A gestão financeira do Atos6 tem integração contábil?

Um dos maiores desafios dos gestores e tesoureiros das igrejas, é manter a organização de cada registro e relatório financeiro. Afinal, a administração financeira de uma igreja é algo extremamente sério que exige compromisso e, além disso, uma ferramenta de auxílio.
Como manter tudo em ordem e ainda ter facilidade no processo? O Atos6 pensou nessa possibilidade e criou o Módulo de Gestão Financeira, anos atrás. Hoje, já auxiliamos milhares de igrejas pelo país e permanecemos avançando em simplificar o dia a dia da igreja.
Uma das perguntas mais comuns que recebemos acerca da nossa plataforma é: A gestão financeira do Atos6 tem integração contábil para a igreja? A resposta é sim! Neste artigo, você vai descobrir tudo sobre.
Continue lendo!
O módulo de gestão financeira do Atos6
O Atos6 Gestão financeira é um sistema integrado a todas os outros módulos da plataforma, arquitetado para servir como um verdadeiro facilitador para a tesouraria da igreja, de forma a proporcionar controle, análise, indicadores e registros financeiros da igreja.
Dentro dessa ferramenta, você encontra:
- Plano de contas: padronização das categorias de entradas e saídas (receitas, despesas e investimentos) do caixa da sua igreja. É ele quem permite um melhor entendimento da saúde financeira da igreja, uma vez que funciona como um panorama para consulta e análise;
- Centro de custos: a separação de responsabilidades, receitas e despesas da igreja, de modo a formar unidades separadas para apuração mais específica das contas. A partição da movimentação financeira da igreja como um todo em subunidades. Dentro do Atos6 Gestão Financeira, é possível criar, configurar e personalizar centros de custos para sua igreja – tudo de forma rápida, digital e organizada;
- Cadastro de contribuições e despesas: com o Atos6 Gestão Financeira, é possível registrar de forma ágil e segura suas contribuições e despesas, utilizando as categorias cadastradas no plano de contas como: dízimo, ofertas, contas fixas, e assim por diante;
- Relatórios e gráficos financeiros: os relatórios gerenciais do Atos6 servem para monitorar: fluxo de caixa, resumo financeiro, demonstração de resultados, eventos por categorias, contribuições por pessoas, contribuições com filtros por data, categorias e cultos, despesas por contas bancárias, centros de custo, formas de pagamento e por fornecedores;
- Conciliação Bancária: trata-se de um processo de gestão financeira cuja ideia é garantir que os valores registrados internamente – referentes a entradas e saídas financeiras – estejam devidamente compatíveis com os valores movimentados na conta bancária das igrejas. Com o Atos6 Gestão Financeira, a conciliação bancária é integrada ao sistema, podendo ser executada de forma simples e prática dentro da plataforma;
E por fim:
- Integração contábil: com o Atos6 Gestão Financeira, as finanças da igreja ficam integradas com os principais sistemas contábeis do mercado (SCI, Domínio, Alterdata, Nasajon), o que automatiza diversos processos da assessoria contábil e ainda reduz 70% do tempo de trabalho dos contadores.
Contabilidade para igrejas?
Primeiramente, é interessante enfatizar que, para que a regulamentação das igrejas seja bem-sucedida, assim como sua rotina financeira, a presença do contador – que representa um profissional especializado – é inegociável.
Há pastores que tentam fazer tudo sozinhos, ou com o auxílio de algum obreiro / responsável pela tesouraria da igreja, mas isso não é nem um pouco recomendado. Isso porque, para legalizar uma igreja e mantê-la em dia com as finanças e registros, é necessário que haja o conhecimento da legislação – deveres, obrigações e direitos – que as organizações religiosas possuem perante ao Fisco.
Além disso, cabe justamente ao contador informar ao Fisco acerca das movimentações financeiras e trabalhistas da igreja. É esse contato que permitirá que o contador oriente os pastores e líderes da igreja sobre como proceder em cada situação.
O Atos6, nesse caso, além de beneficiar a tesouraria da igreja com registros, cadastros e organizações fáceis no módulo de gestão financeira, também beneficia os contadores da igreja, permitindo-lhes ainda mais facilidade e organização. Veja a seguir:
Integração contábil com Atos6: o que é e como funciona?
A seguir, vamos te mostrar como esse recurso funciona dentro da nossa plataforma e como ele pode beneficiar você. Continue lendo!
#1 O que é?
A integração contábil é um recurso do Atos6 Gestão Financeira que pode reduzir até 70% do tempo de trabalho dos contadores, tendo em vista que os ajuda a automatizar os processos contábeis da igreja.
Com a nossa plataforma, as tarefas financeiras da igreja ficam integradas com os principais sistemas contábeis do mercado (SCI, Domínio, Alterdata, Nasajon). Veja outros benefícios que o Atos6 pode trazer na contabilidade para igrejas:
- Maior agilidade, eficiência e precisão nos processos contábeis;
- extinção do trabalho manual e suscetível a erros;
- facilidade no acesso aos dados de prestação de contas;
- segurança em relação à consistência dos dados
- integração contábil completa com os principais ERPs;
- menor probabilidade de erros, para uma profissionalização e modernização da igreja; e
- transparência em todos os processos.
#2 Como funciona?
Para utilizar esse recurso, acesse nossa plataforma. A integração contábil pode ser encontrada através do item: “Financeiro”, no menu lateral do Atos6 Gestão.
A primeira coisa que deve ser feita é a atualização das informações financeiras do seu plano de contas.
- Clique em “Categorias” e atualize todas as informações e registros da forma como a sua igreja utiliza e envia para o contador;
- Em seguida, clique em “Contas bancárias” e certifique-se de cadastrar e/ou atualizar todas as contas bancárias da igreja.
Feito isso, chegou o momento de executar a integração. Novamente em “Financeiro”, no menu lateral, clique em: “Contábil Externo” e escolha o seu sistema contábil: (SCI, Domínio, Alterdata ou Nasajon), clique em salvar.
Depois, retorne em “Financeiro”, clique em “Categorias” e insira em cada uma delas, o ID que o seu contador gerou (no campo “Dados para o contábil externo”). É necessário que você faça isso para cada um dos seus planos de conta – não esqueça de clicar em “salvar” depois de inserir!
Categorias preenchidas com o código ID, e agora? Execute o mesmo processo dentro do campo “Contas bancárias”.
Posteriormente a esse processo, basta exportar todos os dados que você deseja no campo “Exportações” (encontrado no menu lateral da plataforma), e enviar o arquivo TXT – que será gerado automaticamente – para o seu contador.
Viu só a facilidade do processo?
A partir de agora, o contador poderá incluí-lo dentro do sistema. Fácil para você e para o contador. Saiba mais aqui: Como ativar o contábil externo.
E aí? Tá esperando o que? Agende uma demonstração e fale com nossos consultores. Eles irão tirar todas as suas dúvidas sobre nossa plataforma, em todos os módulos, incluindo a integração contábil para sua igreja:
E para saber mais sobre contabilidade para igrejas, baixe nosso manual gratuito! Clica aqui:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Atos6 Gestão Financeira: explore essa funcionalidade conosco!