4 pensamentos que devem guiar a sua gestão de membresia

Embora existam muitos fatores que precisam ser geridos dentro de uma igreja, contar com uma gestão adequada e eficiente da membresia é essencial. Afinal, a Igreja do Senhor é formada por pessoas, e essas precisam ser acompanhadas e pastoreadas com cuidado.
A gestão de membresia atua justamente nesse ponto. Muito além de um registro de pessoas ou de um cadastro de dados, a administração eficaz da membresia é capaz de facilitar e muito o cotidiano de uma igreja e, consequentemente, do pastor.
Gestão de membresia?
Chamamos ‘gestão de membresia’, ou ‘gestão de membros’, o processo de acompanhar e administrar dados e pessoas dentro da igreja. Essa é uma ação e preocupação importante independentemente do tamanho da igreja e da quantidade de irmãos que ela possui.
Dentro desse contexto, ferramentas são utilizadas e métodos são aderidos: há igrejas que o fazem através de planilhas, papéis, plataformas ou ainda, há aquelas que nem o fazem.
Nesse último caso, temos um problema: a incerteza em relação a quantos são os membros ativos na igreja, quem é visitante, quem é novo convertido, quem é voluntário, quem é líder e afins, é bastante prejudicial para um trabalho assertivo e especial com os irmãos.
Portanto, precisamos insistir: a gestão de membresia é fundamental!
4 pensamentos que devem guiar a sua gestão de membresia
E por ser fundamental, precisa ser executada da forma correta. A partir de agora, vamos te mostrar 4 pensamentos que devem guiar a sua gestão de membresia, para que essa atinja o fim que deve ter: um cuidado efetivo com as pessoas e o trabalho da igreja facilitado em todas as áreas.
#1 Todo membro tem o seu valor no Corpo de Cristo
Ao gerir a membresia de uma igreja, seu primeiro pensamento guia deve ser que, embora a membresia englobe um grupo de pessoas, cada um dos membros tem o seu valor no Corpo de Cristo.
Isso quer dizer que, independentemente se o membro é líder, voluntário, novo convertido ou ainda um visitante, todos necessitam de cuidado e acompanhamento. Esse acompanhamento é personalizado – cada pessoa precisa de algo específico.
Sendo assim, o objetivo de contar com informações precisas e claras acerca de quem faz parte da membresia da igreja – como é feito na gestão – é nutrir a necessidade de cada um. Logo, todos exercem suas funções no Reino da melhor forma possível e com a assistência que precisarem.
#2 Pessoas que são acompanhadas, permanecem motivadas
Tendo em vista que um dos objetivos principais da gestão de membresia é justamente o acompanhamento das pessoas, outro pensamento que deve te guiar é que esse acompanhamento gera motivação.
Pense comigo: há maior possibilidade de um visitante permanecer retornando na igreja se ele for contatado e encaminhado a alguém para cuidar dele logo no início, ou se ele permanecer participando dos cultos por conta própria? Acho que já sabemos a resposta, não é?
A chance de um visitante que é acompanhado se tornar membro é altamente grande. Da mesma forma, pessoas que são cuidadas por outras, permanecem motivadas e evoluem cada vez mais.
Ao fazer a gestão da sua membresia, lembre-se que isso não é só um cadastro ou um aglomerado de dados, mas um grande instrumento que possibilitará força para os irmãos.
#3 O pastor não deve fazer tudo sozinho
Independente do tamanho da igreja e da membresia, o pastor não deve fazer tudo sozinho.
Por isso, quando você pensar em gestão de membresia, tenha em mente que ela não é responsabilidade exclusiva do pastor. Na realidade, ela serve como auxílio para que o trabalho do pastor seja otimizado.
Por trás do pastor, há uma liderança preparada para cuidar de pessoas, que por sua vez conta com voluntários também dispostos a acolher visitantes e auxiliar novos convertidos em suas caminhadas com Deus.
Além disso, quando falamos da gestão de membresia em si, precisamos ter em mente que há diversas ferramentas disponíveis para facilitar e até automatizar processos – o de cadastrar, analisar, encaminhar…
Falaremos disso mais tarde.
#4 Os dados são aliados para uma gestão de membresia bem-sucedida
Quando falamos de gestão de membresia com excelência, uma coisa é certa: o achismo e a incerteza não podem fazer parte.
Por isso, outro pensamento que deve guiar a sua gestão de membresia é que os dados são grandes aliados e precisam ser a base para a tomada de decisões e o desenvolvimento de ações.
Contar com dados possibilita que o trabalho seja assertivo e ainda mantém o pastor, a diretoria da igreja e a liderança atualizados de como a igreja está e o que precisa ser feito.
Tendo isso em vista, nossa dica é simples: o que você precisa é uma plataforma de gestão de membresia.
Gerencie com precisão, gerencie com Atos6
Com o propósito de ajudar as igrejas a viverem seu propósito com excelência e a facilitar o cotidiano dos pastores e líderes, o Atos6 nasceu – para integrar tarefas e tornar a gestão da sua igreja, muito mais prazerosa, eficiente e simplificada.
Uma das funcionalidades que o sistema de gestão do Atos6 oferece é justamente a gestão de membresia. Com a nossa plataforma, a gestão de membros da sua igreja será facilitada, automatizada e baseada em dados reais e assertivos.
Através da nossa ferramenta, é possível:
- ajudar novos convertidos, considerando que esses precisam de uma atenção especial no início de suas caminhadas com Deus;
- visualizar quem está sendo cuidado, de forma a organizar a consolidação e o discipulado de cada um;
- acessar o histórico de cada um após o acompanhamento (alguém está precisando de assistência social, financeira?);
- cadastrar pessoas por meio de dados e filtrá-las para uma melhor pesquisa;
- visualizar relatórios e gráficos.
E ainda mais! Saiba tudo sobre a gestão de membresia dentro do Atos6 clicando no botão abaixo:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Para que serve a gestão de membresia e como o Atos6 pode te ajudar nisso