7 ideias de materiais para o ministério infantil da sua igreja

O ministério infantil é precioso e indispensável em todas as igrejas. Muito mais que apenas uma “salinha para deixar as crianças brincando e não atrapalharem o culto dos pais”, esse departamento é, na realidade, o cumprimento de uma linda palavra liberada por Jesus, quando esteve aqui:
“Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”. (Mateus 19:14 – NVI).
É missão do departamento infantil auxiliar na construção de fundamentos sólidos de uma vida cristã e, ainda, demonstrar às crianças a importância de ir à igreja. Esse ministério é um lugar em que as crianças podem cultuar a Deus do jeito delas, com uma metodologia, linguagem e abordagem que compreendem.
E por ser justamente uma linguagem e forma de abordagem específica, é indispensável que todos os professores e voluntários que atuam com as crianças, contem com materiais de auxílio nos cultos e aulas infantis.
Continue lendo e saiba mais!
Materiais para o ministério infantil?
Será que são realmente necessários?
A resposta é sim! Pense comigo: se nem um adulto consegue focar sua atenção integral ao ouvir alguém falar por horas a fio, sem a mínima dinâmica, como uma criança conseguirá? São necessários:
- Criatividade;
- Estratégia;
- Empatia;
- Dinâmica;
- Carisma.
Para capturar a atenção das crianças e transmitir a elas a mensagem que você preparou. Os materiais de apoio, nesse sentido, são ferramentas ideais.
Elencamos 7 ideias deles para você:
#1 Apostilas
As apostilas são perfeitas para nortear os cultos infantis e as lições, mantendo uma ordem que faça sentido na cabeça das crianças e dando aos professores um amparo excelente em sua fala.
Além disso, esse tipo de material conta com tarefas práticas, dinâmicas em grupo, atividades e ainda outros recursos que podem ser aplicados no momento do culto infantil, tornando-o ainda mais inesquecível e auxiliando as crianças a fixarem o que aprenderam naquele dia.
Hoje em dia, existem apostilas prontas específicas para o ministério infantil e divididas, inclusive, por faixa etária. Algumas igrejas também optam por confeccionar seu próprio material, o que também é uma ótima ideia.
#2 Bíblias ilustradas
As Bíblias ilustradas, em quadrinhos, interativas e bem coloridas, são excelentes para serem utilizadas como um dos materiais de apoio para o ministério infantil.
Além de serem ferramentas para estimular a leitura bíblica para esse público, elas também possuem uma linguagem mais fácil de compreender, o que facilita muito na hora de passar a lição daquele dia.
Esse tipo de material pode ser encontrado em todas as livrarias cristãs e também pela internet. Aqui vão algumas dicas do Atos6 para você:
- Bíblia em Ação: uma Bíblia em quadrinhos ideal para crianças a partir de 7 anos de idade;
- A Bíblia das Descobertas: repleta de desenhos e combinando experiências a lições e estudos bíblicos, essa Bíblia é excelente para o público infantojuvenil;
- A Bíblia da Garotada: para as crianças menores, essa Bíblia é perfeita. O material conta com desenhos e ilustrações das principais histórias bíblicas.
#3 Fantoches e cabeções
Os fantoches e os cabeções são muito divertidos e podem tornar a aula ou culto infantil extremamente dinâmico!
Esse tipo de material pode ser encontrado pronto para compra ou então confeccionado pelos próprios professores (ou ainda junto às crianças da igreja), com materiais recicláveis.
A dica é que os fantoches e cabeções sejam utilizados para ilustrar histórias bíblicas e servir como recurso visual para a fixação da lição na mente (e no coração) das crianças.
#4 Tatames
Quando falamos em berçário, os tatames são fundamentais.
Esse material – que funciona como um tapete de encaixar – proporciona conforto, muito espaço para brincar e, principalmente, segurança para os bebês e crianças menorzinhas.
No momento de adquirir, não esqueça de medir o espaço que você precisa para comprar a quantidade certa!
#5 Jogos, quizzes e desenhos para pintar
No final da lição daquele dia, é hora de deixar as crianças se divertirem um pouco, conversar com os colegas e fazer amigos.
Para aliar esse momento à fixação do conteúdo transmitido no culto infantil, investir em jogos e atividades é uma ideia excelente! Os quizzes, as mini gincanas, os jogos de tabuleiro ou até desenhos para colorir são alternativas que você pode considerar.
Lembre-se de analisar cada atividade de acordo com a faixa etária da sua turma. Afinal, o que pode ser divertido e muito interessante para uma idade, pode se tornar extremamente tedioso para a outra. Portanto, tome cuidado nessa questão.
#6 Brinquedos
Para as faixas etárias mais baixas, os brinquedos ainda são artefatos essenciais. Invista neles!
Quer uma ideia legal? Realize campanhas na sua igreja para arrecadar fundos especificamente para os brinquedos – aquela cultura de coletar apenas brinquedos velhos para o ministério infantil da igreja já não vale mais, ein?
Uma vez que nosso Deus é um Deus de excelência, invista em brinquedos excelentes e dê o melhor para as crianças do departamento. Algumas dicas para você:
- Ursos de pelúcia e bonecas;
- Jogos de encaixar e montar;
- Carrinhos e bolas;
- Quebra-cabeça.
#7 Decorações
Por último, não podiam faltar as decorações! São elas que transformam uma sala comum da igreja em um mundo exclusivo dos pequenos cristãos.
Cores vibrantes, quadros ilustrados, pinturas, balões, mesas, cadeiras e puffs coloridos, tatames, cenários com personagens em EVA… – são diversas as ideias que podem ser aplicadas, basta exercer sua criatividade!
As decorações, além de deixar o departamento bonito, também são estratégicas para atrair as crianças que não querem participar dos cultos infantis, tornando o ambiente muito mais aconchegante.
E aí? O que achou das dicas Atos6? Viu só como os materiais de apoio para o ministério infantil são importantes?
Leia também nosso artigo: Ministério infantil e a igreja do futuro: um olhar sobre nosso trabalho
Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: 5 princípios para quem serve no ministério infantil