7 ideias de dinâmicas e quebra-gelos para a sua célula | Dicas Atos6

Você já sabe que a reunião de célula não pode ser uma reunião rígida, formal demais ou igual aos cultos que acontecem na igreja, certo? Como, então, tornar esse momento dinâmico, acolhedor, atrativo e inesquecível? As dinâmicas para célula são ótimas ideias!
Os quebra-gelos e dinâmicas em grupo são uma forma eficiente e extremamente divertida de:
- fixar alguma lição ou reflexão na mente dos membros;
- estimular a interação;
- proporcionar comunhão e melhorar o relacionamento entre as pessoas presentes;
- aproximar o líder de seus liderados;
- criar sinergia, empatia, cooperação, comunicação, trabalho em equipe e desenvolvimento de habilidades.
Pensando nisso, separamos 7 ideias de dinâmicas de grupo e quebra-gelos para aplicar em suas reuniões de célula.
Confira!
#1 Amigo secreto de oração
O amigo secreto (ou amigo oculto), já é uma brincadeira bastante tradicional, não é? Embora seja mais comum ser executada no fim do ano, ela pode ser adaptada para fazer parte das reuniões da sua célula, de um jeito muito positivo!
O amigo secreto de oração propõe um sorteio no qual cada membro da célula, ao pegar seu papelzinho, recebe o compromisso de orar pela pessoa que sorteou durante toda a semana (ou o período que você preferir).
Na próxima reunião, (ou na reunião combinada para a revelação), cada membro pode compartilhar a experiência que teve ao orar por seu amigo e ainda pode entregar a ele um pequeno presente ou lembrança. Outra ideia legal é trocar esse presente por uma carta escrita à mão – com declarações de bênçãos, palavras de edificação, motivação, elogios e agradecimentos.
#2 Tags
Se o seu desejo é descontrair e tornar o ambiente da reunião mais leve, com os membros mais soltos, a ideia das tags é ideal, uma das dicas de dinâmicas para célula mais divertidas!
Para esse quebra-gelo, selecione tags (cartões com perguntas aleatórias) e sorteie-as ao final ou início da célula. Então, reúna os participantes, peça que cada um tire uma pergunta e que a leia em voz alta, respondendo logo em seguida, sem pensar muito.
Por exemplo:
- Se pudesse visitar algum lugar, aonde iria? Por quê?
- Quem é seu personagem bíblico favorito? Por quê?
- Se você fosse um animal, qual seria e por quê?
- Qual foi a decisão mais difícil de sua vida?
- Se você tivesse que escolher uma cor só para um mundo monocromático, qual seria? Por quê?
- Pelo que você gostaria de ser lembrado?
- O que você teria gostado mais no jardim do Éden?
- Se você pudesse criar uma lei, qual seria?
- Fale sobre um versículo que tenha um sentido especial para você.
- Se você pudesse passar um dia com um personagem bíblico, além de Jesus, a quem escolheria?
- Qual é a primeira pergunta que você deseja fazer a Jesus, quando chegar ao céu?
- O que você queria ser quando criança?
- O que você mais gosta na célula?
Aposte em cada pergunta com criatividade e possibilite que os participantes se conheçam melhor – e ainda reflitam sobre a sua própria vida!
#3 Brincadeira do balão
Para tornar a reunião da célula animada e diferente, a brincadeira do balão é uma ótima alternativa. Nessa brincadeira, você precisará de:
- Balões;
- Papéis cortados;
- Canetas.
Nessa dinâmica, entregue a todos os membros da célula um balão vazio, um papel e uma caneta, e peça que cada um escreva uma mensagem positiva, sem se dirigir a alguém em específico.
Depois que todos terminarem suas mensagens, peça que cada um a coloque dentro do balão, encha-o, amarre-o e, contando até três, jogue-o para cima com força.
Os participantes, em seguida, devem pegar um balão no ar – que não seja o seu próprio – estourá-lo e ler, em voz alta, a mensagem.
#4 Troca de segredos
Para estimular a empatia e o ambiente familiar dentro da sua célula – além de reforçar a mensagem sobre o Corpo de Cristo e a importância da unidade, a dinâmica da troca de segredos pode ser uma ótima ideia.
Nessa dinâmica, cada membro da célula deve escrever um segredo ou um problema que não se sente confortável para falar em voz alta, em um pequeno papel. Você pode pedir que cada um disfarce sua letra e dobre os papéis da mesma forma.
Em seguida, embaralhe-os e entregue para cada membro, um dos papéis dobrados. Os membros devem ler em voz alta o que está escrito e assumir aquele segredo como se fosse o seu. O propósito é que, depois de ler e refletir, todos se coloquem no lugar um do outro e proponham soluções para o problema.
#5 Dinâmica do desafio
Para realizar essa dinâmica na sua célula, serão necessários:
- música (uma trilha sonora)
- bombons em uma caixa embrulhada, de forma que ninguém desconfie do conteúdo.
Para iniciar, reúna as pessoas da sua célula em uma roda e comece perguntando como elas lidam com desafios. Você pode, por exemplo, propor que alguém comente qual foi o seu maior desafio profissional ou pessoal durante o ano.
Depois disso, entregue a caixa para alguém para passar adiante, dê play na música e, quando ela parar, pergunte a quem está com ela se quer realizar o desafio que está dentro da caixa ou continuar passando até alguém ter coragem de abri-la.
Quem tiver coragem de abrir a caixa, vai se deparar com a seguinte mensagem, a qual deve ler em voz alta: “Parabéns pela coragem! O seu desafio é comer todo o chocolate!”
O propósito do quebra-gelo é mostrar que o medo pode nos privar de resultados bons e gratificantes.
#6 Dinâmica da observação
Essa dinâmica trabalha com o desenvolvimento da habilidade de observação no dia a dia!
Reúna os participantes formando um círculo. Em seguida, solicite que eles fechem os olhos e faça algumas perguntas relacionadas aos integrantes. Por exemplo:
- “Quem está de blusa verde”?
- “Qual membro está com um colar com pingente de coração?”
- “Quem está calçando bota marrom?”
Os participantes que lembrarem as respostas devem levantar a mão, priorizando quem primeiro se manifestar. A cada resposta certa, o participante ganha um ponto, e o que finalizar o jogo com a maior pontuação receberá um brinde.
Essa brincadeira permite que os participantes aprendam a observar uns aos outros, e dar atenção aos detalhes.
#7 Dinâmica da Gratidão
A gratidão é um sentimento transformador capaz de gerar união, respeito e gentileza.
Uma forma simples e eficaz de promover a gratidão em uma reunião de célula através de uma dinâmica, é pedir para que cada membro diga algo pelo qual é grato aos colegas ou ao líder.
O ideal é que todos se sentem formando um círculo, para que possam manter contato visual com quem estiver falando. Você também pode fazer essa dinâmica usando um novelo de lã ou de barbante! Dessa forma, a pessoa que segura o novelo começa falando sobre uma característica, experiência ou ato de outro membro por quem ela se sinta grata. Segurando uma ponta do fio, a pessoa joga o novelo para o membro identificado, que repete o processo.
Por consequência, uma teia será formada, conectando todo o grupo. Assim, fica claro que quando amamos e servimos uns aos outros, nos unimos cada vez mais.
E aí? O que achou das nossas dicas? O foco das dinâmicas para célula é promover o desenvolvimento e o aprimoramento constante da comunicação, da comunhão, das amizades e do ambiente familiar. Aposte nelas!
Gerencie as células da sua igreja com o Atos6
Células saudáveis são células bem acompanhadas e devidamente monitoradas. E o que seria uma melhor ferramenta de gestão de células do que um sistema de gestão especializado em igrejas e capaz de facilitar e automatizar diversos processos?
Baseado no conceito de integração, o Atos6 é um sistema de gestão especializado em igrejas e que conta com diversas funcionalidades. Com a ferramenta de gestão de células, é possível:
- cadastrar e visualizar suas células no mapa;
- enviar e receber os relatórios semanais;
- acompanhar o crescimento de cada célula;
- aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- visualizar relatórios com gráficos de evolução.
Saiba mais clicando no botão abaixo:
Gostou do nosso artigo? Quais dessas dinâmicas para célula você já conhecia? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
———————————————————————————————————
Leia também: 10 dúvidas mais comuns sobre células ou pequenos grupos