Como ter constância na vida ministerial?

A vida cristã é feita de altos e baixos – claro, por parte do ser humano. Afinal, o Senhor é imutável e constante em tudo o que é e faz e, nós, pelo contrário, oscilamos em nossas emoções, sentimentos, pensamentos e desejos. É um desafio para o cristão manter-se sempre inabalável e constante, apesar de necessário.
Se você é pastor, líder ou voluntário em sua igreja, sabe que o mesmo se aplica à vida ministerial. Embora haja dias de vitórias, conquistas e muita motivação, há aqueles em que o desânimo bate à porta e tudo parece se tornar desafiador demais.
É justamente nos dias escuros que a constância se mostra valiosa e essencial. Continue lendo!
Constância x Conveniência
Precisamos concordar: é fácil permanecer animado quando:
- Os voluntários estão engajados;
- O ministério/departamento está alcançando todas as metas;
- Os cultos estão cheios de gente;
- Os líderes da igreja estão alinhados à visão do pastor;
- Sua célula está multiplicando e dando frutos.
Quando o oposto acontece e não se encaixa em nossa conveniência, em contrapartida, o nosso instinto é largar o peso das costas e simplesmente entregar a luta, não é? É aqui que passamos a culpar a nós mesmos, os voluntários, os membros ou até o próprio Deus – a derrota é um sentimento que nenhum ser humano quer vivenciar, mesmo que isso seja inevitável.
No entanto, embora seja uma reação quase que automática do ser humano, permanecer constante é primordial para um ministério bem-sucedido e para o cultivo de uma vida que agrada a Deus. Afinal, o Senhor não para de operar por nós quando viramos as costas para Ele, não é? O mesmo deve se aplicar a nós.
A seguir, listamos algumas dicas práticas de como manter a constância na sua vida ministerial mesmo em tempos difíceis:
#1 Mantenha-se sempre em comunhão com Deus
É o nosso relacionamento com o Senhor que nos fortalece e nos mantém firmes em sua presença diante de qualquer situação. Essa é a primeira chave, também, para manter-se constante e ativo no seu ministério.
A paixão pelo ministério e a função que o Senhor te concedeu será constantemente renovada à medida que o seu relacionamento com Deus for aprofundado. Passamos a compreender, afinal, que o nosso serviço no Reino é, na realidade, uma oferta de amor e gratidão por tudo o que Jesus já fez por nós, e não uma moeda de troca que pode ser utilizada para exigir bênçãos do alto.
Nesse caso, independentemente do momento atual e do sentimento que prevalece em nós, permanecemos constantes no ministério, compreendendo que o mérito é do Senhor e é por Ele que fazemos – essa compreensão só é revelada a nós quando cultivamos e priorizamos comunhão com Deus.
#2 Zele pela comunhão com os irmãos
A Igreja é tão poderosa porque, juntos, cada ser humano falho e limitado consegue caminhar e desempenhar o ministério lindo que Deus o concedeu, de mãos dadas a outro ser humano igualmente limitado. A comunhão com os irmãos é também, dessa forma, uma chave para manter-se constante em sua vida ministerial.
Zele por se manter alinhado aos voluntários do seu departamento, aos líderes da sua igreja, aos membros da célula, e assim por diante. Ter para quem prestar contas é essencial para permanecer disciplinado em seus compromissos e manter a constância em sua vida ministerial.
Leia também: 6 elementos de uma reunião de equipe bem-sucedida na igreja
#3 Seja organizado
Mesmo que você tenha paixão e disposição para trabalhar em seu ministério, uma equipe forte com quem contar e um compromisso sério com o Senhor, sem organização, certamente a constância não será mantida.
Para que todos os compromissos da sua vida ministerial sejam cumpridos com excelência, portanto, é essencial gerenciar tarefas e o seu tempo para que sejam executadas – isso se aplica a tudo na vida.
Quando falamos em cuidado de pessoas e gestão de finanças, por exemplo, digitalizar esse processo é uma ótima maneira de economizar tempo, eliminar riscos de erros e profissionalizar o trabalho. Afinal, tarefas serão automatizadas e você poupará tempo e esforço para aquilo que é estratégico.
Pega nossa dica aqui:
Com a plataforma do Atos6, você consegue automatizar processos que, anteriormente, seriam feitos à mão e conta com funcionalidades que permitem você analisar seu desempenho e pensar em alternativas.
O sistema ainda conta com:
- Gestão financeira;
- de membros;
- de células;
- Gestão de ensino;
- Gestão de eventos;
- Aplicativo personalizado.
Tudo no mesmo lugar! Isso quer dizer que dos dados que você tem no módulo membresia, por exemplo, podem ser reaproveitados para alocar as pessoas às células / pequenos grupos ou encaminhá-las para o acompanhamento que necessitam naquele momento.
O mesmo é possível quando falamos das finanças e do ensino – todos os módulos trabalham juntos para facilitar seu dia a dia.
Essa ferramenta pode ajudar o dia a dia de pastores, líderes de departamentos, líderes de célula, tesoureiros e secretários.
E além da plataforma de gestão, o Atos6 ainda oferece às igrejas um app 100% personalizado que também é integrado à plataforma, além de uma ferramenta de doações online. Leia aqui embaixo e conheça:
Atos6 Pay: explore essa funcionalidade conosco!
Clique no botão abaixo e agende uma demonstração gratuita com os nossos consultores:
#4 Aceite ajuda e delegue funções
Por último, peça e aceite ajuda – não faça tudo sozinho.
Tentar lidar com todas as responsabilidades ministeriais sozinho é garantia de sobrecarga. E com a sobrecarga, o cansaço bate à porta e, consequentemente, a inconstância.
Para evitar que isso aconteça, conte com a ajuda de uma equipe forte na qual você possa confiar. Isso fará com que o trabalho seja melhor executado, que novas lideranças sejam desenvolvidas e, por fim, que você se mantenha constante no seu trabalho.
Leia também: Conheça os benefícios de delegar funções no seu ministério
E aí? O que achou das nossas dicas? Pronto para manter a constância na sua vida ministerial mesmo nos momentos improváveis?
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Você pode estar atrapalhando o crescimento da sua igreja sem perceber!