Liderando, voluntariando-se e servindo como Jesus | #3 Atos6 Talking

O trabalho na igreja é, em sua maior parte, executado por líderes e voluntários. São eles o motor para que as células, departamentos e ministérios continuem funcionando e gerando frutos para o Reino de Deus – afinal, todos devem atuar servindo como Jesus.
Mas como, afinal, colocar tudo isso em prática?
Tivemos uma conversa bastante interessante e produtiva com o Victor Barreto, head de CS do Atos6, sobre esse tema tão relevante que é a liderança e o voluntariado na igreja. Acompanhe os principais pontos desse #3 Atos6 Talking!
Servindo como Jesus
Jesus, o maior nome sobre todos os outros, o filho do próprio Deus e o verbo que, por amor, se fez carne, foi o melhor exemplo de serviço que já existiu. Ao ensinar, pregar, curar, libertar ou simplesmente conversar com alguém, Cristo manifestou seu amor, doou-se por completo e se tornou, então, nosso maior exemplo de conduta.
Na igreja, todos os líderes e voluntários o possuem como espelho. Independente do departamento, função, ministério ou responsabilidade, cada membro que trabalha na igreja deve, certamente, olhar para aquele que ensinou na prática o que significa servir por amor.
Mas, afinal, como executar isso no dia a dia da igreja quando falamos em liderança e voluntariado?
#1 O que significa liderar e se voluntariar dentro de uma igreja?
Se fôssemos resumir em uma só palavra: Serviço.
“Jesus os chamou e disse: “Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”. (Marcos 10:42 – 45 – NVI).
Independentemente da posição dentro do departamento: líder, liderado, voluntário… todos são servos na casa de Deus. Desde o pastor à equipe de limpeza, do líder da equipe de louvor ao voluntário que opera a mesa de som – todos são igualmente e sem distinções – servos.
#2 Como incentivar o voluntariado na igreja?
Infelizmente, em algumas igrejas, o voluntariado ainda não é uma cultura bem estabelecida e inabalável, como em outras. O que fazer, nesse caso, para incentivar e levantar novos voluntários?
A gente te dá algumas dicas:
- Ajuste a perspectiva da sua igreja em relação ao serviço: os membros da sua igreja têm dimensão da nobreza e da importância que o serviço tem? Acredite se quiser, mas boa parte dos membros não se tornam voluntários ou líderes na igreja porque não sabem o que essa atitude realmente significa;
- Crie uma cultura de serviço através de exemplo: as pessoas querem seguir líderes que dão exemplo, muito além de apenas ordens. Suas ações são, sem dúvidas, um dos maiores incentivos para que novas pessoas se levantem como servos;
- Mude sua forma de comunicar: se você apresenta o voluntariado aos seus membros como algo pesado e complicado de ser executado, algo sem importância e que não é priorizado, ou ainda como apenas um trabalho que precisa ser executado mas não há ninguém para fazê-lo… você nunca conseguirá levantar novos voluntários que terão o “servindo como Jesus” como uma alegria. Portanto, mude sua forma de comunicá-lo.
Leia também: Como implantar a cultura de voluntariado na igreja?
#3 Como levantar novos líderes na igreja?
E quanto à liderança? Como levantar novos líderes dentro da igreja?
A primeira coisa que deve ser compreendida, é que essa decisão é extremamente séria e que, portanto, deve ser levada a sério – afinal, líderes são como a linha de frente e, portanto, devem estar preparados. Listamos algumas dicas de como levantar líderes na igreja, a seguir:
- Atente-se ao direcionamento do Espírito Santo: mesmo que você enxergue potencial de liderança em alguém, esse chamado quem dá é o Espírito Santo. Por isso, antes de falar qualquer coisa ou começar a treinar alguém imediatamente, consulte o Espírito Santo e peça a Ele o direcionamento que você precisa;
- Seja claro com as pessoas que você pretende levantar como líder: feito isso, procure ser transparente e claro com o futuro(a) líder. Infelizmente, muitos líderes novos se frustram porque acabam criando uma expectativa falsa da ‘posição’ que irão assumir e, no fim, encontram uma realidade que nem imaginavam;
- Seja o exemplo, um espelho a ser copiado: a melhor forma de levantar líderes que inaugurarão essa responsabilidade já servindo como Jesus, é que você seja o primeiro exemplo. Mostre na prática e no cotidiano, o que ‘ser líder na igreja’ significa de fato.
#4 Quais são as melhores formas de gerir um departamento/ministério?
Você já sabe como impulsionar o voluntariado na sua igreja e também aprendeu como formar novos líderes. A partir de agora, você vai descobrir dicas práticas para aplicar na liderança de departamentos e ministérios. Começando por:
- Entenda que o ministério/departamento é do Senhor, e não seu: mesmo que você esteja em cargo de liderança, o ministério não pertence a você. Na realidade, você faz parte dele, assim como os membros que o compõem. Quanto antes você tirar da cabeça a sensação de “dono”, melhor será o desempenho de todo o departamento;
- Delegue funções: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.” (Eclesiastes 4:9-10).
Para não sobrecarregar ninguém e obter um trabalho de excelência, delegue funções. Você pode fazer isso considerando as skills de cada um dos membros do departamento/ministério;
- Conte com pessoas de confiança: você só consegue isso por meio de oração, discipulado e treinamento. Portanto, não esqueça de enxergar cada um dos membros do seu departamento como irmãos em Cristo, e não funcionários.
Lidere como Jesus…
Continue liderando com excelência e servindo como Jesus. Esse é o maior privilégio que há. E para te ajudar, não deixe de ler:
E aí? Pronto para alavancar o voluntariado e a liderança dentro da sua igreja?
Para saber mais, aprender com o Victor e com a Thaís, ouvir depoimentos e testemunhos, descobrir dicas práticas, exemplos cotidianos e crescer ainda mais em conhecimento, assista esse Atos6 Talking completo clicando no player abaixo!
Não dá para perder, não é?
Já conhece o Atos6?
Baseado no conceito de integração, o Atos6 é uma plataforma de gestão que auxilia as igrejas a gerenciar com eficiência e automatizar vários processos num único lugar. Dentro das funcionalidades da ferramenta, é possível:
- Aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
Ainda contamos com app, plataforma de transmissão de cultos online e uma ferramenta específica para doações online. Clique no botão abaixo e veja como podemos te ajudar! Você pode agendar um bate-papo gratuito com nossos especialistas.
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Identidade Visual: por que as igrejas precisam se preocupar com marca? | #1 Atos6 Talking