Minha igreja estagnou, e agora? | 4 sinais de que a sua igreja está estagnada

Sua igreja vinha em um ritmo de constante crescimento, muitos visitantes em todos os cultos, as células se multiplicando, os membros se engajando, os voluntários se dispondo e, de repente, ela estacionou e parou de avançar? Você pode dizer que a sua igreja está estagnada?
Muitas igrejas passam por essa experiência, que pode ser extremamente desanimadora e até desgastante. Nesse cenário, o mais comum é que os pastores comecem a culpar a si mesmos ou culpar a liderança da igreja. Alguns chegam a pensar que seu tempo naquela obra acabou, ou até que Deus decidiu ficar em silêncio e não agir mais.
Nós sabemos que esse momento é difícil. Mas ainda assim, esse momento não é o fim. Sua igreja estar estagnada não significa que ela fracassou, mas que chegou a hora de tomar medidas intencionais para que ela avance.
Nesse artigo, você vai descobrir 4 sinais de que sua igreja está estagnada, para que você identifique e analise o seu próprio cenário. Pegue seu bloco de notas, redobre sua atenção, e boa leitura!
4 sinais de que a sua igreja está estagnada
Apesar de existirem problemas escondidos que impedem a igreja de avançar, há também alguns sinais bem perceptíveis que podem indicar que a sua igreja está estagnada. A seguir, você vai conhecer 4 desses sinais.
#1 Liderança conformada
Grande parte da responsabilidade de mover à igreja ao novo, animar os membros, incentivar os novos convertidos e acolher os visitantes, é da liderança da igreja. Quando você – enquanto pastor da igreja – começar a perceber que sua liderança não está mais em seu pique total, é hora de iniciar uma análise mais profunda.
É natural que as pessoas fiquem desanimadas, considerando que somos humanos e, portanto, estamos sujeitos ao sofrimento. Contudo, esses momentos ruins não podem (e nem devem) ultrapassar os bons momentos – nesses em que a obra está avançando – porque isso certamente pode indicar uma estagnação da sua igreja.
Portanto, quando você começar a ouvir frases como:
- “Mas assim já está bom, não tem necessidade de crescer ainda mais”;
- “Não há mais nada que possamos fazer, deixe as coisas como elas estão”;
- “A gente já fez tanto até agora, é hora de descansar”…
Está na hora de você começar a se preocupar.
Pense comigo: os membros e discípulos são reflexos dos líderes. Se os líderes estiverem conformados com a situação em que a igreja se encontra, os liderados também partilharão do mesmo pensamento. E isso é um problema.
Por outro lado, quando os líderes estão a todo momento olhando para frente e com os olhos fixos em Jesus e no sonho de avançar cada vez mais, é assim que os liderados pensarão também.
#2 Mesma frequência de pessoas nos cultos, eventos e células por muito tempo
É uma mera fantasia achar que a sua igreja irá crescer do dia para noite, visto que é preciso muito trabalho, persistência, coragem e o sustento constante do Senhor para que desfrutemos do crescimento saudável da obra.
No entanto, se a sua igreja vinha crescendo ao longo do tempo – da forma como deve ser – através das células, programações, eventos e discipulado, e, um dia, ela parou com esse processo e está já há algum tempo sem receber pessoas novas, esse certamente pode ser um sinal de estagnação.
Uma igreja saudável está sempre acolhendo visitantes, e não só isso. A igreja que avança busca acompanhar, discipular, instruir e, posteriormente, ensinar esses – até então – visitantes, para que eles façam o mesmo.
Por isso, se você passar a perceber que os meses estão passando e a sua igreja não está crescendo, comece a pensar em medidas. Baixe nosso e-book gratuito e aprenda alguns segredos das igrejas que crescem! Basta clicar na imagem abaixo e fazer o download:
#3 Não há doadores e ofertantes novos
O terceiro sinal visível de que sua igreja pode estar estagnada, é quando o número de doadores e ofertantes estaciona, sem que mais ninguém se disponha a colaborar na obra.
Você, pastor, certamente sabe que a igreja depende majoritariamente das contribuições de sua membresia. É através desses recursos que o prédio se mantém, bem como as contas são pagas, os eventos são realizados, os investimentos são feitos, e por aí vai.
Portanto, quando esse número de doadores estagna, não há como a igreja continuar avançando. Leia nosso artigo específico e descubra 5 indicadores de sucesso da gestão financeira da sua igreja.
#4 As células não estão se multiplicando
As células estão até funcionando, mas pararam de multiplicar? Isso certamente pode indicar uma igreja estagnada.
Como no organismo saudável, em que as células são nutridas, crescem e posteriormente se multiplicam, em uma igreja em células saudável, os pequenos grupos também estão sempre se multiplicando. Caso essa multiplicação cesse, há algo errado acontecendo.
É claro que o propósito da visão celular não é meramente o crescimento, tendo em vista todos os benefícios proporcionados pelas células e a beleza que essa visão carrega. Ainda assim, em igrejas saudáveis, a multiplicação dos grupos é algo espontâneo, e, caso não esteja ocorrendo, torna-se um sinal de estagnação.
E para todos esses sinais, temos um conselho para você:
Conheça o Atos6!
Baseado no conceito de integração, o Atos6 é um sistema de gestão para igrejas, que conta com diversas funcionalidades para te ajudar a cumprir seu propósito com excelência. Sendo assim, sua gestão financeira, de membresia, de células, comunicação, ensino e eventos são todas resolvidas de forma digital, inteligente e integrada.
Quer uma visão mais concreta? Com a nossa plataforma, é possível:
- Aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
Quer saber mais? Clique no botão abaixo que a gente mostra para você:
E aí, que tal tomar essa medida agora mesmo e sair da estagnação? Avance conosco! Queremos ajudar você a viver o seu propósito com excelência.
Leia nosso próximo artigo e descubra 5 dicas para a igreja avançar.
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Minha igreja estagnou, e agora? | 5 dicas para a igreja avançar