Sua igreja é do seu tamanho? | Série Igrejas que Crescem

Alguma vez você já se perguntou qual é o segredo das igrejas que crescem?
Certamente, já nos questionamos, alguma vez, o porquê de algumas igrejas crescerem abundantemente ano após ano, enquanto outras permanecem no mesmo lugar e com o mesmo número de pessoas há tanto tempo.
É claro que a qualidade de uma igreja não é definida pelo número de pessoas que frequentam os cultos, nem pela quantidade de células e departamentos que a igreja possui. Contudo, sabemos que tudo isso são evidências de uma igreja que trabalha e preza pela saúde do ministério: essa igreja está frutificando através do crescimento.
Portanto, é extremamente necessário abordarmos os segredos das igrejas que crescem, a fim de compreendermos os pontos chave e as ferramentas eficazes que precisamos implementar.
Uma coisa é certa: não existe um segredo em específico. Para que haja um crescimento saudável e constante, é preciso estabelecer metas, tomar uma série de medidas para que essas se tornem reais, e focar completamente nelas, com perseverança, dedicação e total dependência em Deus.
Abordaremos mais os segredos das igrejas que crescem nos nossos próximos conteúdos (fique ligado!) Nesse artigo, entretanto, convidamos você a refletir sobre motivação.
Quanto a sua motivação reflete em sua igreja? A sua igreja é do seu “tamanho”?
Acompanhe:
Pastores motivados, líderes motivados
“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.” – Abraham Lincoln
Um dos pontos principais para que a liderança de uma igreja esteja motivada, é que o pastor esteja motivado, em primeiro lugar.
No sentido da palavra, o pastor é aquele que cuida, guia e lidera as ovelhas do seu rebanho. As ovelhas, portanto, conhecem o pastor pelo seu tom de voz, e enxergam nele seu apoio principal para fazer qualquer coisa.
Assim sendo, se o líder principal da congregação não está trabalhando com motivação, consequentemente seus liderados também não estarão.
Cabe ao pastor a função de incentivar, instruir, mentorear e manter motivada toda a liderança da igreja, que por sua vez é formada de pessoas que cuidam de outras pessoas também. Nesse contexto, podemos concluir da mesma forma que…
Líderes motivados, igreja motivada
Líderes de célula, de ministério ou de departamento, também possuem ovelhas a serem cuidadas. Geralmente, quem realiza a consolidação dos novos convertidos são os líderes de célula em suas reuniões semanais. Para além disso, é nos grupos menores, tais como células e ministérios, que as pessoas são discipuladas e aprendem os primeiros passos a serem dados na fé.
É muito importante que a liderança como um todo compreenda o coração da igreja e a maneira como ela funciona de maneira mais efetiva.
Cidades, estados e países diferentes podem possuir culturas completamente distintas, e por conta disso, cabe aos líderes a tarefa de adaptar as formas de ensino, discipulado e abordagem de acordo com o povo que está sob sua responsabilidade. Só assim o trabalho será produtivo.
Dessa forma, com o pastor principal e os líderes comunicando-se e trabalhando na mesma visão, certamente haverá motivação na igreja geral, que por sua vez, passa a frutificar e a crescer.
Igrejas motivadas, igrejas que crescem
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, Ele retira; e todo que dá fruto, Ele limpa, para que dê mais fruto ainda.” (João 15:1-2 – King James).
Assim como os ramos, que possuem a tarefa de dar frutos, nós, como igreja, também fomos incubidos dessa preciosa missão.
“Vão às esquinas e convidem para o banquete todos os que vocês encontrarem.” (Mateus 22:9 – Parábola do banquete de casamento – NVI).
No entanto, para que uma igreja cresça fortalecida na videira verdadeira, frutificando e obedecendo ao mandamento de Cristo, é necessário que todos estejam motivados nesse propósito, de forma que os frutos venham naturalmente, como resultado do nosso modo de pensar e agir.
Sabemos que ter uma constância na nossa motivação não é uma tarefa fácil. Inclusive, há quem diga que só é possível manter-se motivado em momentos de tranquilidade e bons resultados.
Contudo, é exatamente nos tempos difíceis e na ausência de resultados consideráveis que a nossa verdadeira motivação é provada, revelando no que realmente depositamos nossa esperança e intenção. Somente uma motivação que algum dia já se abalou, torna-se inabalável. E apenas igrejas motivadas – ainda que em dias não tão fáceis – tornam-se igrejas que crescem.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas muito eficazes a respeito de motivação em tempos difíceis – como esse em que estamos vivendo – e meios de como mantê-la. Acompanhe:
Como manter a motivação em tempos de pandemia e reclusão social?
# Foque no que realmente importa
No primeiro capítulo da carta aos Filipenses, versículos 1 e 2, Paulo roga a Deus por seus irmãos da igreja de Filipos, para que continuassem crescendo em amor, conhecimento e entendimento, a fim de que “compreendessem o que é que realmente importa e vivessem vidas puras e inculpáveis, até o dia do retorno de Cristo.”
Essa oração deve se estender a nós até os dias de hoje e para as próximas gerações. Como os irmãos da igreja primitiva, também estamos sujeitos a nos distrairmos facilmente com as coisas deste mundo e deixarmos de focar naquilo que é maior e certamente mais valioso.
Portanto, no momento de trabalhar no serviço do Senhor e perpetuar a obra redentora de Cristo por nós, que possamos depositar nossa total dedicação e excelência naquilo que, quando tudo passar, não passará.
Certamente motivação não vai nos faltar.
# Encontre formas alternativas de realizar suas tarefas
O momento que vivemos modificou completamente o funcionamento de coisas que antes pareciam quase impossíveis de serem realizadas de outra forma. No contexto das igrejas e dos cultos não é diferente.
Todavia, não só devido à pandemia e a reclusão social que outras alternativas precisam ser pensadas, mas também por conta da necessidade que se tem das igrejas tornarem-se cada vez mais modernas, a fim de atenderem às novas demandas que se atualizam a cada dia.
Dessa forma, é importante enfatizar que os meios alternativos de comunicação e gestão não são mais apenas opções, visto que, hoje em dia elas se tornaram necessidades para a realidade das igrejas do século XXI. Os cultos on-line, as células remotas e as doações on-line se tornaram primordiais.
E ainda: não é possível nos mantermos motivados se permanecermos insistindo em coisas que não se encaixam mais no contexto em que estamos inseridos. As novidades são de extrema importância e urgência para que mantenhamos o foco e a dedicação no trabalho do Senhor.
Em Atos capítulo 6, observamos o acontecimento de quando os primeiros problemas de administração e gestão da igreja primitiva começaram a ocorrer. Naquela ocasião, os responsáveis pela congregação tiveram que tomar medidas para que o gerenciamento das tarefas eclesiásticas se tornasse mais fácil e eficaz.
Nos nossos tempos não é diferente. É preciso que os pastores das igrejas tomem medidas que tornem o serviço do Reino mais prático, efetivo e produtivo.
Você já conhece a plataforma Atos6?
Somos uma ferramenta que auxilia as igrejas a gerenciar com eficiência e automatizar vários processos num único lugar.
Dentro das nossas funcionalidades, é possível:
- Aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
Clique no botão abaixo e veja como podemos te ajudar!
# Mantenha a comunhão: Deus, família e comunidade
É difícil manter-se motivado quando se está sozinho. Inclusive, uma das maiores graças do cristianismo está em ganharmos, juntamente com todas as maravilhas que a cruz nos proporcionou, uma enorme família.
Tudo se torna mais leve quando decidimos dividir nossos fardos com mais alguém. Portanto, não hesite em depositar aos pés de Jesus todos os seus dilemas e culpas, e a possuir um ombro amigo para se fortalecer.
Nesse tempo de reclusão social, não deixe de preservar a comunhão com sua família e sua comunidade. Busque formas alternativas de comunicação – seja através de conversas virtuais, ligações e videoconferências – há sempre um meio de mantermos por perto quem é importante para nós.
Lembre-se: Invista em seus relacionamentos, uma igreja unida cresce extremamente forte.
# Aproveite esse tempo para investir em estudos
Nossa última dica, além de extremamente eficaz, é também muito relevante e se torna cada vez mais necessária conforme o tempo passa.
O investimento em conhecimento é um dos mais recompensadores que podemos fazer, além de ser uma ótima ferramenta para nos mantermos animados e com motivação para vivermos cada dia de cada vez.
Invista no estudo da palavra, em cursos on-line e em meios de atualizar seu conhecimento. Assim, os tempos de reclusão social se tornarão produtivos e de grande crescimento – seja este intelectual, profissional e espiritual.
Não esqueça: Não adianta insistir em formas que não são compatíveis com o tempo em que vivemos ou com a cultura em que estamos inseridos. Igrejas que crescem investem em novidades constantemente. Portanto, atualize seus métodos e seu conhecimento continuamente.
Gostou do nosso artigo? Comente aqui embaixo, queremos saber!
——————————————————————————————
Leia também: 6 dicas eficazes para o seu devocional em grupo e investimentos primordiais para igrejas.