Principais características de um planejamento eficaz para sua igreja

Você sabe quais sãos as principais características para um planejamento eficaz para sua igreja?
Um novo ano começa e com ele o desafio de ter a certeza que o planejamento da sua igreja está alinhado aos planos de Deus. Então, como evitar os riscos de ações precipitadas ou sem direção?
Pensando nisso, listamos as principais características de um planejamento eficaz para a sua igreja. Vem com a gente!
#1 Previsões
Analisar e compreender o cenário atual em que a sua igreja se encontra é a base para um bom planejamento. Umas das características principais de um planejamento eficaz para sua igreja é a previsão. Ela estima e previne as condições do seu ministério, além de eventos futuros, considerando tanto as necessidades como potencialidades.
Assim, forme uma equipe para avaliar o contexto externo e interno da sua igreja. Para a análise externa, leve em consideração os aspectos que causam impacto direto, como: fatores sociais (inclusive demográficos), políticos, econômicos ou tecnológicos. Já para uma análise interna avalie o seu estado, recursos e potencial atual da sua igreja.
Com a avaliação dos contextos em mãos, você já identifica as necessidades e oportunidades. Estabelecendo, assim, prioridades e desenvolvendo planos.
#2 Objetivos claros
Onde a sua igreja quer chegar? É importante traçar um planejamento eficaz para a sua igreja estabelecendo objetivos claros e alcançáveis. Mas existem três tipos deles: central, crítico e específico.
Assim, o objetivo central é a exposição do propósito geral da igreja. Enquanto os críticos – administrativos e técnicos – são as divisões gerais de trabalho para executar o objetivo central. Já os específicos são as divisões detalhadas de trabalho para a realização dos objetivos críticos.
Desta forma, desenvolva com cada departamento e ministério uma planilha detalhando cada um dos objetivos – centrais, crítico e específico – alinhados à missão e visão da sua igreja. Reúna a liderança para revisitar regularmente.
Leia também: Planejando as ações da sua igreja para 2023: por onde começar?
#3 Plano de Ação
Não adianta ter uma descrição clara da missão, visão e propósito da sua igreja sem um plano de ação. Mas antes disso, é necessário definir bem esses quatro elementos abaixo:
- Programação – Estabeleça as etapas que devem ser seguidas para que um objetivo seja alcançado.
- Pessoa responsável – Defina quem realizará determinada função atribuída a ela.
- Cronograma – Estabeleça uma sequência temporal para os passos do programa.
- Orçamento – Aloque recursos necessários para alcançar um objetivo dentro de um período específico de tempo.
Agora sim, desenvolva seu plano de ação com esses passos!
- Primeiro, afirme os objetivos específicos: Ao revisar e analisar cada objetivo crítico e metas para cada performance, identifique as necessidades e defina o esforço necessário para manter o desempenho.
- Segundo, registre por escrito as metas de cada objetivo: Um bom padrão deve ser alcançável, com prazo definido de encerramento, de compreensão e aceitação pelo restante da equipe.
- Terceiro, identifique os passos do programa que são necessários para alcançar suas metas: Identifique as ações concretas necessárias para alcançar um objetivo específico. Assim, as metas estabelecidas para o seu objetivo específico oferecerá um guia para a maioria dos passos concretos. Coloque as ações em sequência e especifique o que deve ser feito.
- Quarto, e não menos importante, determine o orçamento: Estabeleça os custos de cada objetivo específico e passos do cronograma. Negocie como for preciso e defina uma relação com o orçamento geral.
#4 Revisão
Outra característica principal de um planejamento eficaz para sua igreja é a revisão. Por isso, ele precisa ser feita regularmente. Isso permite o monitoramento e avaliação do progresso para correções necessárias devido a variações e desvios. Além de permitir que a igreja encare as mudanças com confiança.
Quer saber mais sobre um planejamento eficaz para sua igreja?
É importante lembrar que cada igreja tem suas particularidades, adaptando assim seu planejamento de forma que melhor atenda suas necessidades. Então, baixe nosso ebook GRATUITO e aprenda os 10 passos para elaborar um planejamento eficiente para sua igreja.
Clique na imagem e aproveite esse conteúdo:

Descomplique seus processos e reduza a burocracia!
Nós, do Atos 6, nascemos com o propósito de auxiliar as igrejas a viverem seu propósito com excelência. Temos as melhores soluções de gestão para sua igreja em diversas áreas: financeira, de membresia, células, ensino e eventos. Conheça nossa plataforma completa a um clique.
Fale com nossos especialistas!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
————————————————————————————————————