Como ser constante produzindo conteúdo nas redes sociais da igreja?

Nos últimos anos, a igreja tem aumentado muito sua presença no mundo digital: criaram-se os sites da igreja, o aplicativo, os cultos online e, é claro, as redes sociais da igreja. Aliás, no tempo em que vivemos, perdem as igrejas que não aderiram ao online como aliado. Leia também: 5 aspectos da igreja on-line para além do culto.
Dentro da internet, é possível divulgar cultos, eventos e programações, engajar os membros a participarem dos projetos da igreja, mantê-los informados e ainda possibilitar que doem e contribuam com um clique.
Quando falamos das redes sociais da igreja – Instagram, Facebook, YouTube – em especial, falamos de:
- Construção de relacionamento com os membros;
- Interatividade e engajamento;
- Edificação dos usuários, que são alimentados com posts bíblicos e úteis;
- Divulgação da igreja, através de fotos e vídeos;
- Maior alcance, uma vez que as redes sociais podem ser acessadas por pessoas do mundo todo.
Para que todos esses benefícios sejam alcançados, porém, é preciso ser constante na produção de conteúdo. Afinal, não adianta nada fazer um post por mês e achar que as redes sociais da igreja estão surtindo algum efeito positivo. Para que as pessoas acompanhem as redes e queiram interagir com elas, é preciso que você apareça.
Esse artigo é justamente sobre isso. Hoje, vamos te mostrar como ter constância na produção de conteúdo nas redes sociais da sua igreja. Continue conosco!
Qual é o segredo da constância na produção de conteúdo?
Ser constante na produção de conteúdo não significa postar stories 24 horas por dia, fazer três posts diferentes no dia e publicar vídeos no Youtube a semana toda. Antes, tem relação com a criação e publicação estratégica de conteúdo.
Veja nossas dicas práticas e comece a acertar!
#1 Planeje a produção de conteúdo
Essa dica parece até óbvia, mas ela é muito verdadeira: sem que haja planejamento de conteúdo, não há como ter constância. Na realidade, as publicações contínuas podem até acontecer, mas certamente que as redes sociais da sua igreja se tornarão uma bagunça – sem falar que os responsáveis pela criação de conteúdo ficarão extremamente sobrecarregados.
Com planejamento, porém, você consegue pensar de forma estratégica e criar conteúdos com calma, análise e coerência. O ideal é que você pense em conteúdos para as próximas duas semanas – ou até um mês, se possível – e deixe os briefings deles já prontos para que as peças gráficas sejam produzidas.
E para fazer isso…
#2 Tenha um cronograma de publicações
Produção constante de conteúdo nas redes sociais é algo praticamente impossível de ser executado sem uma ferramenta de controle e um cronograma.
O cronograma ajudará você a definir datas, organizar a ordem das postagens coerentemente e te fornecerá um panorama geral das publicações. Assim, você consegue visualizar como está o desempenho dos posts nas redes sociais da igreja e ainda pode organizar os conteúdos para agendar as publicações.
Quer algumas dicas de como montar um cronograma? Veja:
- Monte uma planilha, e insira nela as datas, as temáticas principais e os formatos dos conteúdos (peça gráfica única, carrossel, story, vídeo curto, vídeo para o YouTube, etc).
- Utilize o Trello para gerenciar suas tarefas e os posts que precisam ser feitos. Nessa ferramenta, você consegue segmentar as demandas de acordo com a etapa em que ela está: em produção, para produzir, produzido, aguardando afirmação, entre outras. Você também pode inserir etiquetas em cada tarefa, para identificar seu caráter;
- Utilize uma ferramenta de gestão de redes sociais. Alguns exemplos são: Etus Social, mLabs e Hootsuite. Essas ferramentas são plataformas próprias para o gerenciamento de redes sociais, permitem agendar publicações por meio de um único painel, possibilitam impulsionar posts do Facebook e do Instagram e ter acesso a relatórios de resultados.
#3 Mantenha um banco de ideias e pegue referências de conteúdo
Uma das dicas mais preciosas quando falamos de constância nas redes sociais da sua igreja, é que você mantenha sempre ativo um banco de ideias de conteúdo, que deve ser “reabastecido” toda semana.
Assim, você evita ficar “sem inspiração” e consegue manter sua produção sem interrupções ou bloqueios. Dentro dessa ideia, busque ainda ter referências de conteúdos nos quais você possa se basear – páginas cristãs, canais do Youtube de outras igrejas – e assim por diante.
Com o passar do tempo, você vai perceber que a produção de conteúdo se tornará muito mais fácil quando se tem um ‘esqueleto’ para seguir e novas ideias para aplicar.
#4 Conte com uma equipe responsável só por isso
Certamente que a produção e a publicação de conteúdos nas redes sociais da sua igreja não será constante quando essa responsabilidade está nas mãos de alguém que já tem outras tantas funções dentro da comunidade.
Portanto, se você quer que as redes sociais estejam sempre atualizadas e bombando, conte com uma equipe que seja responsável só por isso. Essa equipe pode ser formada por voluntários do ministério de comunicação da sua igreja ou você pode ainda considerar a contratação de estagiários ou funcionários para exercer essa função.
O importante, dentro dessa dica, é que você conte com pessoas focadas em fazer das redes sociais da igreja, uma ferramenta poderosa de atração, evangelismo, engajamento, edificação e fortalecimento.
#5 Determine sua frequência de publicações
Constância tem a ver com algo imutável: sempre o mesmo, como uma linha reta. Sendo assim, não adianta pensar que, se em uma semana você fez 6 posts, na outra dá para reduzir para dois porque a semana anterior “compensou”.
Ao mesmo tempo, ser constante não significa que você precise publicar loucamente conteúdos imparáveis, todos os dias, sem folga alguma. A gente já disse que o que importa mesmo, é a visão estratégica. Por isso, nossa última dica é: determine sua frequência de publicações.
No início, você vai publicar 2 posts na semana? Ótimo! Mantenha essa proposta fielmente.
Há quem pense, dentro disso, que não há como ter “tantas ideias” assim para tantos posts. Mas a gente discorda. No momento de criar conteúdo para as redes sociais da sua igreja, pense:
- O que você deseja que sua comunidade saiba? Quais notícias e avisos importantes você deseja que eles fiquem por dentro? Seus posts podem informá-los;
- O que você quer que as pessoas sintam? Que reação você deseja despertar nos seus espectadores e seguidores? Seus posts podem provocar isso.
- O que você quer que sua congregação faça? Seus posts são capazes de orientá-los nas próximas etapas de suas caminhadas com Deus.
E para te ajudar ainda mais, fique com: 7 ideias de posts para as mídias sociais da sua igreja.
Quer melhorar ainda mais a comunicação da sua igreja?
Então, além de investir nas redes sociais, invista também em um aplicativo personalizado! Além de produção de conteúdos exclusivos, o app também oferece ferramentas de gestão, doações online e muito mais!
Veja a seguir:
- Envio de notificação push para os membros;
- Doação online;
- Calendário de eventos;
- Postagem de vídeos;
- Mensagens diretas para a membresia;
- Devocional próprio da igreja;
- Divulgação de projetos;
- Relatório de célula;
- Busca avançada de membros;
- Design personalizado com a identidade visual da igreja;
- Integração com o Atos6 Gestão.
O Atos6 App é a solução que você precisa para melhorar ainda mais a comunicação da sua igreja! Quer saber mais? Clique na imagem abaixo e descubra tudo o que você precisa:
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: Stories na igreja: 6 aplicativos para criar e editar stories que você precisa baixar agora mesmo