Relatórios de célula: entenda por que seu envio semanal é tão importante

Muitas igrejas que trabalham com a visão celular, infelizmente encontram dificuldade em acompanhá-las ativamente. Contudo, as células, que representam um modo especial de viver em comunidade e que também são uma estratégia muito eficiente de crescimento, precisam de acompanhamento para que se mantenham ativas e saudáveis. Uma forma de fazer isso, é através do envio de relatórios de célula.
Seja através de fichas de papel, planilhas, mensagens em grupos de WhatsApp ou através de uma plataforma própria de gestão, muitas igrejas já possuem em seu cotidiano, o hábito do envio de relatórios. Outras, porém, desconhecem essa prática.
Como isso funciona na sua igreja? Você sabe a importância dos relatórios de célula? Continue conosco!
4 motivos pelos quais é importante enviar relatórios de célula
Os relatórios de célula nada mais são que o agrupamento de informações relevantes sobre cada reunião de célula que é realizada, semanalmente. Algumas das informações inseridas nesse relatório, são: nome da célula, do líder e do líder em treinamento, data e horário da reunião, número de participantes, quantidade de visitantes e quantos membros estiveram presentes no culto principal.
Esses relatórios, por sua vez, são enviados ao supervisor das células, gestor da área ou então para o próprio pastor principal da igreja, que recebe os relatórios de todas as células realizadas ao longo da semana. Esse envio, como já dito, pode acontecer por meio de diversos canais.
Mas afinal, por que os relatórios de célula são importantes? Qual é a finalidade de atualizar semanalmente o responsável por isso (supervisor, pastor, gestor), com dados e informações?
Elencamos para você, os 4 motivos principais:
#1 Para o gestor e o pastor acompanharem a saúde das células da igreja
Por incrível que pareça, em algumas igrejas, é comum que células fechem, e que o pastor nem fique sabendo disso. Esse fechamento, que pode acontecer por diversas razões (desânimo, estagnação do crescimento, falta de disponibilidade…), geralmente passa despercebido em igrejas que, justamente, não possuem em suas culturas a prática de enviar relatórios de célula.
Às vezes, esse fechamento não chega a acontecer, mas células são estacionadas, reuniões são canceladas por semanas a fio e, novamente, o pastor/gestor nem fica por dentro da situação – de novo, porque os relatórios não são enviados.
Os relatórios semanais de célula servem justamente para evitar que essas situações aconteçam. Por meio deles, a diretoria da igreja permanece sempre ciente do status das células e pode acompanhar, então, a saúde dos pequenos grupos.
Assim, medidas podem ser tomadas: o fechamento das células é evitado, a constância das reuniões é controlada, e assim por diante.
#2 Para comparar a longo prazo
Conforme os relatórios vão sendo enviados, é possível começar a criar comparativos e analisar as evoluções. As células têm crescido? Os membros estão permanecendo em frequência e participação, semana após semana? Há visitantes nos pequenos grupos?
Os relatórios de célula são ferramentas excelentes para monitorar a evolução do trabalho na visão celular e medir o que está dando certo, e o que está dando errado. Esse comparativo, por sua vez, pode ser feito também a longo prazo, o que permite o estabelecimento de metas e objetivos.
#3 Para otimizar a supervisão
A supervisão de células ou pequenos grupos compõe-se das ações: acompanhar, cuidar e monitorar o progresso de um grupo de células. Essa responsabilidade fica com alguém que denominamos “supervisor de célula”.
A importância desse processo é tanta que, caso a supervisão não existisse, a visão celular em uma igreja estaria em grande perigo, uma vez que sem nutrição e cuidado, os pequenos grupos ficam vulneráveis e correm o risco de morrerem.
O envio semanal dos relatórios de célula também entra com importância nesse quesito. São os relatórios que auxiliam e otimizam o processo de supervisão, trabalhando em conjunto com essa camada intermediária na administração da estrutura da igreja em células – os supervisores.
Por meio das informações e dados atualizados contidos nos relatórios, os supervisores podem acompanhar com facilidade e praticidade tudo o que está acontecendo nos pequenos grupos pelos quais são responsáveis.
#4 Para melhorar a liderança e incentivar o ide
Os relatórios informam a presença e número de visitantes por reunião, e também a frequência de cada um dos membros. Esses dois dados formam também, mais uma vantagem do envio dos relatórios: através deles, torna-se possível otimizar a liderança e incentivar a evangelização de novas pessoas.
Ao analisar as informações contidas no relatório e constatar, por exemplo, uma estagnação no número de visitantes ou membros, o gestor fica ciente da situação e pode dedicar, assim, um tempo especial para trabalhar as dificuldades do líder dessa célula, suas atribuições de liderança e a motivação dos membros.
Dessa forma, os problemas são, além de identificados, também tratados e resolvidos, o que colabora para o sucesso e avanço de cada célula.
Otimize os relatórios de célula com o Atos6
Nós dissemos no começo desse artigo, que cada igreja possui uma forma de enviar relatórios semanais de célula: há quem faça por planilhas, fichas de papel ou WhatsApp, e há também aqueles que contam com uma plataforma de gestão – essa última caracterizando-se como a melhor alternativa para gerenciar células.
O Atos6, plataforma de gestão integrada específica para igrejas, também conta com um módulo próprio para as células e pequenos grupos. Com o nosso sistema, é possível:
- Cadastrar as células e centralizá-las em um só lugar;
- Visualizar a localização de cada pequeno grupo no mapa;
- Acessar gráficos gerenciais que possibilitam que você acompanhe o crescimento das células através de diversos fatores; e, finalmente:
- Receber relatórios semanais das células e ficar por dentro da evolução de cada uma.
Assim, os relatórios de célula são enviados digitalmente, com facilidade e eficiência, e os pastores recebem todos os relatórios centralizados no mesmo lugar. O Atos6 ainda cria, automaticamente, uma relação de indicadores e gráficos para que você acompanhe a evolução das células da melhor forma possível.
E aí? O que está esperando? Nossa plataforma, além de te ajudar com as células, ainda te ajuda a otimizar membresia, finanças, ensino, eventos e muito mais! Agende uma demonstração gratuita com os nossos especialistas, clicando no botão abaixo:
PRESENTE PARA VOCÊ!
Baixe nossa trilha de sucesso das células gratuitamente. Nesse material, você vai entender qual é o ciclo natural dos pequenos grupos e como proceder em cada um deles.
Basta clicar na imagem abaixo:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: 6 dúvidas mais comuns dos novos líderes de célula ou pequenos grupos