7 ideias de posts para as mídias sociais da sua igreja

Hoje em dia, não há ambiente melhor do que as mídias sociais para atrair novas pessoas, divulgar a igreja e ainda produzir conteúdo para os membros. Afinal, com o advento, cada vez mais predominante, da internet nas relações sociais e devido ao seu grande impacto no comportamento humano, não tem como ignorarmos essa ferramenta: devemos aproveitá-la.
Embora saibamos dessa verdade – a que devemos usufruir do máximo de ferramentas e instrumentos possíveis para propagarmos o evangelho e trazermos as pessoas até a casa de Deus – muitos pastores e líderes ainda têm preconceito e receio em relação à utilização das mídias sociais.
Geralmente, vemos as seguintes reações:
- Apreensão, porque eles não sabem como utilizar;
- Indignação, porque eles não acham que a igreja precisa utilizar;
- Desconfiança, porque eles não acreditam que há algo que possa ser melhorado a partir de sua utilização, ou;
- Êxtase, porque eles estavam esperando uma oportunidade para inovar.
Outros pastores, ainda, até gostam da ideia e reconhecem que as mídias sociais da igreja podem ser grandes aliadas para o avanço do ministério, mas acabam não sabendo utilizá-las devidamente ou não sabem exatamente o que devem publicar.
Foi pensando em todos esses tipos de pastores que nós preparamos esse artigo com 7 ideias de posts para as mídias sociais da sua igreja. Quer saber quais são? Continue lendo!
As mídias sociais da igreja
Há três coisas a serem refletidas e consideradas antes de começar a publicar conteúdo nas suas mídias sociais:
- O que você deseja que sua comunidade saiba? Quais notícias e avisos importantes você deseja que eles fiquem por dentro? Seus posts podem informá-los;
- O que você quer que as pessoas sintam? Que reação você deseja despertar nos seus espectadores e seguidores? Seus posts podem provocar isso.
- O que você quer que sua congregação faça? Seus posts são capazes de orientá-los nas próximas etapas de suas caminhadas com Deus.
Diante disso, você pode começar a analisar quais são os tipos de posts para seus públicos-alvos e iniciar a criação deles, sempre mantendo em vista essas 3 perguntinhas acima.
Mas atenção: não se conforme em apenas criar um conteúdo excelente, é preciso que você se preocupe também com o engajamento e o envolvimento do seu público em relação a esse conteúdo. Isso significa ter pessoas seguindo, curtindo, comentando, compartilhando, salvando e repostando as suas postagens.
Inclusive, estudos mostram que o conteúdo compartilhado por indivíduos é visto como mais confiável e tem oito vezes mais probabilidade de envolvimento, considerando que, quanto mais engajamento seu conteúdo obtém, mais algoritmos de mídia social o mostrarão a um público maior.
7 ideias de posts para as mídias sociais da sua igreja
E para que isso comece a se tornar possível, preparamos 7 dicas de posts (conteúdo) para você publicar nas mídias sociais da sua igreja e começar a ter muito engajamento. Aproveite!
#1 Resumos da pregação e frases-chave
Anotar as mensagens que o pastor transmite, além de ser uma forma de fixar as lições em seu coração e recordar dos ensinamentos depois de algum tempo, pode também ser extremamente útil para criar posts nas mídias sociais da sua igreja.
Isso porque, publicar pequenos resumos da pregação do culto anterior ou então as principais frases de impactos que marcaram a mensagem é uma estratégia muito eficaz de engajar os membros da igreja e ainda relembrá-los do aprendizado.
Não sabe exatamente como executar isso? Pega nossas dicas:
- Insira a frase de impacto que você deseja em uma foto do pastor seguida do nome dele, como em uma citação;
- Publique uma arte criativa contendo um pequeno resumo da palavra;
- Utilize os resumos ou as frases-chave como legenda das fotos do culto/programação ocorrida.
E por falar em fotos…
#2 Fotos e vídeos das programações anteriores
As fotos e vídeos curtos dos cultos e eventos da sua igreja são conteúdos perfeitos para divulgar a sua igreja, atrair visitantes e obter um engajamento maior por parte dos seus membros.
Por isso, invista em uma boa fotografia e na edição de vídeos rápidos e com qualidade, certamente esses serão os posts com maior repercussão nas suas redes.
Quer saber como melhorar a fotografia da sua igreja? Leia nosso artigo específico e aprenda 6 pequenos ajustes que vão revolucionar as suas fotos.
#3 Devocionais e versículos do dia
Os devocionais e os versículos do dia são posts excelentes para o cotidiano e para serem publicados ao longo da semana, considerando que eles edificam a vida dos seus membros e ainda mantém o engajamento dos seus seguidores mesmo quando não há tantas programações da igreja ocorrendo.
Para publicar devocionais e versículos, procure fazer artes que sejam padrão, para que esse conteúdo se torne um conteúdo recorrente – que seu público-alvo possa esperar sempre – além disso, pequenos vídeos também são ótimas pedidas.
Para isso, aproveite os recursos das mídias sociais! Veja alguns exemplos:
- Reels do Instagram: o reels é uma ótima ferramenta para vídeos curtinhos, de no máximo 30 segundos. Para aproveitar ao máximo essa funcionalidade, você pode fazer versículos do dia animados e devocionais no formato de frases, por exemplo;
- Vídeos do Instagram: aqui você pode publicar vídeos maiores, o que se torna ideal para chamar um líder da sua igreja para trazer uma breve palavra – o devocional daquele dia.
#4 Dicas de leitura e de entretenimento
Outra ideia muito legal para as mídias sociais da sua igreja são as dicas de leitura e de entretenimento – livros, filmes e séries cristãs, músicas, artistas – entre outros.
A geração desse tipo de conteúdo é ótima para despertar a atenção de pessoas que ainda não frequentam a sua igreja, por exemplo, além de ser um tipo de post que provavelmente terá muitos compartilhamentos.
Quer algumas dicas de filmes para criar seu conteúdo? Pega aqui no nosso artigo sobre filmes cristãos. E livros? Temos vários artigos com dicas de leitura excelentes também. Escolhe um link que te direcionaremos para lá:
- 5 obras de C.S Lewis que você precisa ler | Especial dia do escritor!
- 7 melhores livros para os novos convertidos;
- 20 livros que todo cristão deveria ler – Parte 1;
- 20 livros que todo cristão deveria ler – Parte 2.
#5 Agenda da igreja
Vamos relembrar a primeira coisa que você precisa analisar antes de começar a produzir conteúdo nas mídias sociais da sua igreja?
- O que você deseja que sua comunidade saiba? Quais notícias e avisos importantes você deseja que eles fiquem por dentro? Seus posts podem informá-los.
Lembrou?
Para que esse critério seja cumprido, é indispensável que a agenda e o cronograma da sua igreja esteja nas suas mídias sociais também.
“Ah, mas a agenda da minha igreja já está no site e no aplicativo, precisa colocar nas redes também?”
A resposta é sim. Lembre-se: além do grande alcance que as mídias sociais contêm, quanto maior a probabilidade de seus membros e das pessoas novas terem acesso ao seu cronograma, melhor.
Além disso, tenha sempre em mente que a agenda/cronograma da sua igreja precisa estar sempre em um lugar visível e fácil de ser encontrado. Afinal, não queremos que as pessoas percam tempo revirando em suas redes – que deveriam facilitar a vida delas – quando há programações em que elas possam visitar a sua congregação. Nossa dica é que você utilize a bio ou os destaques do Instagram, e a descrição da sua página do Facebook.
#6 Retrospectivas
Nossa sexta ideia de post para as mídias sociais da sua igreja é também uma dica super legal: retrospectivas.
As retrospectivas são formas de fazer seus seguidores e membros da sua igreja relembrarem coisas que vocês já viveram juntos enquanto igreja e família, além de despertar neles o sentimento de saudade e de gratidão. (Lembra do segundo critério a ser analisado antes de criar conteúdo para as mídias sociais? Rola lá pra cima e leia de novo!).
Além disso, as retrospectivas são meios de mostrar às pessoas que ainda não conhecem a sua igreja tudo o que ela pode oferecer a elas, o que é uma maneira muito bem-sucedida de divulgar seu ministério e atrair pessoas.
Para fazer isso, invista em pequenos vídeos, legendas bem elaboradas e fotos inéditas. Aqui, é interessante que você tente interagir com seu público-alvo: é o que falaremos a seguir.
#7 Interativos & divertidos
Como já mencionamos, tão importante quanto criar conteúdo para as mídias sociais da igreja, é fazer com que esse conteúdo tenha audiência, engajamento e interação: é preciso haver um impacto.
E para isso, nada melhor do que posts interativos e divertidos: um meme, uma enquete para as pessoas responderem, uma pequena votação, etc.
Ao contrário do que muitos pensam, você não precisa perder sua “seriedade” e postura para publicar um post assim. Na realidade, basta utilizar a criatividade e simplesmente postar. Quer algumas dicas de posts interativos? Pega aqui:
- Diga as coisas pelas quais você é grato nessa última semana;
- Responda [ esta pergunta ] comentando com um GIF;
- Marque alguém que você está convidando para ir à igreja neste fim de semana!
- Publique uma foto de como você está assistindo ao culto on-line e marque nossa página!
Viu? É muito fácil começar a interagir com seus seguidores (e muito divertido também).
Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e comece a aplicá-las hoje mesmo!
Quer conhecer o Atos6 melhor? Clique no botão abaixo que nós nos apresentaremos, também queremos conhecer você!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Diferenças entre o WhatsApp, as Redes Sociais e o Aplicativo para igrejas.