Atrair | Como atrair visitantes para as programações da igreja?

Como atrair visitantes para a igreja? O que fazer para que a sua comunidade cresça e para que a cultura de hospitalidade seja estabelecida? Uma igreja frutífera é uma igreja que avança em todos os âmbitos – o acompanhamento de visitantes é indispensável nesse cenário.
Tivemos uma conversa bastante interessante e produtiva com a Lívia Siqueira, Customer Success do Atos6, sobre esse tema tão relevante, que é também o primeiro passo da jornada do visitante. Acompanhe os principais pontos desta live!
Jornada do visitante
Chamamos “jornada do visitante”, o processo que envolve a chegada de um visitante à igreja pela primeira vez, até o momento em que ele decide tornar-se efetivamente um membro da congregação.
Essa jornada envolve 4 passos:
- Atrair;
- Conquistar;
- Acolher;
- Acompanhar.
Cada um deles é indispensável para que um visitante seja transformado em um membro efetivo e ativo na igreja. O primeiro passo “Atrair”, portanto, é o pontapé inicial, é ele que definirá todo o restante da jornada.
Atrair | O primeiro passo da jornada do visitante
Antes que alguém se torne parte do Corpo, ela precisa ser atraída a uma comunidade. Certamente, é o Espírito Santo quem convence e guia, em contrapartida, cabe à igreja comunicar as boas novas e fazer o convite.
“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?” (Romanos 10:14 – NVI).
Para atrair visitantes para a igreja é preciso trabalho, oração, perseverança e estratégias de sucesso. Listamos algumas dicas importantes para você a seguir:
#1 Por que é importante que a igreja tenha visitantes frequentemente nos cultos?
Por que a presença contínua de visitantes nos cultos e programações da igreja é algo tão importante?
De forma breve, a resposta é que isso faz parte da missão da igreja de Cristo. Que sentido tem um grupo de pessoas reunir-se semana após semana no prédio da igreja, sem que os perdidos sejam alcançados? É missão do Corpo fazer com que o Cabeça chegue a todos os lugares, e é de extrema importância que os visitantes venham para que conheçam a história redentora de Cristo.
Além disso, os visitantes frequentes também são indicativos de um trabalho bem-feito, de pessoas servindo com excelência e de uma boa gestão. Afinal, somente uma igreja cujos membros são bem cuidados, é uma igreja que frutifica.
Não dá para fugir: pessoas parecidas com Cristo atraem.
#2 Como estimular os membros da igreja a convidar novas pessoas para o culto?
Muito além de ‘forçar’ e comunicar como uma obrigação, estimular os membros da igreja a convidar visitantes é formar bons e efetivos trabalhadores do Reino.
Para estimulá-los, a primeira coisa a ser feita é mostrar aos membros a importância de gerar frutos. Muito além de simplesmente mandá-los fazer, você precisa mostrar a eles por que fazer.
Faça-os compreender, com base na Palavra, que não foram feitos para apenas frequentar uma igreja e ficarem cheios de conhecimento, mas para exercer seu ministério de reconciliação, dado a nós pelo Senhor.
“Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.” (2 Coríntios 5:18-20 – NVI).
O cuidado que você utilizar no momento de comunicar e estimular os membros a convidar pessoas e visitantes para a igreja definirá, sem dúvidas, o resultado final. Tenha zelo e temor ao Senhor: chamar visitantes não é algo apenas para encher a igreja, mas para reconciliá-los a Deus.
#3 Estratégias para atrair visitantes pela internet
Dentro desse primeiro passo, de atrair as pessoas para a igreja, há um meio bastante importante e efetivo. Uma vez que a igreja precisa estar onde as pessoas estão, é fundamental que você utilize a internet, a tecnologia, as redes sociais e demais canais para atrair visitantes.
Faça-se presente e se torne visto em um lugar em que as pessoas navegam diariamente e que se tornou parte de seu estilo de vida. Você pode fazer isso através de:
- Um ambiente digital exclusivo da igreja: saiba trabalhar com o canal que você tem. Sua igreja tem um app? Aproveite-o o máximo possível para engajar os usuários. Sua igreja tem um site? Otimize-o para que ele seja uma ferramenta de atração! Administre seus canais com excelência e não esqueça:
- Tenha uma equipe de mídia estruturada e organizada: é indispensável que você conte com uma equipe própria para criar, organizar e publicar os conteúdos da igreja. Ah! E não deixe de priorizar um cronograma para os conteúdos. Leia mais: 6 dicas práticas para impulsionar o Ministério de Mídia da sua igreja;
- Crie um ambiente próprio para os visitantes em seus canais: se a sua igreja tem um Instagram, crie um destaque de stories próprio para os visitantes, com informações úteis e necessárias (endereço, horários de cultos e programações, visão, missão e valores)… Um app? Crie uma seção específica para eles. Um site? Crie um formulário para que possam sanar dúvidas e contatar alguém! Desfrute o máximo possível dos recursos de seus canais de comunicação.
Para mais dicas como essas…
Assista nossa live completa sobre o primeiro passo da jornada do visitante: ATRAIR. É só clicar aqui no player abaixo e aprender muito!
E aí? O que achou das nossas dicas? Depois de atrair, você precisa conquistar, acolher e acompanhar os visitantes. Assim, eles se tornarão membros efetivos e frutíferos no Reino! Fique ligado que, em breve, os artigos desses outros passos estarão disponíveis aqui em nosso blog também.
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Como fazer um visitante retornar mais uma vez | Série Igrejas que Crescem