O que fazer quando os membros são resistentes à tecnologia na igreja?

A implementação da tecnologia na igreja gera uma ótima oportunidade para um melhor envolvimento com os membros, uma maior atração de novas pessoas e, em geral, para um crescimento em todos os sentidos. Das mídias sociais à plataforma de gestão e ao aplicativo próprio, a tecnologia pode resultar em diversos benefícios, destacando-se:
- Melhora na qualidade de pastoreio;
- Comunicação e engajamento mais efetivos com os membros;
- Maior alcance dos ensinamentos;
- Alta qualidade e interatividade dos cultos e celebrações;
- Eficiência e excelência em gestão.
Infelizmente, porém, alguns pastores e membros podem se opor à novidade, por diversas razões e argumentos. Neste artigo, vamos te ajudar a descobrir por que isso acontece e o que fazer quando os membros são resistentes à tecnologia na igreja. Acompanhe!
Por que alguns membros são resistentes à tecnologia na igreja?
Embora haja resistência por parte dos pastores e gestores, essa não é o único empecilho quando falamos em implementar tecnologia na igreja – seja para gestão ou comunicação.
Os membros da igreja também podem acabar questionando e ‘impedindo’ a implementação da tecnologia, por diversos motivos:
- Medo do desconhecido: completamente natural do ser humano, mas que pode gerar resistência na membresia da igreja, exatamente por não saberem exatamente como o processo da implementação vai se desenrolar;
- Zona de conforto: sem dúvidas, a zona de conforto é um problema. Acomodados com a realidade da igreja como está – seus processos e funcionamento – os membros (em especial aqueles mais antigos de igreja), podem se opor à implementação de algo novo;
- Mentalidade fechada: outros, ainda, não chegam nem a considerar a possibilidade da mudança. A mentalidade fechada é, aqui, a grande objeção. Os mitos, muitas vezes, são associados a esse fator – há quem pense que a implementação da tecnologia na igreja é algo “errado” ou “incoerente” na casa de Deus, chamando-a inclusive de ‘luxo desnecessário’.
Além dos motivos citados, é preciso ter em mente que muitos membros já estão acostumados com a forma como a igreja funciona, é gerida, se comunica e se apresenta, bem como a forma como relatórios são entregues, dízimos e ofertas são doados, inscrições em eventos são feitas, e assim por diante.
A resistência, nesse caso, será espontânea. Afinal, as mudanças são inegavelmente desconfortáveis, e é por isso que essa transição precisa ser conduzida da melhor forma possível pelo pastor e pelos gestores de cada departamento ou área da igreja.
Como convencer os membros a se engajarem na nova cultura de tecnologia na igreja?
Para isso, é preciso sabedoria e cuidado. Afinal, uma nova cultura não é implantada assim tão rapidamente e sem problemas pelo caminho. Você precisa de paciência e das estratégias corretas. Elencamos algumas delas a seguir:
#1 Comunique com sabedoria e antecedência
Mudar bruscamente algo que já acontece há muito tempo – como no caso da gestão manual – é uma ação arriscada e que certamente não será bem recebida pelos membros da sua igreja.
Portanto, se você deseja deixar os membros animados e envolvidos com a nova cultura de tecnologia na igreja, procure comunicar com antecedência e da forma correta – aja com sabedoria!
Comunicar a inovação na gestão e na comunicação da igreja com cautela, atenção, visão de melhoria – e que visa facilidade e excelência para os membros, para a igreja e para o Reino – é muito melhor do que comunicar uma mudança radical dos processos com os quais os membros já estavam familiarizados e adaptados.
Pega aqui nossas dicas práticas de como fazer essa comunicação:
- Faça uma apresentação completa das novas mudanças: algo dinâmico, visual e inteligente para expor aos membros o novo funcionamento da gestão e da comunicação da igreja;
- Fale sobre os pontos positivos: explique os benefícios trazidos pela nova cultura de tecnologia na igreja e, se possível, mostre um comparativo do tipo ‘antes e depois’;
- Aponte um caso de sucesso: seu caso de sucesso é uma igreja que já trabalha na dinâmica que você está implantando. Comunique depoimentos positivos e testemunhos do quanto a tecnologia auxiliou aquela comunidade, e que irá auxiliar a sua também.
#2 Faça uma demonstração
Para fazer os membros experimentarem na prática a nova cultura de tecnologia na igreja, nada melhor do que conceder a eles um “test drive”. Faça uma demonstração da plataforma em alguma área (eventos, finanças, células, conteúdos e comunicação), para que os membros fiquem mais seguros, animados e engajados com a nova cultura.
Caso a tecnologia incorporada seja um app próprio da igreja, por exemplo, inaugure-o inserindo conteúdos de valor à membresia: sermões gravados, devocionais exclusivos ou avisos e recados são ótimas alternativas.
#3 Tenha uma equipe de apoio preparada para auxiliar os membros nas dificuldades
Depois de implantar a cultura de tecnologia na sua igreja, conte com uma equipe disposta a auxiliar os membros em suas dificuldades: problemas com o uso da plataforma, do app ou do site, dificuldades em criar uma conta, problemas com adaptação – entre outros.
Com essa ação, certamente os membros da igreja ficarão mais confiantes e se engajarão mais facilmente na nova cultura. Afinal, eles não se sentirão “sozinhos” no período de adaptação.
#4 Não desista nos primeiros sinais de dificuldade
Não podemos te enganar: depois que a plataforma ou o app se tornarem seus aliados na gestão e comunicação da igreja, certamente você vai começar a escutar:
- “Eu não sei fazer”;
- “Não sou chegado nessa coisa de tecnologia”;
- “Tentei enviar meu relatório, mas não consegui”;
- “Não consigo fazer minha doação de forma online, o modo tradicional é melhor”
E isso é completamente natural. As mudanças, para que se estabeleçam, exigem alguns incômodos temporários – esse é só o processo de adaptação. Porém, para que a transição seja bem-sucedida, você precisa superar os atrapalhos e persistir, até que a nova cultura de tecnologia na igreja se estabeleça por completo.
É claro que a igreja não vai levar a sério a nova cultura se ela não for alicerçada e solidificada como algo fixo – sem que o pastor e os gestores fiquem abrindo exceções para a gestão manual e os processos antigos de novo e de novo.
Comece a implantar a cultura de tecnologia na sua igreja!
A tecnologia é uma grande facilitadora na gestão e na comunicação da igreja. A partir dela, os processos são simplificados, o tempo de trabalho é reduzido e o cotidiano das igrejas se torna muito mais eficaz e excelente – sem falar da credibilidade transmitida aos membros e não membros.
Contar com uma plataforma de gestão, um aplicativo e um site, por exemplo, é ter instrumentos de sucesso em mãos. Já parou para pensar que, com tecnologia, você pode alcançar muitas pessoas, além de atraí-las e engajá-las?
Com o Atos6 Gestão, nossa plataforma de gestão com diversos módulos (financeira, membresia, células, ensino), você pode:
- aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
E com o Atos6 App – o aplicativo personalizado da sua igreja – você melhora sua comunicação, mantém os membros sintonizados na sua comunidade todos os dias da semana e possibilita que os usuários tenham sua igreja, na palma da mão:
- Envio de notificação push para os membros;
- Doação online;
- Calendário de eventos;
- Postagem de vídeos;
- Mensagens diretas para a membresia;
- Devocional próprio da igreja;
- Divulgação de projetos;
- Relatório de célula;
- Busca avançada de membros;
- Design personalizado com a identidade visual da igreja;
- Integração com o Atos6 Gestão.
O Atos6 ainda tem uma plataforma gratuita própria para cultos online: Atos6 Online: explore essa funcionalidade conosco! E uma ferramenta exclusiva para doações online: Atos6 Pay: explore essa funcionalidade conosco!
E aí? Quer conhecer a plataforma completa para sua igreja viver seu propósito com excelência? Agende uma demonstração com os nossos consultores e veja o sistema funcionando na prática!
Conta pra gente: está pronto para quebrar qualquer resistência dos membros quanto à tecnologia na igreja? Faça bom proveito de nossas dicas!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Comunicação e tecnologia na igreja: como isso impacta no Reino atualmente?