Saiba o que a igreja deve fazer durante a quarentena

A tecnologia é uma ótima oportunidade para as igrejas se envolverem melhor com sua membresia. Das mídias sociais ao aplicativo próprio, a tecnologia pode resultar em melhor crescimento e evangelização.
A pandemia do COVID-19 e a medida de isolamento social para impedir a propagação deste vírus deixaram evidente a importância de uma igreja aliada à tecnologia para executar a missão de levar a palavra de Deus.
Se a sua congregação já tem um aplicativo para se manter próxima da membresia, saiba o que a igreja deve fazer durante a quarentena.
Entretanto, se a sua igreja não tem um aplicativo exclusivo para auxiliá-la no pastoreio da membresia, não perca mais tempo! Clique no botão e conheça o Atos6, a melhor e mais completa solução de gestão para as igrejas.
Então, o que a igreja deve fazer durante a quarentena?
1. Melhorar a comunicação
Em tempos de crise, ansiedade e medo, todos procuram orientação e liderança!
Enquanto estamos vivendo um momento claramente desconhecido, os líderes da igreja não devem permanecer calados.
Então, uma das principais coisas que a igreja deve fazer durante a quarentena é se comunicar com regularidade e honestidade, reconhecendo como isso impacta e muda a vida das pessoas e compartilhando planos que foram feitos.
Todas as igrejas no mundo, atualmente, deveriam ter a mesma prioridade pastoral de tranquilizar sua congregação e passar a mensagem de união e comunidade de fé!
Se você ainda não tem uma equipe responsável pela comunicação da igreja, é a hora que chamar membros para ficarem responsáveis por isso.
Você pode envolver voluntários! É hora de mobilizar pessoas para a área de comunicação.
Há inúmeras atividades, desde responder mensagens e comentários, até criar arte para as publicações, que podem ser feitos de casa.
2. Pensar fora da caixa
Estamos vivendo algo desafiador.
Então, não tenha medo de pensar fora da caixa, sair da zona de conforto e tentar fazer algo inédito.
Como você já sabe, a criatividade é uma das melhores formas de manter a membresia engajada.
Vão surgir coisas novas e a sua igreja pode ser uma pioneira, revolucionando a forma de transmitir Jesus para a comunidade, e até mesmo ajudando outras igrejas que estão passando por dificuldades de adaptação.
É fundamental que os pastores reúnam um grupo de líderes para ajudá-los a pensar e criar.
3. Estar mais próximo dos seus membros
A igreja precisa estar mais próxima da membresia em momentos nebulosos.
Uma dica do que a igreja deve fazer durante a quarentena é realizar pesquisas para saber como os membros estão lidando com o isolamento social, o que estão fazendo, como estão se sentindo, seus medos e aprendizados.
As pessoas estão sentindo falta do calor humano, do acolhimento que a igreja representa, mas cuidado para não ficar sobrecarregado com toda a responsabilidade. Peça ajuda a voluntários e delegue atividades para outros líderes e membros, principalmente se a sua igreja é de grande porte.
Esta crise é uma oportunidade para ser igreja e compartilhar o amor e paz de Jesus Cristo com todos ao nosso redor.
Todos nós devemos estar preparados para garantir que as igrejas permaneçam conectadas espiritual e emocionalmente, especialmente quando somos obrigados a nos desconectar fisicamente.
4. Mais intercessões
Mais do que nunca, o mundo precisa de oração!
Há várias formas das intercessões acontecerem, desde salas de videoconferência, ligações e mensagens nos canais como whatsapp e instagram.
Então, o que a igreja deve fazer durante a quarentena é incentivar a criação de grupos de oração e intercessão para que haja interação entres os membros e, juntos, orar por mais luz e misericórdia.
Graças a tecnologia, só porque as pessoas não podem se reunir fisicamente, não significa que não podem orar como uma comunidade.
Para saber mais sobre videoconferências e transmissão online, leia os seguintes artigos:
- 5 passos para transmissão de cultos online;
- Transmitindo a igreja: 6 dicas de como se portar diante da câmera
Grupos de oração fazem com que as pessoas se sintam igreja mesmo distante uma das outras.
5. Mais discipulado
Outra coisa que a igreja deve fazer durante a quarentena é estimular seus membros a criarem campanhas online para demonstrar amor e compaixão.
Pode ser algo simples, como cada membro escolher de 3 a 5 irmãos para ligar ou mandar uma mensagem de positividade e demonstração de interesse.
Ou até mesmo uma campanha para doação de cestas básicas e kits de higiene àqueles com condições mais vulneráveis.
Essa interação faz a igreja ser ainda mais igreja num momento tão difícil!
6. Acompanhar os novos convertidos
Quando falamos de novos convertidos, uma das primeiras missões da igreja é acolher esses novos membros. Acompanhar, explicar, ajudar o recém chegado à comunidade é um fator de suma importância e tem um grande significado para o novo convertido.
Assim como um recém-nascido precisa do leite materno nos primeiros meses de vida, para que tenha um crescimento e desenvolvimento saudável, o novo convertido precisa ser acolhido e introduzido a comunidade para que cresça forte e saudável junto a Cristo.
O que a igreja deve fazer durante a quarentena é cuidar, amar, acompanhar, estender a mão e direcionar o irmão no caminho do Senhor.
Este é o momento das igrejas que não tinham um grupo de integração para novos membros, criarem um comitê para receber os novos convertidos.
A equipe de integração deve ficar responsável por colher dados dos novatos e entrar em contato com eles, em até 24 horas, para dar as boas-vindas, orar por elas e conduzi-los durante esse período para que eles continuem sendo parte da igreja depois do período de quarentena.
Solução Atos6
Outra coisa que a igreja deve fazer durante a quarentena é ter um local dedicado para que as pessoas possam acessar as últimas notícias e atualizações, assegurando que toda congregação tenha uma maneira de se conectar com cada um de seus membros.
Conheça nossas soluções integradas com aplicativo, transmissão online e doação!
Baseado no conceito All-in-one, o Atos6 auxilia as igrejas a gerenciar com eficiência e automatizar vários processos num único lugar.
Dentro das funcionalidades da ferramenta, é possível:
- Aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
Clique no botão e veja como as nossas soluções integradas com aplicativo, transmissão online e doação inteligente online podem lhe ajudar.
Esperamos que tenha gostado do artigo. Agora que você já sabe o que a igreja deve fazer durante a quarentena, saiba que nós, do Atos6, estamos mobilizados em ajudar você nesta época desafiadora para a Igreja. Confira alguns artigos já produzidos:
- Conheça as Alternativas para as igrejas diante do Coronavírus;
- Saiba como as igrejas devem agir diante do Coronavírus;
- Coronavírus: manter ou cancelar encontros e células?
- 10 razões para sua igreja priorizar a doação on-line;
- 6 tendências tecnológicas para igrejas;
- 10 principais motivos pelos quais sua igreja precisa ter um site;
- 6 motivos para evangelizar através da internet;
- Estágios da igreja digital: saiba qual é o seu
- 36 questões respondidas sobre como a MP 936 impacta as igreja
Deixe nos comentários qualquer dúvida e assine nossa newsletter para ficar por dentro do nosso conteúdo atualizado.