6 tendências tecnológicas para igrejas

2020 começou bem movimentado. O mundo está mudando mais rápido do que nunca e as igrejas precisam se adaptar se quiserem alcançar pessoas para o Reino de Deus.
A tecnologia é uma ótima oportunidade para as igrejas se envolverem melhor com seus membros. Das mídias sociais ao aplicativo próprio, a tecnologia pode resultar em melhor crescimento e evangelização.
A pandemia do COVID-19 e o distanciamento social para impedir a propagação deste vírus, deixou a claro a importância de uma igreja ter a tecnologia como sua aliada na missão de levar a palavra de Deus.
Pensando nisto, reunimos 6 tendências tecnológicas para igrejas. Confira!
Mas primeiro, por que a igreja deve seguir as tendências tecnológicas?
Porque uma igreja tecnológica é uma igreja em crescimento!
A evolução da tecnologia permitiu acelerar a tradução da Bíblia para vários idiomas, além de facilitar o processo de distribuição de exemplares impressos e digitais. Através da internet, a igreja pode se comunicar com o mundo quase que instantaneamente.
Quando uma igreja segue as tendências tecnológicas, ela está ampliando:
- Qualidade de pastoreio;
- engajamento com os membros;
- alcance dos ensinamentos;
- qualidade e interatividade dos cultos e celebrações;
- eficiência em gestão.
A modernização das igrejas é um processo natural e levar o evangelho é uma tarefa que pode ser aprimorada com o apoio da tecnologia.
Então, agora que você já sabe porque a igreja deve ficar atenta ao avanço da tecnologia, veja as 6 tendências tecnológicas para igrejas!
1. Ser mobile
Embora não seja exatamente recente, o uso do celular continuará crescendo ano após ano. Então, se sua igreja não tem uma presença otimizada para celular, ela ficará para trás.
Em fevereiro de 2019, 48% do tráfego das páginas da web, em todo o mundo, vinha de dispositivos móveis. Em abril de 2019, havia quatro bilhões de usuários móveis exclusivos em todo o mundo.
Esse número corresponde mais da metade da população mundial!
Em 2018, o IBGE estimou que somos um total de 208,5 milhões de brasileiros, enquanto a 30ª Pesquisa Anual do FGVcia, da Fundação Getúlio Vargas, de 2019, datou que há cerca de 230 milhões de celulares ativos no nosso país.
A pesquisa da TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, mostra que, se considerarmos todos os meios de conexão, a proporção de internautas brasileiros que utilizam internet é a seguinte:
- Telefone celular (97%);
- Computador (43%);
- Televisão (30%);
- Aparelho de videogame (9%).
Além disso, são 71 milhões de brasileiros que acessam a Internet somente pelo celular!
Sabe o que isso significa?
Isso significa que a primeira das tendências tecnológicas para igrejas é ter presença digital e, ainda, ser compatível com dispositivos móveis!
2. Aplicativo da igreja
O aplicativo melhora a comunicação e funcionalidade de qualquer serviço. Quando falamos de tendências tecnológicas para igrejas, estamos falando em um aplicativo próprio para sua igreja:
- Estar onde as pessoas estão;
- ter uma comunicação altamente eficaz;
- reduzir custos;
- expandir o alcance;
- ampliar a qualidade do seu pastoreio;
- engajar os membros; e
- aumentar a receita da igreja.
Com um aplicativo próprio, os membros da igreja poderão se manter atualizados sobre eventos, reuniões, oportunidades de voluntariado e muito mais.
Pense nisso como uma maneira de melhorar a comunicação e manter um contato constante!
Se você quer entender melhor sobre as vantagens de um aplicativo próprio para sua igreja, clique aqui!
Há alguns critérios para que você possa escolher o melhor aplicativo para a igreja. Ele, por exemplo, precisa ter:
- Design atraente;
- tipografia agradável;
- imagens com boa resolução;
- layout limpo;
- ser prático, intuitivo e organizado;
- contar com um conteúdo diversificado.
Além disso, é fundamental que o aplicativo tenha funcionalidades interativas, como a possibilidade de curtir e compartilhar notícias.
Para entender melhor, leia nosso artigo que fala exatamente sobre o que você deve considerar antes de escolher o aplicativo da igreja.
3. YouTube
Outra tendência tecnológica para as igrejas é se concentrar no YouTube!
Que o YouTube é o maior portal de vídeos da Internet você já deve saber. Que milhares de vídeos são enviados ao site a cada minuto, você provavelmente já desconfia.
Mas você sabia que o YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo e o segundo site com mais tráfego, atrás apenas do Google?
O YouTube tem mais de 2 bilhões de usuários conectados por mês. Esse valor representa mais de um terço dos usuários da internet e, a cada dia, esses usuários visualizam mais de 1 bilhão de horas de vídeo.
Então, se sua igreja ainda não possui um canal no YouTube, crie um e comece a publicar conteúdo relevante. Se você já possui um canal no YouTube, mas tem deixado ele de lado, volte a criar conteúdo para essa plataforma!
O YouTube é a rede social mais poderosa e subestimada pelos líderes da igreja. Há um grande público lá e muitos deles adorariam ter mais conteúdo cristão atraente e relevante.
4. Transmissão ao vivo
A transmissão ao vivo se tornou uma das tendências tecnológicas para igrejas cada vez mais populares nos últimos anos. Ela é a maneira perfeita para sua igreja envolver membros que nem sempre conseguem participar das celebrações.
Obviamente, a transmissão ao vivo também oferece a chance de aumentar sua presença on-line. A boa notícia é que ela é econômica e permite que você alcance mais pessoas.
Se sua igreja tem um site, a dica é criar uma área para transmissão ao vivo. Agora, se você não deseja usar o site da sua igreja ou apenas deseja usar um serviço dedicado à transmissão ao vivo, precisará comparar os serviços para determinar qual estrutura e orçamento funciona melhor para sua igreja.
Há também opções gratuitas disponíveis. Nesse sentido, as duas mais relevantes são o Facebook Live e o YouTube Live.
O YouTube Live é bem simples e funciona de maneira semelhante ao YouTube. Já o Facebook Live você pode transmitir ao vivo usando seu telefone ou qualquer outro tipo de câmera, e é uma ótima opção se você já tem muitos seguidores no Facebook.
5. Arquivos na nuvem
A tecnologia do armazenamento em nuvem, a cada dia, ganha mais respeito entre os mais diversos segmentos de mercado.
Embora o armazenamento na nuvem já exista há vários anos e seja uma ótima opção para as igrejas, muitos ainda relutam em confiar nessa tecnologia.
Você pode não tem percebido ainda, mas provavelmente já está usando algum tipo de tecnologia em nuvem.
Se você usa serviços de e-mail como o Gmail, compartilha fotos em canais sociais como o Facebook ou faz backup das informações no seu iPhone, já aproveitou a tecnologia de armazenamento em nuvem.
As soluções baseadas na nuvem, geralmente, são mais rápidas, mais novas e mais fáceis de entender do que as soluções de desktop, e é por isso que são tão cada vez mais populares.
Dos benefícios de igreja ao armazenar arquivos e documentos na nuvem, podemos citar:
- Menos dispositivos;
- mais espaço;
- agilidade;
- segurança dos dados;
- facilidade no compartilhamento;
- praticidade no acesso.
Um exemplo fácil é o Google Drive, que é totalmente online e acessível apenas através do seu navegador.
6. Ferramentas all-in-one
Na era do armazenamento em nuvem, os processos de negócios se tornaram mais dinâmicos e as ferramentas mais eficientes.
Existem várias soluções disponíveis na Internet que permitem melhorar a qualidade do trabalho que você entrega. As ferramentas all-in-one, ou seja, tudo em um, são sistemas multifuncionais que podem reduzir o tempo e o investimento mental para realização de atividades, automatizando tarefas ou integrando os principais recursos em uma plataforma.
A principal tendência tecnológica para igrejas são as ferramentas all-in-one, como por exemplo, os softwares de gerenciamento da igreja, que permitem eliminar e otimizar tarefas administrativas da sua carga de trabalho, economizando tempo e dinheiro.
De eventos a serviços semanais, você está fazendo muito bem à sua comunidade. Então, por que sua igreja deveria gastar horas extras em tarefas administrativas quando existem ferramentas para automatizar processos e economizar dinheiro?
Nesse sentindo, você precisa conhecer o Atos6!
Atos6
Nascido em 2013 e batizada devido ao capítulo 6 do livro de Atos, que relata os primeiros problemas administrativos da igreja primitiva, a plataforma permite melhorar a gestão da instituição cristã e o relacionamento com seus membros.
Baseado no conceito All-in-one, o Atos6 possui mais de 350 mil usuários espalhados pelo país e auxilia as igrejas a gerenciar com eficiência e automatizar vários processos num único lugar. Dentro das funcionalidades da ferramenta, é possível:
- Aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
O Atos6 é a plataforma completa para sua igreja viver seu propósito com excelência!
Um dos diferenciais entre igrejas mais antigas e em declínio das igrejas em crescimento e com visão de futuro é o uso da tecnologia. Então, experimente essas tendências e veja como elas podem ajudar sua igreja a espalhar a palavra de Deus e criar novos líderes de ministério em todo o mundo.
Nós, do Atos6, estamos mobilizados em ajudar você nesta época desafiadora para a Igreja. Confira o que produzimos até agora:
- Conheça as Alternativas para as igrejas diante do Coronavírus;
- Saiba como as igrejas devem agir diante do Coronavírus;
- Veja como as nossas soluções integradas com aplicativo, transmissão online e doação inteligente online podem lhe ajudar ainda mais neste momento.
- Coronavírus: manter ou cancelar encontros e células?
- 5 passos para transmissão de cultos online
Ainda não conhece o Atos6? Vamos resolver isso!
Não perca tempo: clique no botão e veja como podemos te ajudar!
Gostou do artigo sobre as tendências tecnológicas para igrejas? Deixe sua opinião nos comentários!