Como saber se a igreja está utilizando as redes sociais corretamente

Se durante anos as igrejas distribuiram boletins informativos nos domingos, atualmente existem muitas maneiras diferentes da sua igreja se comunicar com seus membros e comunidade.
Com a tecnologia, as igrejas migraram dos boletins informativos para o e-mail. Posteriormente, com a invenção das redes sociais, as igrejas passaram a ter novas ferramentas para engajar e transmitir mensagens para o corpo da igreja sem nenhum custo.
No entanto, a maioria das igrejas está atrasada quando se trata de realmente saber como usar as mídias sociais de forma eficaz. Mas. então, o que as igrejas devem fazer para ter certeza de que estão se envolvendo e se comunicando de maneira eficaz com seus membros?
Para te orientar, o Atos6 preparou esse artigo qua vai te ajudar a descobrir se a sua igreja está utilizando as redes sociais corretamente. Confira!
A sua igreja está se comunicando corretamente nas redes sociais?
Primeiramente, algo tem que ficar bem claro: existem várias plataformas de mídia social, e não há problema em NÃO estar presente em algumas. A sua igreja tem que estar nas redes que o público dela está.
Agora, para descobrir se a sua igreja está utilizando as redes sociais corretamente, você, primeiramente, precisa responder a quatro perguntas básicas da mídia social:
1. Por que você está fazendo isso?
Para saber se a sua igreja está utilizando as redes sociais corretamente, o primeiro passo é entender por que você deseja uma presença nas redes sociais.
Se o seu raciocínio for, mesmo que remotamente, “porque todos acham que devemos” ou “porque outras igrejas fazem isso”, sua plataforma operará abaixo de seu potencial, uma vez que, compreender a razão de estar nas mídias sociais ajuda a planejar todos os detalhes do conteúdo que será publicado.
2. Como você vai falar?
Obviamente, a equipe de comunicação pode buscar referências e inspirações nas redes sociais de outras igrejas, mas tal como cada ser humano, cada igreja tem uma voz única. Os perfis das redes sociais da sua igreja devem transmitir a identidade e cultura dela.
A melhor maneira de entender a voz de uma igreja é descobrir o estilo no qual ela opera. A sua congregação é mais formal ou casual? Bem humorada ou séria?
Se a maneira como você fala nas redes sociais é o oposto de como sua igreja se comunica, isso não será traduzido corretamente para aqueles que a conhecem e frequentam.
Outro ponto que tambem deve ser notado é com quem a igreja quer falar. Adolescentes tem uma linguagem bem diferente dos adultos e a adaptação da linguagem é imprescindível para gerar empatia e engajamento.
3. Qual é o seu objetivo final?
A comunicação vai muito além do número de seguidores, curtidas e visualizações.
Os perfis das mídias sociais de uma igreja não são lugares para publicações aleatórias e sem sentido. Cada postagem deve ter um objetivo.
Uma boa maneira de lembrar do objetivo final é se perguntar: e então, o que acontece a seguir? Como eu quero que as pessoas reajam à postagem? Para onde eu quero que eles vão depois de ver esta postagem? Quais impactos e reflexões eu quero despertar com esse conteúdo?
4. Por onde começar?
A resposta é simples: comece com um planejamento estratégico que esteja alinhado ao propósito da igreja.
Atente-se ao fato de que cada conta de mídia social deve ter consistência na criação de conteúdo e passar uma sensação semelhante. Elas podem ter expressões diferentes – como o ministério das crianças apresentando coisas de forma diferente do ministério dos jovens adultos – mas todas devem ter consistência em tom e design.
Cada plataforma deve ser semelhante. Todas as cópias, biografias e informações de contato, bem como as datas dos eventos, devem ter a mesma formatação básica e esquema de cores.
A internet tem o poder de aumentar o alcance da sua mensagem e uma grande presença nas redes sociais é mais do que possível para a sua igreja. Novamente, por mais que seja tentador tentar imitar outras igrejas nas redes sociais, a sua igreja tem que ter identidade própria. Entenda seu papel único e dado por Deus na comunidade e seja você mesmo!
Importância de um bom Planejamento de Comunicação
Muitas igrejas abordam sua comunicação aleatoriamente. Então, se você estiver reunindo várias ferramentas de comunicação sem levar em consideração como elas podem trabalhar juntas, provavelmente está cometendo esse erro.
No mundo empresarial, não se faz comunicação sem planejamento. Na casa de Deus, a comunicação também deveria ser bem planejada para se obter mais frutos para Ele.
Saber o que comunicar é tão importante quanto a forma como você se comunica. Sendo assim, a sua igreja precisa de uma estratégia voltada a construir relações fortes e duradouras de uma marca com seu público.
O Planejamento da Comunicação é a utilização de forma planejada, integrada e contínua de todas as ferramentas comunicacionais disponíveis, para transmitir mensagens e conteúdos relevantes, buscando sempre a melhoria da percepção dos objetivos da Igreja e dos serviços prestados por ela.
Uma comunicação bem planejada e bem executada é a chave para a evangelização, aproximando a membresia da igreja e levando a mensagem para aqueles que ainda não a conhecem.
Por fim, um plano de comunicação abrangente descreve todas as táticas que a igreja usa para se comunicar e, em seguida, descreve como cada uma delas será usada para convidar intencionalmente as pessoas a um envolvimento mais profundo com a igreja e sua missão.
Esperamos que tenha gostado do artigo. E se ficou com alguma dúvida, deixe-a nos comentários. Nós, do Atos6, estamos mobilizados em ajudar você nesta época desafiadora para a Igreja.
Agora que você já leu o artigo sobre como saber se a igreja está utilizando as redes sociais corretamente, clique aqui para diagnosticar a comunicação da sua igreja e saiba como manter a membresia engajada.
Já conhece o Atos6?
O Atos6 foi fundado e é gerenciado por uma equipe de cristãos, membros e servos engajados com a proclamação e o avanço do evangelho.
Criado há 7 anos e baseado no conceito All-in-one, o Atos6 auxilia as igrejas a gerenciar com eficiência e automatizar vários processos num único lugar.
O Atos6 possui mais de 350 mil usuários espalhados pelo país e auxilia as igrejas a gerenciar com eficiência e automatizar vários processos num único lugar. Dentro das funcionalidades da ferramenta, é possível:
- Aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
Clique no botão e saiba como podemos te ajudar!