Saiba como manter a membresia engajada | 7 dicas básicas

Você sabe como manter sua membresia engajada no tempo em que estamos vivendo?
Para cumprir as novas medidas de distanciamento social, igrejas em todo o mundo estão correndo para descobrir como ajustar suas operações ao digital e criar soluções que estabeleçam conexão direta e consistente com seus membros.
Assim, algumas comunidades estão produzindo performances e sermões para serem transmitidos em plataformas como o Facebook e o YouTube. Entretanto, independentemente do porte, as igrejas passam pelo desafio de manter sua membresia próxima, aquecida e ativa.
7 dicas básicas para manter a membresia engajada
O Atos6 preparou esse artigo sobre como manter a membresia engajada e unida, mesmo com a distância, para ajudar você e sua congregação nesse período de adaptação. Confira!
#1 Entenda como funciona o algoritmo
A maioria das pessoas não tem uma clara compreensão de como a internet funciona.
De um modo geral, quando as pessoas falam sobre algoritmos, elas estão falando sobre algo mais específico, como as operações que alimentam nossos feeds de notícias nas mídias sociais, ou que estabelecem o ranqueamento nos mecanismos de pesquisa, como o Google.
Nesse contexto, o algoritmo é uma sequência de raciocínios, instruções ou operações para alcançar um objetivo. São finitos, ou seja, quando um programa de computador trava, é porque ele está recebendo informações que não foi programado para processar, ou seja, cenários que, dentro das suas funcionalidades, foram calculados.
Logo, os algoritmos são regras que analisam as plataformas digitais para entender como elas funcionam. Eles reconhecem as informações, textos, e imagens e as posicionam dentro de uma página.
Dessa forma, os algoritmos são essenciais para compreender o comportamento do usuário na internet e aprimorar recursos e estratégias digitais.
O que fazer, então?
Quando o assunto é manter a membresia engajada, evite textos longos nas imagens, uma vez que os algoritmos têm limite de 20 palavras por imagem. O restante você pode, tranquilamente, colocar na legenda ou descrição.
Outra dica importante é que os algoritmos influenciam a criatividade e originalidade. O próprio Google alterou, em 2019, seu mecanismo de ranqueamento na busca, de forma a dar mais visibilidade a conteúdos originais e deixá-los por mais tempo no topo dos resultados.
Então, quanto mais material único e exclusivo a plataforma tiver, mais relevante ele será considerado. Quanto menos padronizada as imagens, típicas de bancos de dados, melhor.
Dica Atos6: Existem algumas plataformas, como o Canva, que podem te auxiliar a criar imagens originais.
#2 Tenha uma linha editorial
Criar um conteúdo exclusivo é muito importante para manter a membresia engajada, mas quando falamos de marketing de conteúdo, antes de qualquer outra coisa, é necessário definir qual linha editorial você vai seguir.
A linha editorial é como um calendário guia de assuntos que serão trabalhados em seus posts. Com ela, você planeja e organiza o conteúdo que será postado através de tópicos.
Para montar uma linha editorial é preciso, no mínimo, saber:
- Palavras-chave;
- Data de postagem;
- Formato do conteúdo.
Esses são apenas alguns tópicos que servem como um ponto de partida para você delimitar suas estratégias de Marketing de Conteúdo. A linha editorial pode ser diferente, dependendo do canal de comunicação, mas ela sempre te dará uma visão ampla das temáticas de conteúdo.
#3 Exerça a criatividade
A criatividade é o ato de ser criativo, palavra que define a capacidade de criar e de inventar. Também indica a qualidade de quem possui ideias originais ou se mostra capaz de inovar.
Ao contrário do que muitos imaginam, a criatividade não é um dom ou um talento, é uma habilidade que deve ser desenvolvida e aprimorada constantemente.
Então, para manter a membresia engajada, saia da mesmice. As pessoas cansam rápido do mesmo tipo e formato de conteúdo.
Na falta de criatividade, busque inspiração!
Dica Atos6: Existem vários sites com portfólios para você se inspirar. O Behance, por exemplo, é uma plataforma da Adobe que os profissionais criativos podem exibir seus trabalhos e descobrir trabalhos criativos de outras pessoas.
#4 Adapte a linguagem
A adaptação das suas mensagens às vontades e necessidades do seu público aumenta suas chances de chamar a atenção dele e estabelecer conexões.
Dessa forma, conhecer a membresia e criar personas, facilita o trabalho de adaptar a linguagem do conteúdo e manter a membresia engajada.
E para isso, quanto melhor você conhecer os membros da sua congregação, mais sucesso terá em engajá-los digitalmente.
Entretanto, evite o achismo! Imaginar ou tentar deduzir os interesses dos membros podem te levar ao erro.
Por isso, elabore uma pesquisa detalhada sobre os membros para planejar e entregar um conteúdo que vá cativá-los verdadeiramente. Dessa forma, além de saber as preferências do público, a pesquisa pode te ajudar a determinar o melhor horário de postagem.
Dica Atos6: use gatilhos para chamar atenção das pessoas!
Mais importante do que criar um conteúdo, é transmitir a informação que seu público quer ver e que agregue valor para ele.
#5 A igreja precisa estar onde as pessoas estão
Se a membresia está na internet, a igreja também tem que estar!
De acordo com dados divulgados pela União Internacional de Telecomunicações, em 2018, 4 bilhões de pessoas usavam a internet e 3 bilhões estavam nas mídias sociais.
Além disso, em fevereiro de 2019, 48% do tráfego das páginas da web, em todo o mundo, vinha de dispositivos móveis. Em abril de 2019, havia quatro bilhões de usuários móveis exclusivos em todo o mundo. Esse número corresponde a mais da metade da população mundial!
Em 2018, o IBGE estimou que somos um total de 208,5 milhões de brasileiros, enquanto a 30ª Pesquisa Anual do FGVcia, da Fundação Getúlio Vargas, de 2019, datou que há cerca de 230 milhões de celulares ativos no nosso país.
Somos, também, o maior consumidor de internet da América Latina!
Já a pesquisa da TIC Domicílios, mostrou que são 71 milhões de brasileiros que acessam a Internet somente pelo celular!
Sabe o que isso significa?
Com tanta atividade online, a igreja precisa empregar métodos de Evangelismo Digital.
Para isso, boas ferramentas fazem a diferença!
Se a maioria dos conteúdos são lidos pelo celular, porque as igrejas ainda fazem boletins impressos?
O mundo digital oferece inúmeras possibilidades para as igrejas e ministérios – com o marketing de conteúdo, as redes sociais e o aplicativo da igreja – criarem, desenvolverem e praticarem a missão de compartilhar a palavra de Deus com o mundo!
#6 A igreja não é templo
A igreja somos nós!
Em Timóteo, Paulo descreve a igreja como pessoas dedicadas a fazer o que for preciso para alcançar e ajudar os outros.
Assim, temos a responsabilidade de servir e ajudar uns aos outros como igreja.
Inclusive, na própria Bíblia, a igreja é sempre uma referência às pessoas, não a um lugar. A pandemia do COVID-19 e o distanciamento social para impedir a propagação deste vírus, apenas reafirmam que a igreja são pessoas que vivem o Evangelho em suas palavras e ações.
#7 Pesquisa de satisfação
Por fim, para manter a membresia engajada, procure sempre saber, através dos membros, como foi a experiência deles com as transmissões, as doações online e a adaptação com o aplicativo. Pergunte:
- Quais foram os pontos altos e baixos?
- O que o surpreendeu?
- O que pode ser melhorado?
Se seu desejo é manter a membresia engajada, esteja próxima a ela, faça ela se sentir confortável em dar sugestões e críticas construtivas.
Além disso, ouça também os seus colaboradores, aqueles que estão sendo fundamentais para a adaptação da igreja ao digital. Ouvir as opiniões e sugestões é uma forma de valorizar todo o trabalho desenvolvido pelos seus colaboradores.
Quer saber mais sobre como manter a membresia engajada?
Assista nosso webinar Como Engajar a Membresia Digitalmente: Tudo que Você Precisa Saber!
Ele conta com a presença de David Souza, especialista em marketing de conteúdo e fundador da Marinho Marketing, e Márcio Bonfim, especialista em mídias sociais!
Solução Atos6
Conheça nossas soluções integradas com aplicativo, transmissão online e doação!
Baseado no conceito All-in-one, o Atos6 possui mais de 350 mil usuários espalhados pelo país e auxilia as igrejas a gerenciar com eficiência e automatizar vários processos num único lugar.
Dentro das funcionalidades da ferramenta, é possível:
- Aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
Clique no botão e veja como podemos ajudar sua igreja a revolucionar a comunicação com a membresia!
Esperamos que este artigo tenha ajudado você. Agora que você já sabe como engajar sua membresia e manter as pessoas unidas mesmo com a distância, saiba que nós, do Atos6, estamos mobilizados em ajudar você nesta época desafiadora para a Igreja.
Confira o que produzimos até agora:
- Conheça as Alternativas para as igrejas diante do Coronavírus;
- Saiba como as igrejas devem agir diante do Coronavírus;
- Veja como as nossas soluções integradas com aplicativo, transmissão online e doação inteligente online podem lhe ajudar ainda mais neste momento;
- Coronavírus: manter ou cancelar encontros e células?
- 5 passos para transmissão de cultos online;
- 10 razões para sua igreja priorizar a doação on-line;
- 6 tendências tecnológicas para igrejas;
- 10 principais motivos pelos quais sua igreja precisa ter um site;
- 6 motivos para evangelizar através da internet;
- Estágios da igreja digital: saiba qual é o seu
- 36 questões respondidas sobre como a MP 936 impacta as igrejas
- Transmitindo a igreja: 6 dicas de como se portar diante da câmera
Deixe nos comentários o que achou do artigo e assine nossa newsletter para ficar por dentro do nosso conteúdo atualizado.