A plataforma completa para a sua igreja viver seu propósito com excelência

Tudo integrado na melhor solução para a sua igreja

  • BLOG
  • SOLUÇÃO EM GESTÃO
  • SOLUÇÃO EM COMUNICAÇÃO
  • MATERIAIS GRATUITOS
  • ATOS6

Hora do intervalo com Elis Amâncio

por Cindy Campolina · 27 de julho de 2020

A arte de comunicar o Reino de Deus nas Redes Sociais

A arte de comunicar o Reino de Deus nas Redes Sociais

Começou na segunda-feira, dia 20 de julho, no Instagram do Mundo do Marketing, a Hora do Intervalo, que traz uma programação fixa de lives para troca de experiências e análise de técnicas sobre marketing e comunicação, nos mais diversos aspectos, âmbitos e áreas de atuação.

A primeira série da Hora do Intervalo é sobre o Segmento Cristão e tem o Atos6 como apoiador. São cinco dias de encontros, às 12h30, com cerca de 40 minutos de programação, com profissionais de marketing abordando assuntos da atualidade, tendências, experiências, erros e acertos que possam inspirar, influenciar e levar importantes insights para as igrejas de todo o Brasil.

As conversas são ancoradas pela Raquel Lima, que tem mais de 20 anos de carreira. Para televisão, já foi pauteira, produtora, repórter, apresentadora e editora-chefe. Hoje, atua na gestão, consultoria e curadoria de comunicação e marketing integrado.

Você pode acompanhar a agenda de assuntos e convidados nas redes sociais do Mundo do Marketing. Se você perdeu o terceiro encontro, ou quer revisar o que foi falado, confira as principais ideias e assuntos discutidos entre Raquel Lima e Elis Amâncio.

Hora do Intervalo com Elis Amâncio

Jornalista por formação, Elis Amâncio é especializada em Comunicação Digital, Mídias Sociais e Marketing Digital e atua com comunicação ministerial desde 2007.

Amâncio já trabalhou na assessoria das gravadoras Canzion, Sonic Music, Graça Music, e com grandes nomes como André Valadão, Nívia Soares, Mariana Valadão e Diante do Trono. Hoje, ela é responsável pelo Marketing da Startup Cristã e é voluntária na equipe de comunicação da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte.

Ela contou como é desafiante o trabalho com marketing e comunicação nas igrejas, mas nunca desistiu porque entende que se a comunicação e o marketing forem usados de maneira adequada, eles são aplicáveis para qualquer nicho e qualquer segmento.

Hoje, ela enxerga o seguimento cristão como um grande nicho, e dentro desse nicho há vários subnichos, como batistas, presbiterianos e quadrangulares. 

Aliás, dentro desses subnichos há também divisões. Amâncio explicou que não é possível usar uma mesma linguagem e atingir a todos os grupos e faixas etárias dos membros da igreja e destacou a importância de delimitar persona, público alvo, estratégia de comunicação e quais redes sociais serão usadas.

Internet como ferramenta para o Reino de Deus

Durante o bate papo, Amâncio trouxe a reflexão sobre a história de Cristo e de como ele usou as tecnologias que tinha na época para falar sobre o Reino de Deus e que nós devemos fazer o mesmo: “- Não tem como o cristão olhar hoje para a internet, para os nossos celulares e nosso notebooks e computadores e não pensar que a gente pode levar uma mensagem de paz, amor e esperança para as pessoas pela internet.”

É preciso, então, superar os preconceitos em utilizar o meio digital e passar a pensar no mundo digital como uma ferramenta para o Reino de Deus.

O momento da pandemia despertou muitos líderes e pastores para usarem o mundo digital como uma ferramenta. Um exemplo claro disso é o fato de muitas igrejas do interior, que estão transmitindo cultos online, se surpreenderam ao perceber o alcance global que tiveram. 

Para Amâncio, a internet potencializa que a sua mensagem chegue mais longe e comparou com a história da Bíblia, que há 500 anos atrás era copiada a mão, demorava-se meses para produzir uma nova cópia, e quando Gutemberg inventou a prensa móvel, ele tornou a Bíblia o livro mais publicado e lido no mundo. 

Amâncio afirmou que nós usamos a internet para propagar nossa verdade como evangélicos: Jesus morreu na cruz por nós! E usar comunicação e marketing em prol de comunicar o Reino de Deus é ter a possibilidade de alcançar o coração de alguém, de tocar e abençoar uma vida.

Planejamento estratégico de comunicação 

Sobre a arte de comunicar o Reino de Deus nas Redes Sociais, Amâncio alertou: “- É um erro usar as redes sociais de maneira instintiva.” Para ela, devemos ser estrategistas, seja na comunicação online, seja na offline. 

O nicho cristão precisa ser estratégico e para isso, precisa-se de um alinhamento de propósito com a liderança da igreja. A partir disso, é necessário desenvolver o planejamento de comunicação que envolve tanto o digital como o offline, pensando em quais frentes atuar.

Durante a conversa com Raquel Lima, Amâncio deu algumas dicas do que é essencial para montar um planejamento estratégico de comunicação, confira:

  • Realizar a Análise SWOT;
  • criar personas;
  • buscar conteúdo que se relacione com o dia a dia;
  • ter ferramentas para se organizar;
  • entender as métricas de cada rede social utilizada;
  • criar uma identidade própria e não ser um mero reprodutor;
  • ter visão clara de missão e propósito.

Comunicação vai além de views

A comunicação vai muito além de seguidores, de curtidas e de views em uma live. Amâncio alertou que líderes não devem se deixar levar por esses dados, e sim no alcance da mensagem e no reconhecimento do nome e trabalho da igreja.

Ação social é, para Amâncio, um dos braços fortes das igrejas. Ela contou que viveu isso na prática quando, no início deste ano, sua casa foi alagada e ela perdeu praticamente tudo. -“Começaram a chegar coisas, doações, as pessoas se levantaram para nos ajudar. Até cestas básicas nós recebemos e foi um momento tão bonito, que nós vivemos aquilo que vivemos no evangelho.” 

Além de divulgar cultos e celebrações, a igreja precisa divulgar suas ações sociais na internet.  Assim, é possível inspirar pessoas a ajudar, inspirar aquelas que precisam de ajuda e despertar nas pessoas algo diferente que vai muito além do culto.

O devocional também é essencial. Para Amâncio, se o feed de uma instituição religiosa não tem um versículo, um devocional, tem alguma coisa errada: “ – A gente não pode ser só postador de culto, divulgar reunião e evento, a gente tem que falar da nossa mensagem.”

Ainda sobre a arte de comunicar o Reino de Deus nas Redes Sociais, Amâncio citou duas coisas que ela contraria a maioria dos profissionais de marketing. Para ela, o Facebook não morreu, ele ainda é muito usado, principalmente nas cidades do interior do Brasil. Além disso, ainda existe uma separação entre online e offline, mas eles devem estar integrados para que a comunicação não se quebre.

Mensagem Final 

Por fim, sobre lives e transmissões, Amâncio deu as seguintes dicas:

  • Estude; 
  • faça o melhor com o que você tem em mãos e não se sinta menor se não tiver o melhor equipamento;
  • Sempre teste as ferramentas primeiro;
  • Imagem ruim não é problema, áudio ruim sim;
  • Tenha cuidado com o áudio da sua transmissão ao vivo;
  • A mensagem é sempre o principal.

Hora do Intervalo

Não perca toda a programação da Hora do Intervalo e compartilhe com quem também se interessa em Marketing e Comunicação de igrejas. Você consegue ver tudo que foi discutido no IGTV do Mundo do Marketing.

Share

Tags: hora do intervalo

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGUIR:

  • Próximo história 4 benefícios do culto online por uma nova plataforma gratuita
  • História anterior Hora do Intervalo com Edu Klein

E-books gratuitos

Gestão de igrejas Blog © 2019. Todos os direitos reservados.