Como o Atos6 surgiu? | Conheça nossa história!

Antes de sermos a plataforma completa para sua igreja viver seu propósito com excelência, éramos uma ideia, um rabisco, uma solução improvisada e um sonho muito nobre – e essa nem é metade da história. E aí? Você já conhece a história do Atos6?
Como todo negócio, produto, marca, empresa e serviço, nós também passamos por diversos desafios e escalamos dezenas de degraus para chegar até aqui – e pretendemos continuar sempre avançando, é claro.
O Atos6 nasceu com um intuito precioso e, por isso, hoje ajudamos as igrejas do Brasil a cumprirem seus intuitos também, para a expansão do Reino, para a glória de Deus e por um cotidiano eclesiástico descomplicado e com excelência.
Conversamos com o CEO da nossa empresa, Luiz Ribeiro Barbosa, e ele vai nos ajudar a contar para você toda a nossa história: como o Atos6 surgiu, o que já enfrentamos e para onde pretendemos ir. Ficou curioso? Continue lendo!
#1 Como a ideia surgiu?
Nossa história começa lá em 2008, quando o Atos6 ainda era apenas uma possível solução dentro da cabeça de um líder de célula – o qual era também um desenvolvedor – que almejava servir e melhorar as coisas dentro do trabalho no Reino.
Luiz, nosso CEO, começou a liderar sua célula/pequeno grupo em 2007, em sua igreja local. E não foi só ele. A visão celular se tornou tão forte na igreja que, um ano depois, em 2008, as células já se multiplicavam e o número de pequenos grupos foi ficando cada vez maior. E como todo crescimento vem junto com novos desafios e problemas a serem resolvidos, o crescimento das células começou a revelar algumas necessidades…
O nascimento da primeira ideia
As células multiplicavam, novos líderes eram formados, mais pessoas passavam a serem cuidadas… e o acompanhamento disso tudo acabou se tornando inviável para que o pastor permanecesse por dentro de forma manual. Como saber quantas pessoas da igrejas estavam dentro de uma célula? Essa célula multiplicou de qual? As reuniões têm acontecido? Está havendo visitantes? Como está a saúde das células?
Foi exatamente nesse cenário que a primeira ideia surgiu. Nas palavras de Luiz:
“Eu pensei: vou criar algo bem simples para os líderes preencherem semanalmente e a gente poder acompanhar como está a quantidade total de pessoas que estão indo em células, para comparar como está o desempenho […] e foi aí que, em 2009, eu comecei a fazer, no meu tempo livre, um ‘sisteminha’ que pudesse ajudar a igreja com isso.”
A ideia nasceu, motivada pela vontade de ajudar, servir e melhorar a gestão das células da igreja local de Luiz. E aí, nosso CEO começou a correr atrás…
A criação do primeiro ‘sisteminha’
“Já fazia muitos anos que eu não desenvolvia. Aí eu fui para São Paulo, para um congresso, a fim de estudar uma linguagem de programação para o sistema. Eu queria algo simples e rápido, que pudesse entregar a agilidade que eu precisava. Descobri qual era a mais adequada e comecei a desenvolver. Isso aconteceu de 2008 para 2009”, contou Luiz.
O primeiro sistema era simples. Seu nome era: células + o nome da igreja em questão, e ele oferecia o que a igreja precisava naquele momento: os líderes conseguiam enviar seus relatórios semanais, e o pastor e equipe conseguiam observar como estava a saúde das células. Foi assim por alguns anos, até que…
O sistema começou a se espalhar
Através da visão celular, a igreja local de Luiz começou a crescer e se tornar uma referência na região. Assim, outros pastores começaram a perguntar como as células da igreja eram gerenciadas, como eram acompanhadas e, consequentemente, começaram a pedir para utilizar o ‘sisteminha’ das células.
O Atos6, que naquela época ainda nem carregava esse nome, passou então a ser utilizado por outras igrejas – e foi aí que Luiz começou a perceber que o sistema poderia se tornar algo maior.
2013: o sistema começou a se modernizar
No início de 2013, um pastor – que também sonhava com uma solução que facilitasse o cotidiano das igrejas – apareceu na vida do nosso CEO. Como na igreja de Luiz, esse pastor também havia feito um sistema para atender a OPBB – Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, mas que já era antigo e que, portanto, estava inviável para utilização.
A vontade de modernizar do pastor, junto com a vontade de contribuir do Luiz, fez com que o sistema que já existia, começasse a se tornar uma solução não só para as células, mas para todos os aspectos da igreja: gestão de membresia, gestão financeira, acompanhamento dos recém-chegados, e assim por diante.
Em abril do mesmo ano, o Atos6 – que acabara de ganhar esse nome – começou a ser pensado de uma forma mais séria: o design começou a ser formulado, a marca, a identidade visual… era o nascimento da nossa plataforma.
Em 2014, a primeira versão foi lançada para as primeiras igrejas clientes.
Expansão das funcionalidades
De 2014 para cá, nossas funcionalidades foram crescendo cada vez mais. Afinal, as igrejas progridem, modernizam-se e, por isso, precisam de uma ferramenta que as acompanhe.
Em 2015, lançamos nossa funcionalidade de gestão financeira. Um tempinho depois, surgia o módulo de ensino. Em 2018, lançamos nosso app e as doações inteligentes, em 2020 o Atos6 Online, e assim nossos recursos começaram a surgir e a serem aperfeiçoados. Hoje, contamos com:
- Gestão financeira;
- Gestão de membresia e acompanhamento personalizado;
- Células e pequenos grupos;
- Ensino;
- App personalizado;
- Atos6 Pay;
- Atos6 Online;
- Gestão de eventos.
2017 – Atos6 como empresa
Em 2017, o Atos6 foi registrado, oficialmente, como uma empresa independente.




#2 Principais desafios enfrentados no início da empresa
Há quem pense que as conquistas do Atos6 aconteceram naturalmente e sem percalços pelo caminho, mas isso não é verdade. Como é no começo de tudo – uma empresa, uma marca, uma fase da vida e em tantos outros aspectos – nós também enfrentamos e passamos por alguns desafios e dificuldades.
Podemos elencar, em primeiro lugar:
A cultura das igrejas
Se até hoje em dia é assim, em pleno 2022, imagina anos atrás? Ao passo em que existem igrejas que buscam modernizar e profissionalizar seus processos constantemente, há também aquelas cujas mentalidades são ainda tão fechadas, que somente o fato de pensar em contratar um serviço – como uma plataforma de gestão, por exemplo – já parece uma ideia absurda ou até ‘errada’.
Infelizmente, muitas igrejas ainda cultivam o pensamento de que, na igreja, tudo deve ser feito através do voluntariado. Todavia, embora os voluntários sejam mesmo indispensáveis dentro de qualquer igreja, nem todas as tarefas precisam ser baseadas nesse aspecto. As igrejas podem sim (e devem!) contar com profissionais do mercado para melhorarem a forma como trabalham.
Esse foi, portanto, o primeiro desafio: como mostrar a um pastor cuja cultura é completamente de voluntariado, que contar com uma plataforma digital é importante e extremamente necessário?
Aos poucos, felizmente, muitas igrejas foram – e continuam até hoje – convencendo-se de que esse tipo de ferramenta serve sim, para agregar valor e auxiliar na expansão do Reino. O Atos6 está aqui para mostrar isso cada vez mais.
Sem investimentos
“Tivemos que andar lentamente por não ter se aberto a investimentos maiores. Isso gerou dificuldades para nós”, comentou Luiz.
Na ocasião em que o Atos6 se aperfeiçoava como produto, nosso CEO já empreendia outro negócio e, portanto, não podia apostar todas as fichas na plataforma recém-nascida. Naturalmente, isso também gerou dificuldades no início da jornada.
Demanda e foco
Do que as igrejas precisam? Quais são suas dores e principais necessidades? A demanda da igreja é muito grande – como focar em algo específico? Esse também foi um desafio inicialmente enfrentado.
Hoje, lidamos com ele muito bem: ao invés de se tornar uma plataforma específica para acompanhar, monitorar e gerenciar células ou pequenos grupos, também auxiliamos a igreja a gerir pessoas, organizar a membresia, gerenciar escolas bíblicas, engajar os membros através da comunicação, oferecer a eles um meio de doar online e assistir aos cultos online, ajudamos os pastores a acompanhar os novos convertidos, a gerenciar as finanças, e assim evoluímos, dia após dia.
O que antes era um desafio, tornou-se uma chance de nos tornarmos uma solução completa e integrada. Hoje, tornamo-nos uma empresa com identidade, autenticidade e uma cultura inabalável – é o que você vai conhecer a seguir.
#3 A cultura do Atos6 enquanto empresa
E quanto aos nossos princípios? O que o Atos6 valoriza? Como funcionamos internamente, você sabe? Isso também faz parte da nossa história. A partir de agora, você vai conhecer um pouco da nossa cultura.
“O sucesso dos nossos clientes é a razão da nossa existência.”
Remoto
A primeira informação que você precisa saber é que: nós nascemos remotos, e somos remotos. Todos os nossos colaboradores trabalham do lugar onde estiverem, e podem fazer parte do time independentemente de onde moram.
Esse caráter faz com que moldemos todos os demais valores e princípios com base no remoto. Zelamos pela liberdade, pela responsabilidade e pela comunicação. Incentivamos a autodisciplina e o foco no resultado, sem que fiquemos o tempo todo controlando o horário dos colaboradores.
Portanto, oferecemos ao time uma qualidade de vida, e trabalhamos a confiança, a transparência e o diálogo a todo momento. Isso nos leva ao próximo pilar da nossa cultura:
Orientação a dados
Uma vez que focamos nos resultados e neles aplicamos nosso trabalho, zelamos também por uma orientação coerente – para que cheguemos ao lugar onde queremos chegar, precisamos nos orientar a algo sólido: os dados. Com base nisso, buscamos aprender com os dados passados, focar nos dados presentes e planejar-nos para futuros dados positivos.
Dentro desse pilar, o planejamento, a mensuração, a organização e o registro são imprescindíveis. Os dados nos mostram onde estamos, onde queremos chegar e para onde estamos indo – isso é o que nos move e nos faz sair do lugar.
Excelência
Tudo o que fazemos é firmado na excelência. Acreditamos que tudo o que fazemos deve ser realizado com proatividade em resolver, com paixão, resiliência e fé.
Isso faz com que nosso trabalho não seja apenas uma rotina cansativa ou um cotidiano comum, mas o exercício de uma missão preciosa que é feita de todo o coração, sem poupar esforços.
Crescer
Aprender, compartilhar e pedir ajuda: crescer é outro pilar precioso da nossa empresa.
Nosso crescimento é colaborativo e focado no time: crescemos enquanto equipe e sempre focamos no auxílio mútuo.
Ética e honestidade
Por último, um pilar que, se não existisse, abalaria todos os demais: a ética e a honestidade permeiam todas as nossas ações, sonhos e processos.
Uma vez que zelamos pela integridade nas atitudes, pela transparência, pelo respeito e pela empatia entre os colaboradores e também com os clientes, o Atos6 conta com colaboradores cujo caráter é íntegro, verdadeiro e honrável – assim como Jesus.
Esse pilar é o que mantém nossa empresa de pé e confere a nós um grande diferencial: nosso propósito não está atrelado apenas a nós, mas a um propósito muito maior.
#4 A Atos6 sonha com…
O Atos6 é uma plataforma de gestão, uma solução digital e um sistema pensado para facilitar processos. Acima de tudo, porém, somos um diácono digital – nascemos com o intuito de servir as igrejas em suas necessidades.
Exatamente por isso, estamos sempre pensando em avançar: novas funcionalidades, recursos atualizados, melhorias constantes e a melhor gestão digital que a sua igreja pode ter.
Internamente, somos colaborativos, excelentes, honestos e prezamos pela transparência. Externamente, queremos ser vistos como uma solução completa, fácil e integrada para acabar com as dores de cabeça e simplificar o dia a dia das igrejas.
Em resumo – e nas palavras do nosso CEO – o Atos6 sonha com:
- Ver as igrejas do Brasil fazendo sua gestão de forma profissional, com excelência e processos aprimorados.
- Ser um suporte às igrejas, algo com que possam contar;
- Facilitar e possibilitar que elas cuidem de pessoas, que formem mais discípulos para o Reino.
E olhando para esses sonhos, continuamos seguindo em frente, caminhando lado a lado com o seu propósito – e o de todas as nossas igrejas clientes – prontos para auxiliar você, dispostos a melhorar continuamente e sempre pensando no avanço de nossa plataforma.
Logo tem novidades do Atos6 por aí, hein? 😉
E aí? O que achou da nossa história? Esperamos que tenha gostado e que tire lições e inspirações da nossa trajetória. Conte conosco!
Quer começar mais a fundo a plataforma? Clique no botão abaixo e agende um bate-papo com nossos especialistas! Nossa demonstração é completamente gratuita:
E se você deseja avançar em todas as áreas da sua igreja, acompanhe nossos conteúdos aqui no nosso blog e também no Instagram, no Facebook, no LinkedIn e pelo Telegram! Constantemente, produzimos materiais para te auxiliar nessa jornada e te presentear com dicas exclusivas.
Para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado, assine nossa newsletter no formulário ao lado.
—————————————————————————————————————-
Leia também: Plataforma de gestão para igrejas: afinal, por que essa ferramenta é tão importante?