Como conseguir voluntários para o seu ministério

Os voluntários são importantíssimos para a igreja. Eles são pessoas que, motivadas pela solidariedade, doam seu tempo, trabalho e talento, atuando nas frentes de projetos e atividades em diversos segmentos, se moldando conforme as peculiaridades de cada entidade.
Muitas tarefas são desempenhadas com a finalidade de servir a Deus junto a uma comunidade. Como nenhum líder pode ou dá conta de fazer tudo sozinho, o Atos6 preparou com guia sobre como conseguir voluntários para o seu ministério. Confira!
1. Desafie a membresia
Todo cristão tem a necessidades de contribuir significativamente para reino de Deus, porém, muitos estão acomodados ou esperam um chamado em vez de procurarem sua vocação. Dessa forma, se sua meta é conseguir voluntários para o seu ministério, você precisa desafiar o povo a se engajar no trabalho voluntário.
De modo geral, as pessoas gostam de desafios. É necessário, então, que você, como líder, desperte sua membresia para a missão.
2. Saiba como convidá-la
Você precisa chamar e desafiar pessoas, mas, para isso, você precisa saber como convidá-las.
Para conseguir voluntários para o seu ministério a dica é se comunicar de forma que as pessoas vejam o valor de se engajar e sintam que estão contribuindo para um bem maior.
Essa é, basicamente, a hora de saber vender. Um serviço só é vendido se você apresentar as vantagens e soluções do mesmo. Assim acontece com o voluntariado.
A membresia não vai responder a apelos que não convencem. Há um diferente impacto entre pedir que alguém cumprimente as pessoas que chegam no culto e pedir que alguém seja o acolhedor, aquele que trará as boas vindas e palavras de ânimo e ser a pessoa que Deus vai usar para que o visitante volte ou goste de visitar a igreja.
3. Divulgue as oportunidades
O trabalho voluntário é constantemente associado a boa vontade, disposição e generosidade. Entretanto, se você não divulga as oportunidades, muito provavelmente você não irá atrair novos voluntários.
Dessa forma, compartilhe as oportunidades e vagas nas redes sociais da igreja, além de também mencioná-las em avisos durantes as celebrações e eventos da igreja.
4. Ofereça treinamento
A falta de treinamento pode fazer com que o voluntário desista do seu papel. Não faça o que Davi fez com Urias, que não o equipou com as armas necessárias e o deixou lutar com suas próprias forças contra o inimigo.
Seja como Jesus, que quando chamou os seus discípulos à beira-mar, deu-lhes, junto com o convite, uma promessa de treinamento: “Eu vos farei pescadores de homens”.
O treinamento, além de capacitar o voluntário, te ajuda a conhecer melhor as habilidades dele, podendo aproveitá-las da melhor forma.
Um bom líder é aquele que conhece seu time e delega funções de maneira personalizada, de modo que as habilidades de cada membro sejam bem aproveitadas e as tarefas sejam executadas de forma mais eficaz.
Quando você treina os seus voluntários faz com que eles vejam que você acredita, investe e os valoriza.
5. Alinhe expectativas
Para alcançar metas e objetivos, o time precisa estar alinhado e entender o que deve ser feito. Com uma comunicação eficaz, é possível fazer com que todos sigam na mesma direção.
Então, mesmo treinando seus voluntários, jamais deixe de alinhar suas expectativas com eles e deixe claro o que você espera deles.
6. Combine habilidades com oportunidades
Como líder, é importante que você aprenda a identificar quem é mais adequado para lidar com determinadas tarefas, para que os voluntários desenvolvam e qualifiquem suas habilidades.
Então, dedique tempo para ajudar os voluntários a encontrar oportunidades que combinem com as habilidades e gostos deles. Para isso, faça testes vocacionais e deixe sempre disponíveis as oportunidades de serviço no site da igreja.
7. Valorize os voluntários
Tenha uma coisa em mente: o reconhecimento não fere quem recebe, e não tira pedaços de quem o pronuncia.
Demonstre aos voluntários como o papel que eles desempenham é significativo no avanço da comunidade. Esse é um ato simples de gratidão que estimula a equipe, motiva os colaboradores, melhora o desempenho e atrai novos voluntários. Isso porque nós, seres humanos, gostamos de estar em lugares onde nos sentimos queridos e necessários.
Valorize os voluntários para que a satisfação de servir toque o coração de outros membros e nasça neles a vontade de servir.
Nós, do Atos6, ficamos muito felizes em te auxiliar e queremos ajudá-lo a conseguir novos voluntários para o seu ministério e desenvolver relacionamentos. Aproveite e veja nossos artigos sobre Doações, Comunicação, Gestão de Células, Gestão Financeira, Transmissão de cultos online e Tecnologia para igrejas.
Ja conhece o Atos6?
O Atos6 foi fundado e é gerenciado por uma equipe de cristãos, membros e servos engajados com a proclamação e o avanço do evangelho.
Criado há 7 anos e baseado no conceito All-in-one, o Atos6 auxilia as igrejas a gerenciar com eficiência e automatizar vários processos num único lugar.
O Atos6 possui mais de 350 mil usuários espalhados pelo país e auxilia as igrejas a gerenciar com eficiência e automatizar vários processos num único lugar. Dentro das funcionalidades da ferramenta, é possível:
- Aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
O Atos6 é a plataforma completa para sua igreja viver seu propósito com excelência! Quer saber mais? Fale com nossos especialistas e veja como podemos te ajudar.
Assine nossa newsletter e fique por dentro de todo o conteúdo atualizado.