A plataforma completa para a sua igreja viver seu propósito com excelência

Tudo integrado na melhor solução para a sua igreja

  • BLOG
  • SOLUÇÃO EM GESTÃO
  • SOLUÇÃO EM COMUNICAÇÃO
  • MATERIAIS GRATUITOS
  • GESTÃO

4 verdades que a sua equipe de voluntários gostaria que você soubesse

por Emanuelle Mello · 15 de setembro de 2021

equipe de voluntários

Pastor e líder, você já parou para pensar nos seus liderados e se perguntou: “o que será que essa equipe de voluntários está pensando?”. Nós sabemos como é. Às vezes acabamos nos perdendo em nosso modo de liderança e nos pegamos refletindo se estamos fazendo as coisas certas ou não.

Porém, fique calmo, isso é completamente normal. Como seres humanos, estamos sujeitos a ficarmos confusos, inseguros ou cansados, por diversos motivos e em variadas circunstâncias. A boa notícia é:

“Pois não temos um sumo sacerdote que não seja capaz de compadecer-se das nossas fraquezas, mas temos o Sacerdote Supremo que, à nossa semelhança, foi tentado de todas as formas, porém sem pecado algum. Portanto, acheguemo-nos com toda a confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e encontremos o poder que nos socorre no momento da necessidade.” (Hebreus 4:15 – King James Atualizada).

Jesus foi o maior líder que já pisou na Terra, Ele sabe o que é passar por coisas que hoje nós passamos. E diante disso, Ele nos concede graça, encorajamento e capacitação para que consigamos enfrentar todas as situações também.

Nesse artigo, preparamos 4 verdades que sua equipe de voluntários gostaria que você soubesse. Esperamos que isso te auxilie em seu modo de guiar a liderança. Boa leitura!

4 verdades que os liderados gostariam que seu líder/ pastor soubesse

Quando tratamos de trabalho dentro da igreja e em prol do Reino, devemos levar em consideração que, na maioria das vezes, o trabalho é de caráter voluntário, e as equipes que compõem cada departamento e ministério dispuseram-se a servir com o coração aberto e no intuito de agradar ao Senhor e auxiliar sua obra.

De qualquer forma, não se deve liderar uma equipe de voluntários de qualquer maneira. Na realidade, há um modo de liderar, que é o modo do Senhor Jesus, com mansidão e sabedoria. 

Diante disso, há certas coisas que seus liderados gostariam que você soubesse, e que, uma vez postas em prática, sua liderança só irá melhorar. Veja:

#1 Confie em nós

A primeira verdade que sua equipe de voluntários deseja que você saiba, na maioria das vezes, é que você confie neles – em detrimento de fazer tudo sozinho e apenas delegar coisas prontas ou pré estabelecidas a eles.

Certamente que você é o líder e deve tomar as decisões finais, contudo, seus liderados – a equipe de voluntários – devem ter participação ativa em seu ministério/departamento, e ser livre para colaborar com novas ideias e opinar a partir de seus pontos de vista.

Por isso, faça sua equipe saber e sentir que você confia neles. Aqui vão algumas dicas de como fazer isso:

  • Seu ministério tem reuniões frequentes? Escolha alguém da sua equipe de voluntários para levar uma palavra, um pequeno devocional ou conduzir a reunião naquele dia;
  • Peça a opinião de seus voluntários abertamente e promova brainstorming;
  • Elogie publicamente sua equipe e as ideias e projetos executados por eles.

Quando sua equipe sente que você – enquanto líder – confia neles, melhor eles executarão suas funções e mais motivados eles se tornarão.

#2 Dê-nos o exemplo

Muitas vezes as coisas são captadas, não ensinadas. Sendo assim, se você deseja que sua equipe valorize as coisas que são importantes para sua igreja, você deve vivê-las. 

Seus liderados desejam ver em você a conduta que você os orienta a ter. Por isso, se você deseja que eles façam as coisas com um pouco de antecedência, faça isso primeiro. Quer que eles sigam as datas e compromissos de forma 100% leal? Siga você primeiramente os seus.

Para analisar isso, peça um feedback à sua equipe de voluntários, que pode ser através de:

  • um pequeno formulário on-line;
  • opiniões sinceras em uma roda de conversa;
  • um fórum coletivo para eleger melhorias e pontos críticos.

Lembre-se sempre: não é só porque você é o líder, que você não precisa melhorar em nada. Por isso, esteja sempre aberto às mudanças necessárias e procure sempre ser o exemplo número 1 daquilo que você exige de seus liderados.

Muitas vezes, as pessoas só estão esperando você dar o primeiro passo para que elas possam seguir você.

#3 Criatividade e inovação levam tempo

Quer sua equipe esteja tentando algo novo ou aprimorando algo que vocês já fazem, a inovação costuma ser um processo que inclui tentativa e erro.

Assim, no momento de buscar soluções criativas para os problemas existentes ou na tentativa de inovar processos, tente compreender que as coisas não serão definidas em um segundo e ficarão perfeitas. Por isso, tenha paciência com o processo e seja compreensivo com a sua equipe.

Nesses casos, procure ser sempre claro com a visão que você tem e tente não pular diretamente para a solução. Antes, apresente o problema e permita que sua equipe fale sobre as possíveis soluções. 

Além disso, seja cuidadoso em não se antecipar e tomar decisões precipitadas que você pode se arrepender ou se comprometer demais depois. Para isso, esteja sempre sensível à voz do Espírito Santo e sempre aberto para ouvir a perspectiva da sua equipe de voluntários.

#4 Conduza-nos à excelência, não à perfeição

Todas as coisas dentro do Reino de Deus devem ser feitas com amor genuíno e com toda a dedicação, a fim de tudo seja excelente – o que ainda é pouco, mediante a tudo o que o Senhor é digno.

Em contrapartida, enquanto líder ou pastor, não é certo que você exija a perfeição de seus liderados. Na realidade, isso não é justo, e nem humanamente possível.

Pense comigo: se você liderar sua equipe em direção à perfeição, eles terão medo de falhar, correndo o risco de nem sequer tentar fazer as coisas bem-feitas. Quando você lidera em direção à excelência, porém, eles vão abraçar o progresso e com empenho, chegarão à excelência em seu ministério, à medida que continuam a inovar.

Por isso, preserve sempre o equilíbrio.

  • Ao invés de pressioná-los constantemente para que realizem suas funções com maestria, motive-os e encoraje-os;
  • Se é preciso cobrar, faça com autoridade e sabedoria, lembrando-se sempre de manter a humildade;
  • Procure mostrar a eles a dimensão da grandeza de Deus e a necessidade de fazermos para Ele, todas as coisas com excelência.

O segredo, em suma, é que você lidere sempre olhando para Jesus. Ele te conduzirá a fazer as coisas certas, se você permitir.

Quer levar a gestão da sua igreja e das suas equipes de voluntários à excelência? Conte com a nossa ajuda!

Você já conhece o Atos6?

Baseado no conceito de integração, o Atos6 é o melhor sistema de gestão integrada especializado em igrejas no Brasil, que conta com diversas funcionalidades visando facilitar e otimizar o cotidiano da sua igreja. Dentre as nossas funcionalidades, você consegue :

  • aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
  • conhecer a fundo os membros;
  • acompanhar novos convertidos;
  • receber doações mensais de qualquer lugar;
  • gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
  • fazer gestão de pequenos grupos ou células;
  • fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
  • gerenciar eventos.

Clique na imagem abaixo e saiba como podemos te ajudar!

a solução completa

Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!

—————————————————————————————————————-

Quer saber mais sobre voluntariado? Leia nossos artigos sobre o tema:

  • Como implantar a cultura do voluntariado na igreja?
  • Passo a passo de como gerenciar uma equipe de voluntários presencial e remotamente;
  • Como simplificar o treinamento de voluntários da igreja;
  • Como conseguir voluntários para o seu ministério.
Share

Tags: equipe de voluntáriosgestão de voluntárioslíderes bem-sucedidosvoluntariado na igreja

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGUIR:

  • Próximo história 10 podcasts cristãos que você precisa ouvir | Dicas Atos6
  • História anterior 8 passos para atrair visitantes para a igreja | Série Igrejas que Crescem

E-books gratuitos

Gestão de igrejas Blog © 2019. Todos os direitos reservados.