Todo pastor deve sempre se lembrar que… | 6 conselhos para pastores

A vocação pastoral carrega consigo diversas responsabilidades. Afinal, o rebanho precisa ser cuidado, alimentado, aconselhado e apascentado, e o nosso Senhor dá essa missão aos pastores.
Em contrapartida, os pastores também precisam de conselhos – o pastorado carrega consigo seus desafios e dificuldades. O Atos6, que nasceu com o propósito de ser um aliado do pastor na gestão da igreja e um verdadeiro diácono digital, preparou alguns desses conselhos para você, pastor, que vive em prol do Reino.
Continue lendo!
6 conselhos para pastores, independente do seu tempo de ministério
Há quem pense que, por aconselharem, os pastores não precisam de conselhos, mas isso é um tremendo engano. Em meio a tantas responsabilidades do cotidiano pastoral, existem coisas que jamais podem ser esquecidas.
Todo pastor deve sempre se lembrar que…
#1 A Obra é do Senhor
Embora as responsabilidades do pastor sejam tamanhas, a obra é do Senhor. Nada do que é executado dentro da igreja visa o prestígio do pastor ou de qualquer outra pessoa, antes, é feito para que o nome de Cristo seja glorificado.
Sendo assim, quando falamos de dificuldades e da parte ‘ruim’ e difícil do pastorado: a obra é do Senhor – é por Ele que os sofrimentos são enfrentados e os desafios são encarados.
Quando falamos de vitórias e conquistas, pelo outro lado, a obra continua sendo do Senhor – é para Ele e dele todo o mérito e as medalhas: as pessoas salvas, os frutos visíveis de crescimento, o engajamento dos membros, a excelência no trabalho.
#2 É preciso ter coragem no Evangelho
Diante das perseguições e das pedras pelo caminho – sejam de fora ou até de dentro da igreja – é preciso ter coragem no Evangelho. Esse é um conselho valioso para todos os cristãos, sobretudo para o pastor, que está na linha de frente dessa batalha.
O Senhor nos encoraja a permanecer com os olhos fitos nele, mesmo que as circunstâncias não nos sejam favoráveis:
“Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. (João 16:33 – NVI).
#3 Cuidar de você e da sua família é essencial
Todos os membros da igreja são valiosos – desde os líderes mais experientes, até os novos convertidos. Aliás, é exatamente o pastor que deixa as 99 para encontrar a ovelha que está perdida.
Porém, um dos conselhos mais valiosos que poderíamos dar para os pastores, é que, antes de tudo isso, você precisa cuidar de você e da sua família. De você, porque sua saúde mental e emocional são fundamentais para que o ofício pastoral seja exercido com excelência. Da sua família, porque são eles a sua primeira igreja, negligenciá-los seria um ato de extrema hipocrisia.
Lembre-se, portanto, que o cuidado dentro de casa é essencial para que o cuidado dentro da igreja seja feito.
#4 Saúde mental não é brincadeira
Apesar de possuírem uma missão tão preciosa e importante no Reino do Senhor, os pastores continuam sendo seres humanos, sujeitos aos sofrimentos, às dificuldades e tentações. É exatamente por isso que é preciso zelar pela saúde mental e pela qualidade de vida tanto quanto qualquer outra pessoa.
Lembre-se, pastor, que saúde mental não é brincadeira. Se for preciso buscar ajuda de um profissional, não hesite. Embora muitas pessoas espiritualizem ou considerem ‘frescuras’ os transtornos mentais, eles devem ser tratados com zelo e da forma correta.
Quer algumas dicas? Leia: Como cultivar a saúde mental no pastorado
#5 O ministério pastoral não é só um ‘emprego’
Apesar de o ofício pastoral contar com a esfera administrativa e gerencial, esse ministério não é só um mero emprego, mas uma vocação.
Infelizmente, muitos pastores acabam esquecendo disso e passam a tratar a igreja como uma simples empresa – onde os setores precisam estar organizados e as tarefas precisam continuar sendo executadas.
O perigo disso está na facilidade em cair no ativismo: passar a tratar as coisas do Reino de Deus como se fossem comuns, normais, sem que sejam sagradas ou que mereçam qualquer espécie de reverência e temor.
Lembre-se sempre, pastor, que o seu chamado não veio de uma criatura, mas do próprio Criador.
#6 Você é um ser humano
Por último: você é um ser humano e, portanto, não deve fazer tudo sozinho.
Quando falamos da igreja, diversas esferas estão associadas: a área gerencial e burocrática, a parte do cuidado e do atendimento dos membros, a realização dos cultos, o planejamento e o alinhamento da visão… é certamente impossível que um pastor execute todas essas tarefas com excelência – não importando o porte ou tamanho da igreja.
Guarde em seu coração esse lembrete, que também é um dos conselhos que todos os pastores devem receber: a Obra do Senhor é para ser feita em conjunto, como Corpo de Cristo. É necessário que você conte com uma liderança de confiança e uma equipe disposta a obedecer e a servir.
Afinal, você é um ser humano, e não uma máquina. Por isso, nossa dica é: escolha com sabedoria pessoas que auxiliem você na gestão da igreja, e conte com recursos externos para esse fim também…
Conte com a nossa ajuda
Nós, do Atos6, zelamos pela missão de facilitar seu cotidiano, tornando o seu trabalho excelente, sem sobrecargas e com muita eficiência.
Baseado no conceito de integração, o Atos6 é uma plataforma de gestão específica para igrejas e que conta com diversas funcionalidades para auxiliar a igreja em seus diversos âmbitos:
- Gestão de pessoas (membresia);
- Gestão de células ou pequenos grupos;
- Finanças;
- Eventos;
- Comunicação;
- Ensino.
Você pode agendar uma demonstração gratuita para ver, na prática, nossa plataforma funcionando. Clique no botão abaixo para agendar um bate-papo com nossos especialistas:
Nossa missão é ajudar você a cumprir a sua. Nossa empresa sonha e preserva o propósito de auxiliar as igrejas a viverem o seu propósito com excelência. Conte conosco!
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: 5 dicas de leitura que não podem faltar na estante do pastor