Conheça os principais reformadores e o seu impacto na fé cristã | Especial Reforma Protestante

Feliz Dia da Reforma Protestante! Um marco na igreja cristã e uma data gigantesca que lembramos de forma especial em todos os dias 31 de outubro do ano. Este ano, celebramos seu 505° aniversário.
O dia escolhido se deu porque foi justamente no dia 31 de outubro de 1517 que Martinho Lutero – a figura central da Reforma – afixou suas 95 teses no Castelo de Wittenberg, contrapondo-se a diversos dogmas da Igreja Católica.
No entanto, embora Lutero tenha sido o “cabeça” da Reforma, outros nomes também se destacaram ao protestar a situação que vivenciavam e as distorções do Evangelho naquele tempo. Essas pessoas ficaram conhecidas como “Reformadores”, e é sobre eles o artigo de hoje. Continue lendo e conheça as pessoas que se destacaram na Reforma Protestante!
Os principais reformadores e o seu impacto na fé cristã
#1 Martinho Lutero (1483-1546)
Martinho Lutero foi um monge agostiniano alemão nascido em 1483, que dedicou boa parte da sua vida para o clérigo. Ele passou anos de sua vida lutando bravamente por sua própria salvação, até que recebeu do Senhor uma revelação que mudou tudo.
Ao ler Romanos, Lutero se deparou com o versículo: “o justo viverá pela fé” (Romanos 1:17) e, a partir daí, não conseguiu mais aceitar determinadas práticas da Igreja Católica que ‘negociavam’ a salvação.
Lutero era professor da Universidade de Wittenberg, onde lecionava cursos sobre os livros da Bíblia. Em 1517, quando os negociantes de indulgências se aproximaram de Wittenberg, Lutero fixou na porta da igreja da cidade suas famosas 95 Teses, reprovando aquela prática.
Depois disso, Lutero foi acusado como herege e precisou se refugiar no castelo de Wartburgo, o local onde iniciou a tradução da Bíblia para o alemão.
Sua atitude corajosa abriu as portas para uma grande revolução que, não só fundou uma nova igreja, mas revolucionou o mundo cristão.
#2 João Calvino (1509-1564)
João Calvino foi um teólogo, líder religioso e escritor francês. Foi o criador do Calvinismo e fundou a Igreja Presbiteriana, sendo peça-chave e um dos principais reformadores da reforma protestante por vários países da Europa Ocidental.
Calvino pertencia a uma família rica, estudou teologia e humanidades e, posteriormente, começou a estudar direito por ordem de seu pai na cidade de Orléans.
Em 1533, converteu-se ao Protestantismo e começou a escrever sua famosa obra: ‘Instituição da Religião Cristã’, um dos livros mais importantes do Cristianismo Reformado.
Quando em Genebra, João Calvino pregou o Evangelho e ensinou o povo sob os pilares dos princípios bíblicos – esse homem sintetizou um tipo de cosmovisão que influenciou não apenas a Igreja, mas a sociedade como um todo.
#3 Ulrico Zuínglio (1484-1531)
Ulrico Zuínglio foi outro grande nome da Reforma Protestante, destacando-se pela autoria dos 67 Artigos, um documento considerado a ‘carta magna’ da Reforma Protestante de Zurique. Ulrico defendeu a autoridade suprema das Escrituras e a salvação pela graça.
Por sua influência, a partir do ano de 1523, a cidade de Zurique começou a se tornar protestante, e em 1525 o culto foi adotado em lugar da missa.
#4 John Knox (1514 – 1572)
John Knox foi discípulo de João Calvino e um dos grandes reformadores da Reforma Protestante na Escócia. Ficou conhecido como um homem corajoso e que ninguém temia, exceto a Deus.
Knox foi o maior responsável pelas mudanças na igreja e na nação escocesa, lutou bravamente e suas ações significaram uma revolução, pois levou à destituição de Maria de Guise, que governava o país. Knox ajudou a escrever a nova confissão de fé e a ordem eclesiástica para a igreja reformada.
#5 Jan Huss (1369 – 1415)
Jan Huss foi antecessor de Martinho Lutero e de João Calvino e, influenciado por John Wycliffe – bem como estudioso de suas doutrinas – esse homem foi um importante adepto das ideias críticas ao catolicismo de sua época. Seu principal local de atuação foi a Boêmia, hoje República Tcheca
O que marca a vida de Jan Huss é a contraposição que tinha à autoridade da hierarquia eclesiástica, uma vez que defendia e afirmava a bíblia como a maior autoridade dentro do cristianismo – e não o clérigo.
Além disso, Huss lutava bravamente para que a comunhão do pão e do vinho fosse oferecida a todos os irmãos, criticando os privilégios da igreja e práticas como a venda de indulgências.
Jan morreu em 1415 em uma fogueira – como resultado de sua revolta contra a igreja. Até hoje, ele é lembrado como um grande nome da Reforma.
E aí? Já conhecia todos esses grandes homens – reformadores que fizeram a diferença na Reforma Protestante? Comente aqui embaixo!
Celebramos juntos esse dia tão significativo para a história da Igreja, e glorificamos ao Senhor por ter levantado homens que se dispuseram a fazer a diferença. Feliz 31 de outubro!
Já conhece o Atos6? Clique na imagem aqui embaixo e descubra tudo agora mesmo:
Gostou do nosso artigo? Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
————————————————————————————————————
Leia também: 4 conquistas que a Reforma Protestante proporcionou à Igreja de hoje | Especial Dia da Reforma