4 formas de evangelização fora do espaço físico da igreja

Evangelização ou evangelismo, segundo o dicionário, significa: ação, desenvolvimento ou resultado de evangelizar; ação de divulgar os ensinamentos contidos no evangelho. Segundo a Bíblia, a palavra “evangelista” é encontrada no Novo Testamento, derivada do verbo grego euangelizomai, que quer dizer: “trazer boas-novas”, “anunciar boas-novas” ou, basicamente, “pregar o evangelho”.
Acima de tudo, pregar o evangelho é uma ordem do Mestre Jesus, emitida através de suas últimas palavras antes de retornar aos céus, após a ressurreição:
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.”
(Marcos 16:15).
Ao contrário do que muitos pensam, levar a mensagem da Cruz não é apenas para pastores e missionários que vivem a Obra em tempo integral, mas se expande para todos aqueles que um dia provaram do amor de Deus e nasceram de novo.
Em suma, se você é cristão e discípulo de Cristo, então você é um porta-voz do Evangelho, um missionário que carrega as boas novas e que a transmite de diversas maneiras.
No artigo de hoje, listamos 4 formas de evangelização fora do espaço físico da igreja. Continue lendo!
Como evangelizar fora das 4 paredes da igreja?
Vivemos em um país em que temos total liberdade para propagar a nossa fé e levar a mensagem de Cristo – as boas novas – para todas as pessoas. Isso é um presente da graça do Senhor que deve ser aproveitado ao máximo!
E antes que você pense ou limite sua capacidade dizendo que é tímido e não consegue se expressar verbalmente, precisamos te contar que evangelizar não significa só falar em alta voz que Jesus ama as pessoas. Na realidade, existem diversas formas de evangelização que podem ser executadas e que ultrapassam as 4 paredes da igreja – começando por…
#1 Redes sociais e site da igreja
A pandemia reafirmou o que a gente já sabia há algum tempo: a internet é uma ferramenta excelente e uma das formas de evangelização mais eficientes no tempo em que vivemos.
Seja através do Instagram, do Facebook, do WhatsApp ou do próprio site da igreja, diversas pessoas são alcançadas com a mensagem de Jesus através da internet. Os vídeos, as fotos, os banners e assim por diante, são grandes instrumentos, sem dúvidas.
Nas redes, é possível divulgar projetos e programações da igreja, promover a identidade visual dela e reforçar sua visão, para que as pessoas a conheçam melhor.
Ter um site, por sua vez, é ter um terreno virtual. Além de permitir que as pessoas conheçam o Senhor por meio de conteúdos e informativos, o site é o lugar onde as pessoas podem encontrar a sua igreja para conhecer e se informar dos aspectos mais importantes: departamentos, visão, história, liderança, e assim por diante.
Leia também: Comunicação e tecnologia na igreja: como isso impacta no Reino atualmente?
Já conhece o Atos6 App? Esse é o canal de comunicação e o aplicativo mais completo para atrair pessoas e engajar membros! Clique aqui embaixo e agende uma demonstração gratuita com os nossos consultores:
#2 Evangelismo de rua
O evangelismo de rua também é uma das formas mais populares de evangelização fora do prédio físico da igreja. Nesse formato, as pessoas saem nas ruas para falar do amor de Deus seja através da entrega de panfletos, um abraço, uma oração ou, simplesmente, o ato de ouvir alguém.
Essa estratégia geralmente é aplicada nos ministérios/departamentos de evangelismo e missões das igrejas, mas é uma prática e uma experiência que todo cristão deve vivenciar em sua caminhada com Deus.
Aqui, entram também os evangelismos através da arte: música, dança, teatro, pintura e assim por diante, e o mapeamento de lugares estratégicos: enquanto alguns irmãos optam por evangelizar nas casas, há aqueles que o fazem em praças públicas, shoppings, grandes centros e em sinaleiros, por exemplo.
#3 Cultos online
A transmissão dos cultos online é uma arma poderosa de evangelização. A estratégia é ideal para aumentar o alcance da igreja e para levar a mensagem de Cristo àqueles que nunca pisaram em uma igreja física – ou, porventura – que não podem fazer isso por motivos de saúde ou trabalho, por exemplo.
Sem falar que, por meio dos cultos online, as pessoas ganham a oportunidade de conhecer ao Senhor sem ter de se deslocarem de suas casas – futuramente, quem sabe, elas sentirão o desejo de visitar o prédio físico. Para evangelizar, nesse caso, basta enviar o link da transmissão para os seus contatos.
#4 Um a um | Seja luz
Por último, a forma mais eficaz e fundamental de evangelizar alguém: o um a um – e não estamos só nos referindo ao falar ou pregar, mas ao viver o evangelho na prática, no cotidiano.
Ser luz, nesse caso, é a maneira mais eficiente de apresentar Jesus a alguém. Cultivar uma postura e uma conduta cristã em todos os momentos, demonstrar na prática a mansidão e a humildade do Cristo que falamos, postamos e pregamos.
E aí? Você pode dizer que coloca em prática todas essas formas de evangelização? Caso ainda não, comece agora mesmo!
“Evangelismo é um mendigo contando ao outro onde encontrar o pão.” – Charles Spurgeon.
—————————————————————————————————————-
Não pare por aí! Aprofunde-se em nossa plataforma e descubra como revolucionar a gestão e a comunicação da sua igreja com mais facilidade e excelência! Clique aqui embaixo:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Atrair | Como atrair visitantes para as programações da igreja?