Qual a melhor forma de gerenciar as escolas bíblicas da minha igreja? [Comparativo]

O departamento de ensino é extremamente importante dentro das igrejas. A partir das escolas bíblicas, os membros são incentivados ao estudo da Palavra e a ir mais fundo em seu relacionamento com Deus. Além disso, essa é uma ótima ferramenta para discipular e instruir novos convertidos e recém-chegados na congregação. Gerenciar as escolas bíblicas, nesse caso, é fundamental.
Não sabe quais temas lecionar nas suas turmas? A gente te ajuda! Leia:
- Escola bíblica para novos convertidos: o que lecionar?
- Para crianças: o que lecionar e como fazer isso?
- Escola bíblica para líderes de células e pequenos grupos: o que lecionar?
Para que todos esses objetivos sejam alcançados, porém, é importante que se saiba gerenciar as escolas bíblicas. Afinal, a organização e o planejamento são essenciais quando falamos de ensino: como você fará o controle dos alunos, das lições e das faltas? Tudo isso (e ainda mais) precisa ser bem administrado.
Tendo isso em vista, preparamos um comparativo para você descobrir qual a melhor forma de gerenciar as escolas bíblicas na sua igreja. Fique atento e acompanhe o artigo até o final!
Comparativo: qual a melhor forma de gerenciar as escolas bíblicas da igreja?
Existem diversas formas de gerir as informações e todos os detalhes envolvidos no departamento de ensino de uma igreja. Há quem faça à moda antiga, através de caneta e papel, há quem controle os alunos e as faltas por meio de planilhas digitais e há, por último, aqueles que contam com plataformas específicas.
Baseado nessas 3 formas, fizemos um comparativo de como cada uma delas funciona, bem como suas vantagens e desvantagens. Continue com a gente!
#1 Manualmente
A gestão manual é, como o próprio nome já diz, feita através de papel e caneta – uma tabela, um caderno, uma ficha ou algo do gênero.
Dessa forma, cada professor registra em algum lugar – um caderno, um bloco de notas – todas as informações que ele considera relevante a cada lição: o nome da lição, os nomes dos alunos daquela turma, as faltas e presenças e assim por diante.
Vantagens
A vantagem desse formato de gestão é a praticidade, uma vez que a pessoa responsável não necessita de mais nada além de um pequeno bloco de notas e uma caneta.
Desvantagens
Apesar dessa praticidade ser bastante atraente, as desvantagens da gestão manual superam em muito os benefícios. Uma vez que todas as informações são registradas manualmente, o risco de esquecer de registrar ou errar os dados é muito alto, sem falar que eles ficarão completamente desorganizados.
Consequentemente, as turmas não serão monitoradas da forma como devem ser, o que traz risco ao ensino e ao funcionamento das escolas dentro da igreja.
#2 Planilhas digitais
E como muitas pessoas sabem do risco e da inefetividade da gestão manual, as planilhas digitais se tornaram uma maneira bem comum de gerenciar escolas bíblicas, turmas, alunos, lições e frequência dentro do departamento de ensino da igreja.
Geralmente, monta-se uma planilha para cada turma a fim de registrar os nomes de cada aluno, as datas das aulas – seguido do nome da lição daquele dia – e o controle da presença ou falta dos participantes.
Essas planilhas podem ser feitas pelo Excel ou pelas Planilhas Google, por exemplo.
Vantagens
Uma vantagem bem positiva desse formato é a organização. As planilhas do Excel possibilitam que o responsável mantenha as informações organizadas e registradas em um só lugar – o que muitas vezes não acontece na gestão manual.
Além de serem práticas e proporcionarem uma gestão mais segura dos dados – quando comparada ao papel – as planilhas ainda podem ser acessadas por diversas pessoas ao mesmo tempo, o que torna possível que o supervisor de departamento monitore como estão as escolas bíblicas.
Desvantagens
Embora essa forma seja positiva em muitos fatores, ela ainda apresenta algumas desvantagens. Em primeiro lugar, podemos elencar a dificuldade de montagem e operação.
Pense comigo: para construir uma planilha completa e organizada, você levará um certo tempo, considerando o número de turmas e alunos que a sua igreja tem. Além disso, a cada turma nova, você precisará montar uma nova planilha – e assim por diante.
Sem falar que as funções são bastante limitadas e, apesar de serem mais seguras que o papel, as planilhas ainda possuem risco de perda de informações. Não podemos negar: as planilhas foram criadas com foco em cálculos, e não em controle e gestão de escolas bíblicas.
Você precisa de algo mais específico…
#3 Plataforma de gestão
Uma plataforma de gestão para igrejas é uma ferramenta digital e integrada que visa facilitar o dia a dia das igrejas de forma completa e eficiente.
Dentro do software, você pode cadastrar informações sobre a membresia da sua igreja, acompanhar o progresso das células e pequenos grupos, manter o controle sobre as finanças da igreja, gerenciar eventos e, finalmente, gerenciar as escolas bíblicas.
Vantagens
Organização, eficiência, excelência e facilidade são alguns dos muitos benefícios da gestão feita através de uma plataforma. Afinal, os dados são registrados dentro de um sistema seguro e, por isso, não correm o risco de serem perdidos e muito menos esquecidos.
Aliás, os campos das informações já estão prontos para serem preenchidos – basta o professor/supervisor executar um clique e pronto.
Além disso, uma das maiores vantagens dessa ferramenta é que ela é integrada aos outros módulos. Você pode aproveitar os dados que já estão cadastrados – no módulo de membresia, por exemplo – para montar as turmas e inserir os alunos com facilidade, sem ter que inserir os dados de todos os alunos novamente (um processo demorado).
A plataforma ainda proporciona que você envie os relatórios das aulas – com a frequência dos alunos, a lição daquele dia e afins – diretamente para o gestor do departamento ou para o próprio pastor, que se manterá atualizado da situação das escolas.
E mais: dentro do módulo de ensino, é possível inserir as lições do plano de ensino de cada curso e um resumo de cada uma delas – sem falar dos professores e da capacidade máxima de alunos em cada turma – outras informações que podem ser adicionadas.
Desvantagens
Quanto às desvantagens, nós diríamos que a única é o tempo que as igrejas perdem não conhecendo uma ferramenta dessas! Afinal, a plataforma é pensada exclusivamente para resolver os problemas de igrejas como a sua: que procuram fazer todas as coisas com excelência para o Senhor da excelência.
O Atos6 é a plataforma que você precisa para agilizar processos, otimizar o seu trabalho, gerenciar escolas bíblicas e levar a sua igreja para outro nível.
Dentro do Atos6 Módulo de Ensino, é possível:
- Cadastrar escolas, cursos e turmas;
- Enviar relatórios de aula;
- Visualizar indicadores de alunos e turmas;
- Adicionar salas de aula e programar as suas aulas;
- Informar data de início e horários das aulas;
- Criar cronogramas, além de adiar e atrasar aulas/lições.
Quer saber mais? Clica no botão abaixo que a gente te mostra:
E aí? Já descobriu qual dessas formas é a mais adequada para você gerenciar as escolas bíblicas da sua igreja? Comenta aqui embaixo o que você achou do nosso comparativo!
Quer saber como otimizar ainda mais o departamento de ensino da sua igreja? Nós temos mais dicas para você! Clica aqui que a gente te mostra: Saiba como otimizar a gestão de ensino da sua igreja.
E para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado e receber artigos semanalmente via e-mail, assine nossa newsletter ao lado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: A escola bíblica está monótona? 4 formas de diversificar suas aulas