5 passos para produzir uma colônia de férias da sua igreja | Dicas para ministério infantil!

A colônia de férias é uma ótima alternativa para entreter as crianças no período de recesso escolar e ainda auxiliar os pais que precisam trabalhar enquanto os filhos estão sem aula. Agora imagine uma colônia de férias da sua igreja? Além de tudo o que a gente já falou, os pequenos ainda são instruídos de acordo com a Palavra e os valores cristãos.
Calma! Nós sabemos que pensar em um grande evento como esse pode assustar, mas é para isso que preparamos este artigo. Hoje, vamos te mostrar os 5 passos mais importantes na produção de uma colônia de férias infantil da sua igreja. Está pronto? Pega um caderninho e vem com a gente!
5 passos para produzir uma colônia de férias inesquecível
Quem é voluntário no ministério infantil sabe quão valioso e recompensador é auxiliar a instruir as crianças no caminho do Senhor. Além dos cultos infantis semanais, das escolas bíblicas e dos eventos especiais, a colônia de férias é uma oportunidade única para marcar a história dos pequenos cristãos.
Ministério infantil, atente-se às nossas dicas:
#1 Tenha uma equipe forte para trabalhar na colônia de férias

O trabalho em equipe organizado e bem estruturado é indispensável quando falamos em colônia de férias infantil. Afinal, as crianças dependem de cuidado e os pais precisam sentir segurança ao inscrever seus filhos na programação.
A dica é que você nivele seu número de voluntários de acordo com o número de crianças inscritas, atentando-se a delegar as funções e os postos conforme a necessidade. Veja algumas funções fundamentais:
- Equipe de check-in: os voluntários responsáveis pelo credenciamento das crianças precisam certificar que todos os inscritos estão presentes e que, no caso de deslocamentos do local, todas as crianças estejam junto aos monitores responsáveis;
- Equipe de inscrições e gestão: as inscrições e a gestão de pagamentos e dados é uma etapa importantíssima em qualquer evento. Certifique-se de ter uma equipe própria para isso. Conheça aqui o E-inscrição – a plataforma de eventos com a melhor rentabilidade do mercado;
- Coordenadores de brincadeiras e programações: essa equipe é a responsável por coordenar e organizar as gincanas, jogos e programações desenvolvidas ao longo da colônia de férias da sua igreja;
- Equipe de alimentação: cozinheiros, auxiliares de cozinha e voluntários para servir as crianças;
- Equipe de limpeza: essa equipe de voluntários é responsável por manter o local limpo, organizado e em ordem durante os dias da colônia;
- Time de assistência às crianças: quem irá cuidar, tirar dúvidas, oferecer suporte e assistência às crianças inscritas.
#2 Fale sobre o projeto com os pais e a igreja, divulgue

Comunicar sobre a importância e os benefícios da colônia de férias infantil da sua igreja é um fator extremamente decisivo. Afinal, sua forma de comunicar é o que definirá a adesão – ou não – dos pais a esse evento.
Foque em uma comunicação com antecedência durante os cultos, procure os pais para conversar individualmente ao longo desse período, promova reuniões de pais no departamento infantil da sua igreja e, é claro, tenha o apoio absoluto do seu pastor para que tudo aconteça debaixo da benção de Deus.
Depois disso, comece a divulgar também para fora das 4 paredes da sua igreja, sempre deixando claro o caráter cristão da colônia de férias.
#3 Alugue um local

O local de sua escolha irá definir também sua programação de atividades. Atente-se a um lugar espaçoso, que comporte bem todas as crianças e que conte com a infraestrutura necessária para uma colônia de férias: cozinha, refeitório, espaço para descanso, banheiros e assim por diante.
A dica é que esse processo seja feito com a máxima antecedência possível, uma vez que, quanto antes reservado o local, mais segura sua colônia de férias estará.
Leia também: 5 critérios a considerar na hora de escolher um local para o seu evento.
#4 Programe atividades de lazer e diversão

O maior diferencial e a essência de uma colônia de férias infantil na igreja é a sua programação de atividades, que precisa ser atrativa e empolgante o suficiente para os pequenos amarem a ideia de participar.
Quer algumas dicas? Listamos para você a seguir:
- Passeios na natureza: uma trilha leve para as crianças caminharem ou um dia no parque com piquenique é sempre uma opção agradável e favorece a proximidade das crianças com o meio ambiente;
- Área de jogos: jogos de tabuleiro, de cartas, ping pong ou até os jogos digitais são alternativas acessíveis e que garantem muita diversão aos participantes;
- Noites de cinema: quem não gosta de um filminho com pipoca? As noites de cinema são ótimas alternativas para fazer as crianças relaxarem;
- Torneios esportivos: de futebol, vôlei ou qualquer outro esporte são sempre muito bem-vindos para proporcionar bem-estar físico, socialização e novas amizades – além da adrenalina que toda competição esportiva proporciona. Aqui entram também as tradicionais gincanas;
- Apresentações artísticas e contação de histórias: são momentos culturais para entreter as crianças e ainda proporcionar a elas experiências inesquecíveis e aprendizados novos.
#5 Certifique sua segurança aos pais
Por último, certifique-se de deixar os pais tranquilos com a ideia de deixar seus filhos na colônia de férias. Transmita segurança, credibilidade, seriedade e profissionalismo para evitar qualquer problema e seja extremamente responsável ao longo de todas as etapas de planejamento e realização da colônia.
Conte com assistência médica de urgência ao longo da colônia de férias, ofereça aos responsáveis uma prestação de contas das atividades realizadas ao longo dos dias e tenha muito cuidado com os deslocamentos das crianças a outros espaços.
É indispensável que haja transparência em todos os processos – ela garantirá um evento tranquilo para o organizador, os voluntários e os pais das crianças inscritas.
E aí? O que achou das dicas Atos6? Viu só como organizar uma colônia de férias infantil da sua igreja pode ser mais tranquilo do que você pensava?
Leia também nosso artigo: Ministério infantil e a igreja do futuro: um olhar sobre nosso trabalho
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: 5 principios para quem serve no ministério infantil