Comunicação e tecnologia na igreja: como isso impacta no Reino atualmente?

Como a comunicação é tratada na sua igreja? A tecnologia é, hoje, indispensável na igreja do século XXI, uma vez que vivemos em uma era em que tudo e todos estão conectados.
A igreja, nesse sentido, também pode e deve usufruir dos benefícios e utilidades que a tecnologia pode proporcionar nos mais diversos âmbitos – diferentemente do que muitos pensam, ela não se limita apenas às mídias sociais, mas abrange site, app, gestão, engajamento e atração de pessoas, igreja online e igreja híbrida.
Neste artigo, falaremos sobre como a comunicação e tecnologia estão atreladas na igreja de hoje e como ela impacta o Reino do Senhor. Continue lendo!
Tecnologia & Comunicação na igreja
Infelizmente, há ainda pastores que não enxergam a tecnologia e a comunicação como algo positivo para a igreja. Seja pela falta de informação, pelos pensamentos equivocados ou pela mentalidade fechada, diversas congregações ainda optam pelos métodos tradicionais para:
- Acompanhar e cuidar dos membros;
- Gerir todas as esferas da igreja;
- Receber ofertas, contribuições e doações;
- Comunicar-se com os membros.
Como consequência, o trabalho se torna menos eficiente e leva muito mais tempo para ser concluído – sem falar que a igreja acaba perdendo muitas oportunidades de alcance, engajamento, eficiência e otimização.
Precisamos admitir: hoje em dia, não há como executar um trabalho com excelência, sem o auxílio da tecnologia e sem uma comunicação eficiente.
Como a tecnologia impacta no Reino atualmente?
Com o intuito de melhor esclarecer esse ponto, elencamos 5 impactos da tecnologia e da comunicação na igreja hoje, a seguir:
#1 Para atrair pessoas
Uma igreja que cresce e que anseia por cumprir o Ide do Senhor, é uma igreja que está sempre pensando em estratégias para atrair mais pessoas. Afinal, o Reino não pode ficar estagnado, e toda igreja saudável possui como visão, o crescimento contínuo.
Para esse fim, a tecnologia pode servir como uma grande aliada. Afinal, a atração de pessoas não se limita apenas às pessoas que moram aos arredores da igreja, mas deve ser expandido para o máximo de pessoas possíveis – e esse alcance só é proporcionado com o auxílio de ferramentas.
Elencamos algumas dessas ferramentas cuja tecnologia pode favorecer a atração de pessoas:
- Redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter… essas são algumas redes sociais utilizadas pela igreja que podem ser muito efetivas na atração de pessoas. Nas redes, é possível divulgar projetos e programações da igreja, promover a identidade visual dela e reforçar sua visão, para que as pessoas a conheçam melhor;
- Site: ter um site, é ter um terreno virtual. O site é o lugar onde as pessoas podem encontrar a sua igreja para conhecer e se informar dos aspectos mais importantes: departamentos, visão, história, liderança, e assim por diante. E atenção: quando alguém está em busca de uma igreja, é nos mecanismos de busca que ela vai procurar – ela precisa encontrar o seu site;
- Transmissão online: para atrair pessoas, outra ferramenta efetiva é a transmissão dos cultos e eventos online da sua igreja. Muitas pessoas, antes de visitar sua igreja física, irão optar por assistir um culto online de suas casas, para então decidir se visitarão o prédio em si.
#2 Para engajar membros
Outro grande impacto que a tecnologia pode proporcionar à sua igreja é o engajamento dos membros. Por meio de diversos canais – que listamos a seguir – você mantém sua membresia antenada, motivada e informada. Isso só é possível com uma comunicação eficaz, e a tecnologia serve para facilitar esse trabalho.
- Redes sociais: assim como as redes sociais são efetivas na atração de pessoas, elas também são extremamente positivas quando falamos de engajamento dos membros – afinal, os conteúdos publicados também servem para nutrir, edificar e promover interatividade com os seguidores e usuários;
- Aplicativo: ao baixarem o app próprio da igreja, a membresia passa a cultivar e fortalecer o senso de identidade e pertencimento, e se mantêm sempre informada e atualizada do que está acontecendo na igreja, podendo se inscrever no evento de tem interesse, contribuir com projetos específicos, e assim por diante.
Leia também: Por que o aplicativo para igrejas aumenta o engajamento dos membros?
Sua igreja ainda não tem um app próprio? Clica aqui:
#3 Para gerenciar a igreja
Como a gente te disse no início desse artigo, a tecnologia na igreja não se limita apenas às redes sociais ou algo desse gênero, mas também está muito relacionada à gestão da igreja: de finanças, de membresia, de células…
Quem executa esse papel é a plataforma de gestão, um sistema específico que integra dados e, por meio de recursos e funcionalidades, automatiza tarefas e torna todos os processos muito mais simples e excelentes.
O Atos6, nesse sentido, é a plataforma de gestão específica para igrejas mais completa que você vai encontrar no mercado. Atualmente, auxiliamos a sua igreja com:
- Gestão financeira;
- De membresia e acompanhamento personalizado;
- Gestão de células e pequenos grupos;
- Gestão de ensino;
- App personalizado;
- Doações inteligentes (Atos6 Pay);
- Transmissão de cultos online (Atos6 Online);
- Gestão de eventos.
Tudo isso, graças à tecnologia na igreja. Quer ver de perto como funciona nosso sistema? Clique no botão abaixo e agende uma demonstração gratuita com os nossos especialistas!
#4 Para otimizar o trabalho dos departamentos
A tecnologia na igreja também impacta na dinâmica cotidiana de seu funcionamento – no trabalho dos ministérios e departamentos, por exemplo. Pense comigo: como as reuniões seriam feitas e a comunicação executada com excelência e agilidade, por exemplo, sem a tecnologia como aliada?
Não podemos negar que a tecnologia atua como um verdadeiro facilitador em diversos aspectos hoje em dia, e no dia a dia da igreja não é diferente.
A plataforma de gestão também entra como utilidade nesse caso. Através dela, é possível gerir equipes, inserir pessoas em departamentos, melhor consolidar cada membro, e assim por diante.
Sem falar que a tecnologia também está presente nas coisas mais simples que a gente nem percebe: os grupos no WhatsApp são um exemplo claro disso.
#5 Para acompanhar células, pequenos grupos, discipulado e novos convertidos
Por último, mais um impacto enorme da tecnologia no trabalho da igreja e no Reino do Senhor: hoje, é possível otimizarmos em muito a gestão de pessoas dentro das comunidades, de forma a consolidar com excelência, discipular com excelência e ainda gerir os pequenos grupos com excelência, no caso de igrejas que trabalham com a visão celular.
E como essa otimização é feita? Nosso exemplo mais sólido é a plataforma de gestão. O Atos6, visando facilitar todos esses processos, conta com duas funcionalidades específicas: Gestão de Membresia e Gestão de Células.
Com a gestão de membresia, é possível cadastrar todas as pessoas, acompanhá-las conforme suas necessidades, encaminhá-las para os próximos passos da jornada do visitante, e acolher os novos convertidos com o cuidado necessário.
Com a gestão de células, você cadastra todos os líderes, pequenos grupos e membros, recebe relatórios semanais das reuniões, acompanha a evolução de cada célula por meio de indicadores e gráficos que o sistema monta para você. Demais, não é? Saiba mais aqui.
O que você está esperando para aderir a nossa plataforma de gestão e deixar a tecnologia melhorar ainda mais o seu trabalho? Junte-se ao Atos6 agora mesmo!
E aí? Conseguiu perceber a importância da comunicação e da tecnologia na igreja? Conte conosco para levar sua igreja ao próximo nível!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Por que o aplicativo para igrejas aumenta o engajamento dos membros?