Discipulado na igreja com excelência | #5 Atos6 Talking

Como o discipulado é visto e estruturado na sua igreja? A vida de Jesus e sua conduta enquanto esteve aqui revelam muito de como o cuidado, a comunhão e o ensino próximo – com palavras mas, principalmente com a vida – é algo fundamental na vida das pessoas.
Essa dinâmica, inclusive, pode ser vista em diversos registros da Palavra, desde o Antigo Testamento, à Igreja em Atos dos Apóstolos. Leia: 6 exemplos de discipulado na Bíblia.
Hoje, o discipulado na igreja continua sendo relevante e fundamental para uma membresia saudável e madura, e para o acolhimento e acompanhamento daqueles que ainda estão chegando.
Tivemos uma conversa bastante interessante e produtiva com a Beatriz Peçanha, pastora e head de People do Atos6, sobre esse tema tão relevante que é o discipulado na igreja. Acompanhe os principais pontos desse #5 Atos6 Talking!
#1 O que é discipulado segundo a Bíblia e como ele pode ser aplicado na igreja?
Embora a palavra “Discipulado” não seja necessariamente citada na Palavra, ela se mostra como prática da igreja e da vida de Jesus, em si, enquanto esteve aqui.
Em Atos, capítulo 2, versículo 42, por exemplo, vemos que a igreja primitiva já se organizava, naturalmente, em um estrutura de discipulado e comunhão:
“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.” (Atos 2:42 – NVI).
Muito além de comunhão, porém, o discipulado na igreja também representa a construção de discípulos para Cristo por meio de direcionamentos, instruções, tempo de qualidade e aconselhamentos – sempre embasados na pergunta: como sermos parecidos com Cristo?
O discipulado, portanto, é caminhar seguindo os princípios de Jesus, com fundamento na Palavra, e ele pode ser aplicado na igreja hoje de muitas formas.
#2 Qual a importância do discipulado para novos convertidos e novos membros da igreja?
Além de ser indispensável para os membros da igreja – a fim do pastor entender como está o corpo da igreja, o que é necessário instruir e direcionar e ter mais clareza na liderança da comunidade – o discipulado também é fundamental na vida dos novos convertidos e recém-chegados.
Nós sabemos que cada novo convertido é como se fosse um “bebê” espiritual. Ele precisa ser alimentado com aquilo que ele pode digerir no momento, e ser instruído de acordo com a estação que ele está vivendo. O discipulado, nesse caso, é a ferramenta ideal para oferecer o suporte necessário em cada estação.
Além disso, tendo em vista que os novos convertidos estão aprendendo a caminhar conforme a Palavra e ainda estão abandonando a velha criatura, o discipulado também se mostra essencial para trazer clareza na Palavra, bem como os primeiros passos e as instruções fundamentais.
É a partir do discipulado, enfim, que os novos convertidos passam a olhar a vida com Deus com novos olhos.
#3 Como organizar o discipulado na igreja de forma que todos sejam acompanhados?
Essa é, certamente, a dúvida de muitos – em especial as igrejas que ainda estão em processo de implantação dessa prática.
O que muitos não sabem, porém, é que não existe uma fórmula perfeita para todas as igrejas. Na realidade, a melhor forma de organizar o discipulado na sua igreja é a forma como ele funciona na sua igreja.
Não há uma regra geral e universal que funcionará para todas as igrejas, antes, existem estratégias que são mais eficazes para o perfil de cada igreja.
Ora, pense comigo: a estratégia de discipulado de uma igreja de 6 mil membros não irá funcionar em uma igreja de 200 membros, por exemplo. Cada realidade é uma realidade, e ela deve ser levada em conta no momento de organizar o discipulado na igreja.
Para que esse discipulado aconteça conforme a Palavra e seja efetivo, porém, alguns fatores são indispensáveis – e universais para todas as igrejas:
- Liderança forte, pessoas dispostas: sem discipuladores, não há como organizar um discipulado. Sem que haja alguém para guiar, não há como instituir pessoas a serem guiadas;
- Visão alinhada: todo novo projeto na igreja exige uma visão alinhada entre líderes, pastores e membros. Com o discipulado não é diferente;
- Excelência: não adianta colocar 30 pessoas para apenas um discipulador cuidar e acompanhar. Para que o discipulado realmente seja efetivo na sua igreja, a excelência é imprescindível.
#4 Visão celular & Discipulado? Como fazer isso?
E em igrejas que trabalham com células e pequenos grupos? Há como aliar o discipulado nesse cenário também? Nossa resposta é: com certeza sim!
Os pequenos grupos eram uma realidade na Igreja de Atos e, hoje, continuam sendo extremamente efetivos nas igrejas como forma de gerar conexões, relacionamento e comunhão.
Sendo assim, o discipulado também pode ser trabalhado dentro das células, uma vez que essas são extensões da igreja durante a semana, nas casas, e porque possuem, justamente, um ambiente familiar e de proximidade.
Além disso, as células são armas poderosas para alcançar pessoas que, por exemplo, teriam um “bloqueio” em visitar a igreja, justamente por serem ambientes confortáveis e mais ‘informais’.
Leia também: 10 dúvidas mais comuns sobre células ou pequenos grupos.
#5 Registrando e otimizando: gestão de células e de membresia
Por último, uma estratégia fundamental para que o discipulado na sua igreja seja bem-sucedido: o registro e o acompanhamento.
Com o intuito de ajudar a sua igreja na organização e na logística do discipulado, queremos te apresentar ao Atos6 Gestão de Membresia.
Conhecendo os membros da sua igreja e tendo um controle sobre todos os dados, é possível perceber, acompanhar e encaminhá-los ao discipulado. Assim, todos estarão sob essa visão, muito bem ensinados, cuidados e amados.
O Atos6 Gestão de Membresia também possibilita com que você:
- Conheça a fundo seus membros, onde moram, sua função na igreja, quem são seus parentes e vínculos;
- Gerencie e qualquer informação dos seus membros;
- Acompanhe de perto os novos convertidos;
- Direcione quem precisa de apoio para algum discipulador;
- Acompanhe o crescimento da sua igreja e da sua membresia;
- Visualize gráficos de consolidação semanal e mensal.
Quer entender mais como funciona? Leia nosso artigo específico!
E aí? Pronto para otimizar o discipulado na sua igreja?
Para saber mais, aprender com a Bea e com a Thaís, ouvir depoimentos, descobrir dicas práticas, exemplos cotidianos e crescer ainda mais em conhecimento, assista esse Atos6 Talking completo clicando no player abaixo!
Não dá para perder, não é?
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————- Leia também: Ter um site ainda é válido para as igrejas? | #4 Atos6 Talking