6 personagens bíblicos e seus temperamentos: descubra qual é o seu!

Apesar de os considerarmos heróis da fé e, muitas vezes, os associarmos como tão distantes de nós – ou tão superiores – os personagens bíblicos são, assim como nós, pessoas. Com temperamentos, emoções, profissões, desejos e hábitos – pessoas comuns, cada uma com seu jeito.
Enquanto alguns grandes homens e mulheres da Palavra são relatados como pessoas corajosas e comunicativas, por exemplo, observamos outros mais introspectivos e sensíveis. Em suma, assim como todo ser humano, os personagens bíblicos também tinham seus temperamentos – mesmo que não consigamos ‘imaginar’, às vezes.
Pensando nisso, no post de hoje, elencamos 6 personagens relatados nas escrituras e os seus respectivos temperamentos – assim, você pode se identificar com algum deles!
Continue lendo!
Os 4 temperamentos
Conforme a psicologia compreende, o temperamento é um traço da personalidade humana, representando a forma como nos portamos e se manifestando através das nossas reações.
Em outras palavras, os temperamentos moldam e se mostram a partir de como agimos diante das circunstâncias e acontecimentos externos, como um “padrão” de comportamento.
Dividimos os temperamentos em 4:
Colérico
O temperamento colérico é descrito como “quente e seco”, tendo como principais características:
- Liderança como ponto forte;
- Reações explosivas e secas;
- Praticidade;
- Ambição;
- Comportamento dominador.
Melancólico
O temperamento melancólico, por sua vez, é caracterizado como frio e seco, e é marcado por:
- Timidez;
- Sensibilidade;
- Organização;
- Detalhismo;
- Pessimismo;
- Lealdade;
- Introspecção.
Sanguíneo
O temperamento sanguíneo, quente e úmido, é caracterizado por:
- Simpatia;
- Extroversão;
- Comunicação;
- Intensidade;
- Amabilidade;
- Sociabilidade;
- Impulsividade.
Fleumático
E o temperamento fleumático, por último, é frio e úmido, marcado por:
- Calma;
- Concentração;
- Paciência;
- Indecisão;
- Equilíbrio;
- Indiferença.
Cada pessoa não é presa, necessariamente, a apenas um temperamento, mas geralmente possui um deles como predominante em sua forma de agir.
6 personagens bíblicos e seus temperamentos
Conforme lemos a Palavra, é possível identificarmos características relatadas que nos permitem deduzir o temperamento de algumas personalidades bíblicas, ainda que não tenhamos os conhecido em seu tempo.
A seguir, você vai conhecer 6 personagens bíblicos e seus respectivos temperamentos. Redobre sua atenção e fique atento para perceber se você se identifica com algum deles!
#1 Pedro, sanguíneo
Pedro, discípulo de Cristo e apóstolo, era uma pessoa comunicativa, falante, impulsiva e intensa. Conseguimos perceber essas características em diversas passagens ao longo dos evangelhos e no livro de Atos dos Apóstolos.
Sua impulsividade, por exemplo, pode ser vista com clareza tanto positivamente, algumas vezes – como quando Jesus chamou a Pedro e imediatamente, ele deixou suas redes e o seguiu (Mateus 4:20) – quanto negativamente quando, por exemplo, os soldados estavam para prender Jesus, e Pedro interferiu imediatamente naquele momento, cortando a orelha do servo Malco (João 18:10).
Pedro era falante e se expressava espontaneamente entre os discípulos e o Mestre. Essa característica se mostra quando ele repreendeu Jesus ao ser avisado de sua morte e ressurreição (Mateus 16:22-23), e ao respondê-lo quando Jesus pergunta aos discípulos quem eles diziam que Ele era:
“E vocês?”, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. (Mateus 16:15-16 – NVI).
Esse apóstolo também era corajoso e determinado, marcas de um verdadeiro sanguíneo. Estando ele prisioneiro, por exemplo, mantinha-se tranquilo e com convicção de quem era (Atos 12:6).
#2 Paulo, colérico
O apóstolo Paulo foi um verdadeiro líder: tinha força de vontade, era dinâmico, prático e muito eficiente – características incontestáveis de um colérico.
Antes de sua conversão, Paulo era agressivo, intolerante e autossuficiente. Após seu encontro com Jesus, porém, ele adaptou essas características para utilizá-las em sua missão: foi firme em seu posicionamento, no ensino dos irmãos e na forma de conduzir as igrejas.
Paulo também foi alguém decidido e ousado mediante as adversidades que encontrava. Era otimista, sabia defender o Evangelho com a voracidade de um colérico e mantinha o controle das situações na maioria das vezes.
“Esquecendo-me das coisas que ficam para trás, avanço para o alvo para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio do suprema vocação de Deus em Cristo Jesus”. (Filipenses 3:13-14)
#3 Gideão, fleumático
A história de Gideão pode ser encontrada no livro de Juízes, no Antigo Testamento. Este homem, cuja história é bastante conhecida e admirada, tinha temperamento fleumático – o que pode ser percebido ao mostrar-se inseguro ao longo de sua história.
Gideão, ao ser chamado pelo Senhor, precisou de confirmações – que Deus lhe deu amorosamente – uma vez que cultivava dúvidas e era bastante cuidadoso.
Ainda assim, o Senhor o usou para fazer grandes coisas e transformou seu medo em fé e confiança.
#4 Moisés, melancólico
Moisés foi o libertador de Israel, um homem que fez história e que é hoje, alvo de nossa admiração.
Porém, embora tenha sido um grande líder, Moisés era introspectivo e tinha dificuldade em se comunicar – marcas de uma pessoa melancólica. Ele era leal, abnegado, dava tudo de si e não media esforços para cumprir o que Deus queria que ele fizesse.
Em um momento de sua vida, Moisés desejou morrer, pois sentia-se incapaz e sozinho:
“Não posso levar todo esse povo sozinho; essa responsabilidade é grande demais para mim. Se é assim que vais me tratar, mata-me agora mesmo; se te agradas de mim, não me deixes ver a minha própria ruína”. (Números 11:14- 5).
Uma pessoa melancólica, embora tenha seus pontos negativos – assim como todos os outros temperamentos – destaca-se por sua profundidade, excelência e dedicação.
#5 Abraão, fleumático
Assim como Gideão, Abraão foi uma pessoa fleumática, o que pode ser observado quando:
- Ao receber o chamado do Senhor, em Gênesis 12, sentiu hesitação, indecisão e o medo, naturais no fleumático;
- Em Gênesis 13:8-9, durante sua discussão com os pastores de Ló, interveio de forma pacífica, dando ao sobrinho o direito de escolher para onde ir. A conduta pacífica e a prática de evitar problemas é algo muito característico dos fleumáticos;
- Cede a influência de Sara sobre o que fazer com Agar, mostrando-se uma pessoa passiva.
#6 Ana, melancólica
Por último, Ana, mãe do profeta Samuel que, como Moisés, tinha temperamento melancólico.
Essa mulher, tão conhecida por suas fervorosas orações, demonstra seu temperamento ao optar pelos momentos de solidão, tirar longos períodos para refletir e por contrastar de maneira gigantesca com a outra mulher de seu marido, Penina.
Enquanto essa gostava de exibir seus filhos e sua fertilidade – uma vez que Ana era estéril – Ana apenas permanecia em silêncio, envolta de seus próprios sentimentos e pensamentos.
No final da história, como todos já conhecemos, Ana deu à luz ao profeta Samuel, e depois ainda gerou outros filhos. Sua perseverança em oração e clamor fez com que ela realizasse seu maior sonho – disciplina e profundidade de um verdadeiro melancólico!
E aí, qual é o seu?
Conta pra gente: você se identificou com algum desses personagens? Comenta aqui embaixo! Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e aprendido muitas curiosidades.
Já conhece o Atos6?
Baseado no conceito de integração, o Atos6 é uma plataforma de gestão que auxilia as igrejas a gerenciar com eficiência e automatizar vários processos num único lugar. Dentro das funcionalidades da ferramenta, é possível:
- Aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
Ainda contamos com app, plataforma de transmissão de cultos online e uma ferramenta específica para doações online. Clique no botão abaixo e veja como podemos te ajudar! Você pode agendar um bate-papo gratuito com nossos especialistas.
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: 6 características de Jesus que todo líder em uma igreja precisa possuir