Como encantar os visitantes da sua igreja com 6 dicas| Série Igrejas que Crescem

A jornada do visitante é um processo estratégico muito importante enquanto ferramenta de consolidação de pessoas e de crescimento da igreja. Dentre suas etapas, encantar os visitantes da igreja é uma das mais primordiais, considerando que, se uma pessoa não se sente à vontade em um lugar, ela não voltará.
É só paramos para refletir: você retornaria a um local que não te recebeu bem? É necessário pensarmos em meios que possibilitem essa “conquista” dos visitantes, de forma a fazer com que os esses sintam o desejo de retornar mais uma vez à igreja.
Nesse artigo, elencamos 6 dicas para tornar isso possível em sua igreja. Boa leitura!
#1 Recepcione-os bem
Nossa primeira dica para encantar os visitantes da igreja está relacionada com aquela máxima: tudo começa com uma boa recepção.
Afinal, ela faz total diferença na primeira visita de uma pessoa à igreja, e é o que causa a famosa ‘primeira impressão’.
Pensando nisso, você pode investir e estruturar uma equipe exclusiva para esse fim, que possa cumprimentar, orientar em relação a qualquer dúvida, segurar placas de boas-vindas e até ficar responsável pelo álcool em gel.
Outro ponto a ser considerado são os presentes – algo com o qual as pessoas possam lembrar com carinho da visita que fizeram. Algumas igrejas vão com tudo e distribuem canecas, camisetas e outras lembrancinhas com a marca da igreja.
Porém, caso não seja a sua realidade atual, você pode pensar em ações como:
- panfletos e folders personalizados de boas-vindas e contendo primeiros passos;
- um pequeno explicativo acerca da visão da igreja e apresentando os pastores e líderes;
- um voucher de café grátis na lanchonete da igreja.
Além disso, a ação de dar um presente/lembrança a seus visitantes tem o benefício adicional de facilitar a comunidade em identificar quem são eles para que deem as boas-vindas e coletem seu contato.
#2 Valorize a presença dos visitantes ao longo do culto
Segunda dica para encantar os visitantes da igreja: valorize-os!
É importante que se deixe claro aos visitantes que a igreja está muito feliz por recebê-los. Para isso, o pastor pode separar um momento do culto exclusivo para dar boas-vindas aos visitantes.
Um meio de fazer isso é enfatizar e celebrar a presença dos convidados durante o sermão, dar as boas-vindas aos participantes e expressar profunda gratidão por todos os convidados presentes.
O ato simples de pedir para que eles se levantem – caso se sintam confortáveis – e agradecer pela presença deles faz total diferença, também. Além disso, não esqueça de incentivar a membresia a falar com alguém que eles ainda não conhecem.
#3 Conte a história de origem de sua igreja
Outra estratégia muito legal quando falamos de encantar os visitantes é contar a história da origem da sua igreja, remetendo-a com carinho e enfatizando sua visão.
Assim, os visitantes se sentirão conectados e familiarizados com a sua igreja, considerando que, ninguém se sente à vontade em um lugar completamente desconhecido, não é?
Além disso, a história da sua igreja precisa ser relembrada e recontada, não só por conta dos visitantes, mas também de toda a membresia, como uma forma de motivação e incentivo. Você se lembra quando foi a última vez que fez isso?
#4 Apresente-os a alguém como eles
Nada mais efetivo para encantar os visitantes da igreja do que apresentá-los gentilmente a outras pessoas – que se tornarão novos amigos.
Durante uma conversa com eles, dê uma olhada ao redor para ver a quem você poderia apresentá-los. Essa ação é muito importante, também, para que a próxima etapa da jornada do visitante seja iniciada.
Dessa forma, apresente-os a um líder de ministério, um líder de célula ou a algum dos membros de uma equipe que esse visitante se identificaria. Essa pequena ação pode despertar neles a sementinha do “pertencemos a este lugar”, o que é quase que uma garantia de uma volta na igreja. É isso que queremos!
#5 Ajude-os a ver como a igreja pode atender às suas necessidades
Outra dica bem importante para encantar os visitantes da sua igreja é que você os ajude a saber o que a igreja pode oferecer a eles. Isso pode ser feito através da confecção de materiais instrutivos da igreja, ou através de uma programação especial exclusiva para os visitantes, como um café de integração, por exemplo.
Você também pode descobrir por que eles decidiram vir à sua congregação, se é uma primeira experiência com igreja, se eles já frequentaram outra igreja antes, como descobriram o seu ministério, e por aí vai.
Em outras palavras: tente entender as necessidades de cada um. As necessidades mais comuns sentidas são: finanças, casamento, paternidade e maternidade, e propósito / significado. Existe um pequeno grupo que eles possam gostar ou um evento especial que toca em seus interesses?
Mostre a eles que a sua igreja está pronta para acolhê-los e ajudá-los a crescer espiritualmente.
#6 Convide-os para um encontro
Cada nova pessoa que entra pelas portas de nossa igreja é uma oportunidade, não apenas para aumentar o número de membros, mas para reconhecer alguém como um irmão valioso do Reino de Deus que é digno de se sentir amado, incluído e cuidado.
Tendo isso em vista, marque um evento para que os recém-convertidos se conheçam. Esta é uma boa oportunidade para você conhecê-los e para eles também se conhecerem. Sendo assim, as pessoas entram como “estranhas”, mas saem como amigas.
Nesse encontro, você pode compartilhar a visão de sua igreja e como eles podem se envolver, apresentar-se como pastor, estar aberto para responder a quaisquer perguntas que as pessoas tenham e apontar os próximos passos.
Além disso, você pode realizar esses eventos uma vez por mês ou uma vez a cada 3 meses, dependendo de quantos visitantes você recebe. Coloque as datas em seu calendário e convide todos os recém-chegados tão preciosos.
Uma vez que o visitante é recepcionado, orientado e conduzido aos passos necessários para firmar sua vida com Deus e na Igreja, fica claro que a sua igreja é uma igreja acolhedora, como o corpo de Cristo deve ser.
Lembre-se: independente das ações que você for adotar na sua igreja, você deve fornecer aos visitantes adoração, crescimento espiritual, serviço e relacionamento em todas as etapas da Jornada do Visitante.
Conheça o Atos6
Um sistema de software abrangente da igreja pode conectar dados e membros e auxiliar as igrejas a otimizarem sua gestão e relacionamento com os membros.
Aliás, uma igreja que faz a gestão de membresia consegue, através de uma plataforma como essa, reunir dados importantíssimos sobre os membros e, assim, conhecer, cuidar e desenvolver seu rebanho.
Dentro das funcionalidades da ferramenta, é possível:
- Aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
Clique no botão e conheça já o Atos6!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: A importância de uma comunicação eficaz na igreja