Minha igreja está vazia, e agora? | Série Igrejas que Crescem

A igreja está vazia: como lidar? Infelizmente, a realidade da igreja vazia sempre existirá em algum momento do ministério dos pastores. Pode até haver pastores que desconhecem essa realidade, mas ao menos alguma evasão de membros, todo pastor já viveu.
Como sair dessa situação? Como alavancar o crescimento da igreja e vivenciá-lo de maneira sólida e perene? Alguns pastores, ao enxergarem uma igreja vazia, desanimam e até pensam não terem sido efetivamente chamados para o ministério, mas isso não é verdade.
Se você já passou por isso, está passando no momento ou quer evitar que aconteça, acompanhe nosso artigo até o final e descubra dicas de ouro sobre crescimento, gestão e pastoreio!
Igreja vazia?
A igreja vazia é resultado de diversos fatores, mas certamente pode ser um cenário evitado e resolvido, disso nós podemos te certificar. Unindo estratégias e zelando por alguns fatores específicos, é possível recuperar-se desse cenário e tirar a igreja da estagnação.
Para começar, é preciso compreender o que deve ser evitado – ações que impedem o crescimento da igreja. Elencamos 3 delas para você, a seguir:
3 ações que toda igreja que não cresce faz
Já pega papel e caneta para anotar e guardar tudo!
#1 Não ter uma visão bem definida
Uma igreja sem visão é como um navio sem rota definida navegando pelo mar: ele continuará navegando até que alguém o pare, mas nunca chegará em terra firme, porque sequer sabe para onde quer ir.
Ter uma visão é ter um plano, um direcionamento e uma cultura bem definida para fazer a igreja chegar em sua terra firme – ou seja, nas metas que ela estabeleceu. Sem essa visão bem estabelecida, sua igreja pode até continuar funcionando, mas só – a estagnação nesse caso é inevitável, e não há como haver crescimento.
Como, então, definir essa visão? Primeiramente, entenda o que esse termo quer dizer:
A visão de uma igreja começa a partir do momento em que entendemos o propósito de Deus para ela. Ela vem do coração do Senhor e é passada ao pastor que, por sua vez, comunicará e colocará em prática na igreja.
Mas cuidado, embora a missão da Igreja seja universal para qualquer denominação – cumprir o Ide de Jesus – a visão, em contrapartida, é específica para cada igreja, em sua particularidade e conforme a Vontade de Deus.
Assista agora mesmo nossa aula gratuita, com o pastor Jorge Monteiro, e descubra qual é o propósito e a visão de Deus para a sua igreja! É só clicar no player abaixo:
#2 Não analisar os erros
Outra ação bastante comum que colabora para uma igreja vazia e impede o seu crescimento, é não parar para analisar os erros e suas possíveis causas e implicações.
Por incrível que pareça, muitos pastores, ao vivenciarem um cenário de igreja vazia, não priorizam a análise de por que isso ocorreu, e simplesmente seguem fazendo as mesmas coisas que já estão habituados. A estratégia, porém, é fundamental para o avanço de uma igreja, isso é inegável. Pergunte-se continuamente:
- Quais são as ações que eu não faço, mas que poderiam contribuir para o crescimento da igreja?
- Estou acompanhando minha membresia da forma como deveria?
- A liderança da minha igreja está alinhada?
- Tenho uma visão bem estruturada e definida?
- Preciso de ferramentas de auxílio?
Acredite, você pode chegar a um ótimo diagnóstico ao responder todas essas perguntas, nós garantimos.
#3 Negligenciar a gestão
Por último, uma ação que, infelizmente, afeta muitas igrejas do Brasil: negligenciar a gestão.
Duas coisas, dentro desse aspecto, são fatos:
- Igreja não é empresa, mas;
- Não é por isso que não deve ser gerenciada com excelência e estratégia.
Uma igreja que avança, é uma igreja que caminha em sabedoria na direção de suas esferas e naquilo que pode parecer “burocracia”. E quando falamos de gestão, não nos limitamos apenas às finanças, por exemplo, mas também a:
- Membresia;
- Células;
- Ensino;
- Voluntários e departamentos;
- Eventos…
E assim por diante. Basicamente, tudo o que uma igreja engloba. Nossa dica para uma gestão de excelência, é que você conte com a ajuda de uma plataforma de gestão – mais precisamente, do Atos6.
Somos uma plataforma de gestão integrada específica para igrejas, um verdadeiro diácono digital para te ajudar em todas as áreas. Através de dezenas de funcionalidades, simplificamos seu dia a dia, reduzimos o trabalho manual e garantimos excelência para a sua igreja.
Clique no botão abaixo e agende uma demonstração gratuita com os nossos consultores!
Como viver um crescimento significativo?
O crescimento que todo pastor deve almejar para a sua igreja, é um crescimento que ultrapassa os meros números e engloba todas as esferas: crescimento espiritual, em maturidade e em aprendizado, em experiências, e assim por diante.
Contudo, para que esse crescimento se torne uma realidade, é necessário agir com estratégia, dedicação, temor ao Senhor, oração, determinação e alinhamento, procurando sempre evitar os erros que listamos anteriormente, e mantendo o desejo de cumprir a vontade de Deus em todas as coisas.
Lembre-se que o crescimento não é algo instantâneo, mas que se constrói com perseverança e trabalho – não espere transformar uma igreja vazia em uma igreja cheia em poucos meses, esse crescimento não será algo sólido.
Porém, com a visão alinhada, com boas estratégias sendo colocadas em prática e com o foco correto, certamente o crescimento será mais rápido.
O Atos6 tem dicas de ouro para você!
Acesse agora mesmo nossos conteúdos sobre essa temática e descubra lições preciosas para viver um crescimento significativo:
- O que impede o crescimento de uma igreja?
- 5 mitos sobre o crescimento da igreja | Série Igrejas que Crescem
- 8 estratégias para o crescimento da igreja
- 4 formas de evitar obstáculos para o crescimento da igreja
- 5 formas com as quais o Atos6 pode te ajudar no crescimento da igreja | Série Igrejas que Crescem
E por último, nosso presentão para você: pensando nas principais dores das igrejas que querem crescer, mas não conseguem, e baseado na nossa experiência com milhares de pastores do Brasil, elaboramos um e-book exclusivo com dicas preciosas para fazer a sua igreja crescer.
Você pode baixar esse conteúdo gratuitamente, clicando na imagem abaixo:
Esperamos que faça bom proveito!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Como implantar a cultura da hospitalidade na igreja? | Série Igrejas que Crescem