O que os membros podem fazer para honrar o seu pastor? | Especial Dia do Pastor

Você sabe dizer quão importante é a prática de honrar o seu pastor?
Os pastores são capazes de dar suas próprias vidas em favor de uma só ovelha. Seu dia a dia é voltado 100% para a igreja: seja orando, aconselhando, atendendo, estudando a Palavra, preparando sermões, realizando visitas, gerenciando a igreja, tudo o que ele faz é para que Cristo seja glorificado por meio de irmãos saudáveis, apaixonados e dispostos a fazer a obra.
Ser pastor, no antigo testamento, significava passar o dia todo apascentando o rebanho, guiando as ovelhas pelo caminho onde deveriam seguir, protegendo-as, alimentando-as, garantindo a elas águas calmas e um bom pasto. Caso fosse necessário, o pastor lutava com animais ferozes a fim de proteger o seu rebanho.
Jesus disse: “o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (João 10:11 – NVI).
Pastorear significava – e significa até hoje, com a igreja – dedicar atenção, zelo, coragem e amor pelo rebanho: ovelhas e irmãos. Isso custa, verdadeiramente, uma vida inteira.
Em ocasião ao dia do pastor, que celebraremos no dia 12 (domingo), preparamos um artigo especial sobre como você, membro de uma igreja, pode honrar o seu pastor. Está pronto? Continue lendo!
5 formas de honrar o seu pastor todos os dias
Um membro com o coração grato reconhece o esforço de seu pastor, e busca honrá-lo em tudo o que fizer. Paulo aconselha, na carta a Timóteo:
“Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino.” (1 Timóteo 5:17-NVI).
Elencamos, a seguir, 5 formas com as quais você pode honrar o seu pastor todos os dias, demonstrando a ele o quanto seu ofício impacta a sua vida e a vida na igreja no geral.
#1 Ore por sua vida e sua família
Orar por alguém é uma das maiores demonstrações de amor, gratidão e cuidado que uma pessoa pode fazer. Ao orar em favor de outrem, você se coloca como intermediador entre ela e os céus, faz-se altruísta e valoriza e vive o Corpo de Cristo na prática.
Ao orar pelo seu pastor e sua família, você demonstra e reconhece tudo o que ele faz pelo rebanho, pede ao Senhor que o trabalho do pastor continue se expandindo e, ao fazer isso, zela pela propagação do Evangelho e a continuação da Igreja.
Orar pelo pastor e sua família é um ato de honra porque, ao dobrar os joelhos, você inclina o seu coração a Deus e o agradece por ter levantado alguém tão precioso para a comunidade, e intercede para que o Senhor o fortaleça todos os dias.
Às vezes os membros nem sabem, mas suas orações são capazes de auxiliar o pastor a permanecer de pé, realizando seu trabalho com excelência.
#2 Apoie sua visão e ministério
Outra ação de honra que você pode (e deve) fazer, membro, é apoiar a visão e ministério do pastor.
A visão de uma igreja é sempre entregue por Deus ao coração do pastor, que, guiado pelo Espírito Santo, executa o direcionamento que recebeu em seu trabalho. Um membro com o coração grato é um membro que apoia e ajuda a comunicar a visão de seu pastor, pois possui a convicção de que essa visão nasceu no coração do Senhor.
Sendo assim, não há rebeldias ou discórdias. Antes, é mantida a cultura da honra e da unidade dentro da comunidade. Toda a membresia caminha, portanto, ao lado do pastor e olha para a mesma direção que seu líder olha.
Em uma igreja assim, o crescimento é um fruto natural.
#3 Obedeça seus direcionamentos
Todo pastor foi chamado por Deus e recebeu a autoridade de liderar e guiar um conjunto de pessoas. Enquanto que é da responsabilidade do pastor orientar a direção e o caminho correto para as ovelhas, é responsabilidade da membresia obedecer seus direcionamentos.
A obediência é, também, uma das formas com as quais você pode honrar o seu pastor, na prática e no cotidiano, mesmo quando ninguém está olhando.
“Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês” (Hebreus 13:17).
#4 Seja grato com palavras e atitudes
Nada mais triste e injusto do que a ingratidão. Embora o trabalho do pastor seja feito visando a glória de Deus, e não seu próprio mérito, todo membro que deseja honrar seu pastor deve ser grato a ele com palavras e atitudes.
Deixe seu pastor saber o quanto os sermões, os aconselhamentos e as orações que ele faz por você são preciosos em sua vida e que você é extremamente grato por tudo o que ele faz.
O ministério pastoral certamente não é nada fácil, mas deve ser reconhecido como uma missão de valor. Já parou para pensar quantas noites mal dormidas, madrugadas inteiras, dias extensos e fins de semana sem descanso que o seu pastor dedica por você e o restante do rebanho?
Um coração grato é um coração que honra. E a honra é, sem dúvidas, uma das coisas mais nobres que devemos exercer na vida.
#5 Elogie-o publicamente e no particular
Cair na armadilha de caluniar, reclamar, murmurar e mal dizer o seu pastor é, sem dúvidas, um dos piores erros que um membro pode cometer. Além de prejudicar injustamente seu pastor e a igreja, você também prejudica a si mesmo, ao desonrar uma autoridade que Deus lhe concedeu.
A membresia que honra é aquela que elogia, tanto publicamente, com as pessoas presenciando, quanto no particular – quando só o pastor escuta, ou dentro de casa, com sua família.
Elogiar é reconhecer o valor de alguém e do seu trabalho. É incentivar, motivar e fortalecer. Certamente essa é uma das ações que jamais pode ser abandonada quando falamos de honra.
Você pode dizer que honra o seu pastor com tudo o que pode?
Neste dia do pastor, presenteie-o com…
Neste dia especial, presenteie seu pastor com a honra que ele merece. Deixe-o saber o quanto você é grato pela vida dele e que as suas orações estão sempre sobre o pastor e sua família.
Elogie, apoie, motive-o e fortaleça-o com palavras e atitudes. Seja uma ovelha que facilita o trabalho do pastoreio, que caminha junto e que colabora ativamente. Arregace as mangas e esteja disposto a ajudar o seu pastor no que for preciso.
Não o deixe trabalhar sozinho. Antes, coloque-se à disposição para aliviar o fardo do pastor e somar para o Reino cada vez mais.
A cultura da honra é uma cultura que, verdadeiramente, vale a pena. Você está pronto para colocar em prática? Envie este artigo para os membros da sua igreja e para o seu pastor!
Uma sugestão de presente do Atos6
Neste dia do pastor, presenteie-o facilitando seu cotidiano e otimizando a gestão da igreja. Você sabia que o Atos6 é uma plataforma de gestão integrada e específica para igrejas? Nossa missão é auxiliar as igrejas a viverem seus propósitos com excelência.
Nossa plataforma oferece a você:
- Gestão financeira;
- Gestão de membresia e acompanhamento personalizado;
- Células e pequenos grupos;
- Gestão de ensino;
- App personalizado;
- Atos6 Pay;
- Atos6 Online;
- Gestão de eventos.
Quer saber mais? Agende um bate-papo com nossos consultores e descubra como levar sua igreja a outro patamar:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: 7 pastores que marcaram a história da Igreja | Especial dia do pastor