Planejando as ações da sua igreja para 2023: por onde começar?

O final do ano se aproxima e, com ele, os planos para o ano novo começam a ser estruturados. Afinal, apenas uma igreja que possui metas bem definidas e elabora seus objetivos, é uma igreja que avança em todos os sentidos. E aí? Já está planejando as ações da sua igreja para 2023? Vem com a gente!
Nós, aqui do Atos6, nascemos com o propósito de auxiliar as igrejas a viverem seu propósito com excelência – através da nossa plataforma de gestão, do aplicativo e de todos os nossos recursos – mas também com dicas valiosas e exclusivas.
Neste artigo, te ajudamos a estruturar um planejamento sólido e estratégico para que 2023 seja o melhor ano já vivido pela sua igreja!
2023 diferente?
Só se com um planejamento diferente!
Infelizmente, muitos pastores tendem a finalizar o ano desgastados e desanimados se vivenciaram um ano ruim: a igreja não cresceu, permaneceu no vermelho em diversos meses, há a falta de líderes… tudo isso pode ser um fator para um fim de ano cansativo. Consequentemente, falta ânimo para planejar o ano seguinte, e o ciclo corre o risco de se repetir.
Por outro lado, no caso dos pastores que finalizam o ano felizes com os resultados positivos, há o risco de permanecerem da forma como está no ano seguinte, sem análises ou planejamentos, porque pensam que apenas “continuar o que está sendo feito” – e sem saber exatamente o que é – irá trazer resultados bons também.
Nesses dois casos, o que falta é um planejamento estratégico e bem consolidado. Portanto, se você quer um 2023 diferente – ou ainda melhor – escolha fazer diferente. Em primeiro lugar:
#1 Entenda onde você está e onde você quer chegar
Conhecer o contexto e o cenário em que a sua igreja se encontra é fundamental. Caso contrário, como você saberá quais são seus erros e seus desafios hoje e quais são seus projetos, sonhos e melhorias para o amanhã? Por isso, antes de realizar qualquer plano, procure entender onde você está e onde você deseja chegar.
Esse processo sempre se inicia pelos pastores sênior da igreja: é necessário que se separe um tempo produtivo para pensar, pontuar e definir quais são os aspectos da igreja que precisam urgentemente mudar e melhorar. Posteriormente, já com a visão geral definida, cada departamento e ministério pode fazer o mesmo de uma forma mais específica e centralizada.
Uma dica para essa execução é utilizar uma ferramenta de organização de prioridades, como a matriz GUT, por exemplo. A matriz GUT é uma ferramenta que visa auxiliar na priorização dos problemas a serem solucionados seguindo os critérios de gravidade, urgência e tendência (GUT). Entenda um pouco mais:
Matriz GUT:
- Gravidade: esse critério está relacionado ao impacto do problema na sua igreja. O que ele afeta? Esse impacto pode desencadear problemas ainda maiores?
- Urgência: esse critério se relaciona aos prazos, o tempo disponível que se tem para resolver o problema em questão. Ele precisa ser resolvido agora ou pode ficar para outro momento sem grandes consequências?
- Tendência: esse critério envolve o entendimento do potencial de crescimento e do agravamento do problema ao longo do tempo.
Cada um dos problemas encontrados em sua igreja devem ser classificados de acordo com cada critério GUT, atribuindo pontos de 1 a 5 a cada um deles, conforme sua gravidade, urgência e tendência.
No fim, construa uma rápida tabela e insira cada um dos problemas percebidos seguidos de suas pontuações, em todos os 3 critérios. Depois, é só somar os pontos dos critérios relacionados a cada um dos problemas: o que possuir maior pontuação somada (entre gravidade, urgência e tendência) é o que precisa do seu foco e atenção maior e instantâneo.
#2 Valide a visão, os princípios e os valores da sua igreja
Na caminhada cristã, percorremos o caminho sabendo o alvo que queremos atingir e o lugar que queremos chegar. Na mesma forma deve ser com o trabalho na casa do Senhor: é necessário que se tenha uma visão, a motivação que nos puxa e nos leva a agir. Da mesma maneira é com os princípios e os valores que a sua igreja preserva e prioriza, que são como uma bandeira carregando as marcas da congregação.
Você possui uma visão, princípios e valores bem estabelecidos em sua igreja? Faça a prova real:
- Pergunte aos seus membros, através de uma pesquisa rápida, por exemplo, o que é sempre uma prioridade para a congregação. Eles saberão te responder? Caso sim, as respostas entre eles serão semelhantes ou diferentes?
- Questione a algum visitante ou novo convertido se nas poucas vezes que ele frequentou a sua igreja, ele já conseguiu identificá-la a partir de alguma característica em específico, ou não;
- Pergunte a um líder que serve na sua igreja há algum tempo, se ele sabe dizer com clareza quais são exatamente os valores e princípios que a igreja prioriza e preserva. Ele saberá responder sem hesitar?
Essas situações hipotéticas são capazes de demonstrar muito bem se a sua igreja expõe e comunica a visão que ela deseja passar, ou não. A partir disso, você pode rever e validar tanto a sua visão, quanto os seus princípios e valores, conferindo-lhes uma identidade exata e certa.
Leia também: Visão, missão, valores e propósito da igreja: você sabe responder?
#3 Mapeie as forças e fraquezas da sua igreja
Sabendo onde você está e onde quer chegar, e tendo em mente uma visão, princípios e valores bem estabelecidos, está na hora de realizar uma análise mais profunda:
- Analise seu cenário atual: Como está o crescimento da obra? Estagnado ou avançando? Há algum investimento sendo feito? Como estão as finanças da igreja? Tudo sob controle?
- Mapeie as forças e fraquezas da igreja: uma vez analisado seu cenário, procure mapear as forças e fraquezas da sua igreja. O contexto cultural em que se encontra a cidade traz consigo determinadas dificuldades ou empecilhos? Quais são as estratégias que não têm gerado resultados significativos? Vale a pena aboli-los por completo ou vale uma nova tentativa?
- Identifique fatos de sucesso e o que os levou a acontecerem: esse é o momento de identificar quais são as estratégias que estão surtindo efeito e trazendo resultados para sua igreja. Pense e reflita: é possível e viável repetir a mesma ação? Se sim, o que está impedindo sua igreja de executá-las?
#4 Defina os seus objetivos e metas globais
Um objetivo é estratégico e abrangente, ele se caracteriza como aquilo que desejamos alcançar, o lugar onde almejamos chegar, um sonho. Uma meta, em contrapartida, é uma tarefa específica que visa alcançar o objetivo. As metas também são temporais, possuem prazos específicos para acontecerem, são a especificação dos objetivos quantitativamente.
Em outras palavras, as metas são os mediadores que estipulam os passos e prazos para a realização do objetivo. Quando as metas estabelecidas são atingidas, conseguimos alcançar os nossos objetivos.
Sendo assim, é necessário que os pastores se sentem juntamente com a diretoria da igreja – administrativa e financeira – e exponham os objetivos centrais da igreja, traçando metas com prazos e passos bem definidos, a fim de que os objetivos levantados sejam realmente realizados.
#5 Plano de ação
Uma vez que os seus objetivos e metas já estão traçados, chegou a hora de tirar as coisas do papel. Aqui, um plano de ação precisa ser elaborado para que as metas sejam alcançadas e, consequentemente, os objetivos também.
É muito importante que, para isso, funções sejam estabelecidas e delegadas aos responsáveis, que por sua vez terão prazos para seguir e o direcionamento que precisam para, de fato, fazer acontecer.
Preze pela organização e registre esse plano de ação, tornando-o um verdadeiro documento que vai guiar a sua igreja e o seu planejamento a curto, médio e longo prazo. Registre:
- Qual é a meta a ser alcançada com o plano de ações e qual o objetivo geral dessa meta;
- Lista de ações e atividades a serem executadas, contendo os responsáveis por cada uma delas;
- Data de início e fim previsto para cada ação ou atividade (prazo);
- Orçamento alocado para cada ação ou atividade;
- Riscos previstos na execução e o seus respectivos planos de contingência.
Quer saber mais sobre planejamento estratégico para igrejas?
Baixe nosso e-book gratuito e aprenda os 10 passos para elaborar um planejamento que, de fato, levará sua igreja para outro patamar!
Clique aqui na imagem e aproveite esse conteúdo:
Já conhece o Atos6? Agende uma demonstração gratuita com os nossos consultores e veja na prática nossa plataforma funcionando!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: