7 características de uma igreja madura

O que significa, afinal, maturidade? Comumente pensamos e dizemos que pessoas maduras são aquelas que já atingiram determinada idade ou já passaram por um grande número de experiências na vida, mas isso não é tudo. A maturidade de uma pessoa é revelada através de suas atitudes e maneiras de pensar – e é assim também com as igrejas.
Você pode dizer que a sua igreja é uma igreja madura?
Continue lendo que, nesse artigo, nós vamos te ajudar a descobrir!
Uma igreja madura tem…
Muito além de tempo de existência, características intrínsecas que fazem toda a diferença. Elencamos 7 delas, a seguir:
#1 Liderança forte, voluntários dispostos
Uma igreja só será madura se for composta de pessoas maduras e, sobretudo, de uma linha de frente madura.
A primeira característica de uma igreja madura, portanto, é uma liderança forte, com trabalhadores engajados e dispostos a entregar o melhor para o Senhor. Afinal, os liderados se parecem com seus líderes e, caso os líderes estejam fracos e desanimados, não há como ser diferente com o restante da igreja.
Para fortalecer a liderança da sua igreja cada vez mais, algumas dicas importantes para você, pastor:
- Promova reuniões de alinhamento e treinamentos continuamente;
- Não esqueça que líderes também precisam ser discipulados e acompanhados;
- Convoque-os a interceder pela igreja, como um estilo de vida.
#2 Ensino e prática da verdade
Outra marca de uma igreja madura, é o ensino e a prática da verdade.
Infelizmente, na ânsia de ver a igreja crescer e manter os membros animados, dispostos e engajados, há igrejas que pregam mensagens e sermões por conveniência e ocultam parte da verdade da Palavra. Isso é, sem dúvidas, sinal de uma igreja imatura, que vê o seu próprio benefício algo mais importante que a verdade do Senhor.
Uma igreja madura, pelo contrário, está sempre comprometida com a verdade absoluta, não importa o que aconteça ou quanto tempo passe. Essa igreja enxerga o confronto da Palavra como algo que faz toda a membresia crescer e, mesmo que doa, os membros o recebem com gratidão no coração, pois também estão maduros e firmes.
#3 Cultura de hospitalidade e acolhimento aos recém-chegados
Como a sua igreja recebe os visitantes e novos membros? Você sabia que o modo como essa ação é executada fala muito sobre a maturidade de uma igreja?
Uma igreja madura se alegra com a vinda dos recém-chegados, enquanto que uma igreja imatura, a enxerga com indiferença e ainda reage de maneira contrária – assim como o irmão mais velho na parábola do filho pródigo que, ao invés de celebrar o retorno daquele que estava perdido, viu o fato como injustiça e se revoltou.
Dizemos, portanto, que uma das características mais marcantes de uma igreja madura, é a sua cultura de hospitalidade e acolhimento. Em uma igreja como essa, os membros tratam as visitas como se já fossem parte da família e fazem de tudo para que sejam amparados conforme suas necessidades.
Posteriormente, é natural que esses visitantes se tornem membros.
Leia também:
#4 Cultura da honra aos pastores e líderes
A quarta característica de uma igreja madura é a cultura de honra aos pastores e líderes: o reconhecimento e a gratidão por tudo que já fizeram e fazem pela igreja.
Você, pastor ou líder, sabe exatamente do que estamos falando: os pastores dão suas próprias vidas em favor da obra na igreja, doando aos membros o seu tempo, sua atenção, horas de oração e aconselhamento. Eles utilizam suas vidas em prol de outras, e sua maior alegria é ver pessoas perdidas, sendo encontradas por Deus.
Como não honrar pessoas tão valorosas assim? Como não reconhecer com gratidão no coração, todas as ações que elas executam, sem pensar duas vezes?
Uma igreja madura preza pela cultura de honra por aqueles que são autoridades sobre suas vidas, e estão em constante oração por eles.
Leia também: O que os membros podem fazer para honrar o seu pastor? | Especial Dia do Pastor
#5 Obediência como essência de toda a igreja
E assim como a honra é valorizada em igrejas maduras, assim é também quando falamos de obediência.
Essa característica – que é tão importante na vida de todos os cristãos – é algo que faz parte da essência de uma igreja madura, viva e que cresce em todos os sentidos.
“Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês” (Hebreus 13:17).
#6 Busca contínua pela excelência
Uma igreja madura está sempre em busca da excelência, em todas as suas áreas e esferas – desde as coisas mais simples, às mais complexas.
Essa busca por otimização e evolução não significa o abandono de valores e da essência bíblica, antes, está relacionada ao olhar atento por processos, ferramentas e maneiras de atualizar o trabalho para que ele seja ainda mais efetivo, para a glória de Deus e o cumprimento da missão.
Dentro desse aspecto, também nos referimos à gestão da igreja – à forma como ela é conduzida em seus diferentes pilares. Como você gerencia e cuida da sua membresia? Dos departamentos? Das finanças? Do ensino? Das células e pequenos grupos?
É inegável que todos esses processos são trabalhosos e merecem atenção especial – é exatamente por isso que o Atos6 nasceu, com a missão de simplificar o cotidiano das igrejas e torná-lo ainda mais excelente.
Somos um sistema digital, uma plataforma de gestão pensada especificamente para as igrejas. Como um verdadeiro diácono digital e através de diversas funcionalidades, auxiliamos os pastores e líderes na execução da obra do Senhor. Com a nossa plataforma, é possível:
- aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
Ficou interessado? Agende uma demonstração gratuita com nossos especialistas! Clique no botão abaixo:
#7 Visão consolidada
Igrejas maduras também possuem sua visão muito bem consolidada. A visão responde à pergunta “como queremos ser?”, e está sempre enxergando o futuro, o lugar onde cada igreja quer chegar, até o tempo pré-estabelecido.
Ela é encontrada e renovada no cultivo do relacionamento com Deus, uma vez que parte diretamente do coração e do propósito do Senhor para aquela determinada comunidade, de forma singular.
Igrejas maduras sabem a importância de alinhar a visão com toda a membresia e, por isso, estão sempre reforçando e comunicando esse direcionamento. Como consequência inevitável, a igreja cresce firme e unida.
A importância de uma igreja madura
Igrejas imaturas não sabem lidar com pessoas, finanças, processos, lideranças, voluntários e burocracias com sabedoria. Antes, executam ações sem objetivos concretos e bem definidos, não possuem uma visão forte e estabelecida que as guiam e consequentemente, não trabalham de forma excelente.
Igrejas maduras, em contrapartida, são fortes, bem estabelecidas, possuem culturas firmes e inabaláveis e jamais negociam aquilo que acreditam. As pessoas que congregam nesta igreja, portanto, estão sempre prontas para receber novos irmãos e incorporá-los na família da fé.
O crescimento dessa obra é um resultado espontâneo. A maturidade atrai o crescimento em todos os sentidos, e esse crescimento é sólido e contínuo.
E aí? Pronto para trabalhar em prol de uma igreja madura, dia após dia? Conte com a nossa ajuda!
Acesse agora mesmo nossa série de lives, e faça um raio X da sua igreja. Clique no player abaixo e, bom proveito!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Minha igreja estagnou, e agora? | 4 sinais de que a sua igreja está estagnada