE O ATOS6 AUXILIAR VOCÊ

Para continuar aprendendo sobre essa temática, assista nosso Atos6 Talking especial sobre liderança, voluntariado e serviço na igreja:

Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado! 

—————————————————————————————————————- 

Leia também: Os 5 passos mais importantes do treinamento de voluntários na igreja

Tags: voluntariado na igreja

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGUIR:

  • Próximo história Como prender a atenção das pessoas no sermão
  • História anterior Minha igreja está vazia, e agora? | Série Igrejas que Crescem

CATEGORIAS

E-books gratuitos

ciclo de vida de células

Gestão de igrejas Blog © 2019. Todos os direitos reservados.