Os 5 níveis da liderança | Dica de leitura Atos6

As pessoas reagirão a você baseadas no nível de liderança que você estiver com elas. “Os 5 níveis da liderança“ é um livro escrito por John C. Maxwell – empresário, autor de best-sellers pelo The New York Times e palestrante – que retrata ”passos comprovados para maximizar seu potencial”.
O livro é dividido em 8 capítulos, sendo 5 deles compostos pelos níveis da liderança, um deles por uma introdução que aborda estratégias de liderança e ferramentas práticas, bem como uma visão geral do que será tratado no livro e alguns insights do autor.
Os outros dois capítulos são divididos em uma avaliação de liderança (como medir seu nível de liderança atual), e o retrato de um líder de nível 5, como exemplificação da temática da obra.
Podemos dizer que esse livro é um verdadeiro guia de autoavaliação para líderes atuantes e líderes em potencial, além de enfatizar e refletir sobre a verdadeira liderança, que, segundo o autor, “é um processo, não uma posição”. Daí o tema do livro, cujo conteúdo iremos mostrar a vocês aqui, através dos pontos principais. Acompanhe!
“A verdadeira liderança não é questão de ter determinado cargo. Na verdade, ser escolhido para uma posição é apenas o primeiro dos cinco níveis que todo líder eficaz alcança.” – John C. Maxwell.
Os 5 níveis da liderança
O que são os níveis da liderança e quais são eles, afinal?
Para entender esse conceito, primeiramente é importante que se compreenda alguns pontos essenciais:
- Os níveis da liderança enxergam a liderança como um verbo, e não um substantivo. Isso quer dizer que exige movimento e dinâmica (a subida de cada nível);
- Os 5 níveis dividem a liderança em etapas compreensíveis;
- Esses níveis fornecem ao líder uma estratégia clara para o desenvolvimento de sua liderança;
- Os níveis da liderança alinham as práticas, os princípios e os valores da liderança.
Em suma, dizemos que os níveis da liderança estão relacionados ao estágio em que o líder em questão se encontra. Isso é, o motivo pelo qual as pessoas seguem você enquanto líder, e como você enxerga e lida com a liderança.
Sem mais delongas, aqui estão eles:
- Posição;
- Permissão;
- Produção;
- Desenvolvimento de pessoas;
- Pináculo.
Explanaremos com mais detalhes cada um deles. Continue lendo!
#1 Posição
No nível 1 da liderança, chamado “posição”, as pessoas seguem você porque são obrigadas. Isso quer dizer que , quando você se encontra aqui, você ganha todos os direitos de um líder, mas estando apenas na entrada, você ainda não se tornou de fato um líder.
Na realidade, a posição está mais relacionada ao título do que à liderança em si, considerando que “o nível 1 é o único que não requer habilidade e esforço para alcançar, pois qualquer pessoa pode ser nomeada para uma posição”.
Assim, conforme John Maxwell, esse é um ótimo lugar para visitar, mas não para permanecer. Por isso, líderes que se conformam com o nível 1, geralmente terão dificuldade de lidar com voluntários, pessoas mais jovens e pessoas de alto nível de escolaridade, visto que eles não possuem influência, apenas posição – um mero título.
#2 Permissão
O nível 2 da liderança, intitulado “permissão”, baseia-se em relações, isto é, as pessoas seguem você porque elas querem. Geralmente, um líder de nível 2 gosta das pessoas e as trata com valor, o que permite que ele comece a ter um certo tipo de influência sobre os liderados.
Quando você está nesse nível, sua intenção não é apenas manter a posição, mas conhecer efetivamente as pessoas e descobrir como se dar bem com elas e conquistar sua afeição.
As desvantagens da permissão, no entanto, são:
- A pressão para construir relações positivas está sobre você;
- Líderes permissionais podem ser passados para trás;
- Esse nível pode ser difícil para as pessoas que não são naturalmente amáveis ou comunicativas.
Em suma, apesar de ser um nível visto como “bom”, é um perigo querer parar por aí, pois bons líderes não devem apenas se conformar em ter uma boa relação com seus liderados e só. Líderes eficazes fazem as coisas acontecerem, o que nos leva ao próximo nível:
#3 Produção
O nível 3, “produção”, está baseado em resultados. Aqui, os líderes ganham uma maior influência por causa do que eles fazem pelo grupo/organização/entidade, além de receberem também credibilidade.
Veja a seguir algumas vantagens desse nível da liderança:
- O trabalho é efetivamente feito;
- A moral do líder melhora;
- Os objetivos e metas são alcançados;
- Problemas difíceis são resolvidos.
Porém, ainda não é aqui que os líderes devem ficar satisfeitos. Mostraremos a seguir algumas desvantagens desse nível:
- Líderes produtivos sentem o elevado peso da responsabilidade por resultados;
- Esse nível requer a tomada de decisões difíceis;
- A produção exige atenção contínua para não abandonar o nível 2 (permissão/relacionamento).
Por isso, para que não haja pendências em outros âmbitos porque a atenção foi dada exclusivamente à produção e aos resultados, vamos ao próximo nível:
#4 Desenvolvimento de pessoas
Em desenvolvimento de pessoas, o líder passa a entender que ajudar pessoas a crescer amplia sua influência e impacto. Sendo assim, no nível 4, as pessoas te seguem por causa do que você faz por elas pessoalmente.
Nesse sentido, os líderes de nível 4 utilizam sua posição, suas relações e sua produtividade para investir em seus seguidores e desenvolvê-los até que se tornem líderes também, por conta própria.
Aqui, o trabalho em equipe ganha destaque, em detrimento do nível 3, em que o líder era o principal responsável pela produtividade. Veja a seguir mais vantagens da liderança nível 4:
- Líderes que desenvolvem pessoas asseguram que o crescimento seja mantido;
- Lideranças de nível 4 capacitam as pessoas a cumprir suas responsabilidades;
- O desenvolvimento de pessoas capacita o líder a liderar mais amplamente.
“Líderes tornam-se grandes, mas não por causa do poder, mas de sua habilidade em capacitar pessoas.” – John C. Maxwell.
Parece perfeito, não é? Será que chegamos ao ápice?
A resposta é não. Ainda existe um nível mais elevado, o último degrau a ser escalado para uma liderança completamente eficaz. Estamos falando do nível 5, o pináculo:
#5 Pináculo
“Os indivíduos que chegam ao nível 5 lideram tão bem por tanto tempo, que criam um legado de liderança na organização em que servem.” – John C. Maxwell.
O nível 5, considerado o mais alto e o mais difícil, exige não apenas esforço, mas habilidade, intencionalidade e talento. Aqui, os líderes tornam-se capazes de utilizarem sua posição, suas relações e sua produtividade não apenas para desenvolver pessoas, mas também para criar todo um legado de liderança e influência, composto de pessoas que desenvolvem outras pessoas.
Aqui, as pessoas seguem você por causa do que você representa e de quem você é. Claro, sempre queiramos que essa identidade que carregamos seja um reflexo de Cristo, nunca nosso. Aliás, Ele foi (e é), o maior e melhor líder que já pisou na Terra.
E aí, você é um líder de que nível? Consegue discernir? Lembre-se do que disse Jesus:
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:19-20 – ACF).
Enquanto líderes, fomos chamados para fazer discípulos, que posteriormente também se tornarão outros líderes, que farão novos discípulos, e assim por diante. Em suma, somos um corpo formado por servos que se submetem integralmente ao cabeça. Jesus.
Para finalizar, temos mais uma pergunta a você:
Quer otimizar ainda mais a sua forma de liderar a igreja e de formar outros líderes? Conte conosco, queremos te ajudar!
Você já conhece o Atos6?
Baseado no conceito de integração, o Atos6 é um sistema de gestão que conta com diversas funcionalidades e ferramentas visando facilitar e otimizar o cotidiano da sua igreja. Dentre as funcionalidades, você consegue:
- aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
Clique no botão e saiba como podemos te ajudar:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: 8 hábitos de um líder eficaz de pequenos grupos | Dica de leitura Atos6