10 motivos pelos quais os pastores NÃO querem aderir uma plataforma de gestão na sua igreja

Como a gestão da sua igreja é feita? Você se preocupa que esse aspecto seja tratado com excelência? Contar com uma plataforma de gestão na sua igreja é ter uma ferramenta que possibilita praticidade, eficiência, facilidade no cotidiano pastoral e ainda mais outras dezenas de benefícios.
Afinal, nós sabemos que, dentro de uma igreja, membros precisam ser acompanhados, cuidados e pastoreados, ao passo que as finanças precisam ser corretamente geridas, o progresso das células ou pequenos grupos precisa ser monitorado, os departamentos devem permanecer trabalhando, e assim por diante.
Infelizmente – e por diversas razões – muitos pastores não aderem a plataforma de gestão em suas igrejas. Nesse artigo, elencamos 10 motivos pelos quais isso acontece. Pronto para descobrir? Continue conosco!
As 10 razões mais comuns pelas quais as igrejas não aderem uma plataforma de gestão
Não existe apenas um motivo universal que justifique o porquê dos pastores não aderirem à plataforma de gestão em suas igrejas. Na realidade, muitas são as razões. Começaremos por:
#1 Desconhecimento da ferramenta
Por incrível que pareça, muitos pastores ainda não conhecem a plataforma de gestão para igrejas. Essa falta de informação, portanto, é um dos motivos pelos quais os pastores não aderem a ferramenta: eles simplesmente não sabem que algo assim está disponível para ajudá-los.
Nós sabemos que, com o passar do tempo, novas tecnologias foram sendo incorporadas no dia a dia de diversos âmbitos, inclusive das igrejas. Assim, seja por não conseguirem acompanhar as constantes inovações ou simplesmente por não permanecerem antenados nas tendências, esses pastores permanecem na gestão manual.
#2 Acomodação
Outros, por outro lado, possuem o conhecimento da plataforma, bem como seus benefícios e funcionalidades, mas optam por não a aderirem por estarem acomodados com a forma que já gerenciam seus processos dentro da igreja: manualmente, por meio de planilhas e assim por diante.
Essa ‘zona de conforto’, portanto, é mais um dos motivos pelos quais os pastores não adotam a plataforma como ferramenta de gestão em suas igrejas. Infelizmente, devido à acomodação, esses pastores podem ficar “parados no tempo”, sem executar qualquer inovação ou renovarem sua visão.
#3 Falta de mão de obra
Há, ainda, os pastores que até desejam implementar a plataforma de gestão em suas igrejas, mas não o fazem pela falta de mão de obra – alguém que opere o sistema.
O que muitos não sabem, porém, é que não é preciso nenhum profissional, técnico ou especialista em tecnologia para gerir e alimentar a plataforma. Na realidade, um software como esse possui uma interface bastante intuitiva para que qualquer um que deseja aprender, consiga com facilidade.
Além disso, ainda há uma equipe de suporte pronta e sempre disposta para auxiliar o operador (e o pastor) em qualquer uma das dificuldades.
#4 A gestão da igreja é feita por planilhas
“Mas a gestão da minha igreja é feita por planilhas, para que eu precisaria de uma plataforma de gestão?” Esse argumento é bastante comum também, e se caracteriza como mais um dos motivos pelos quais os pastores não aderem à plataforma.
Porém, é importante enfatizarmos que, embora as planilhas possuam sua utilidade e benefícios, elas são extremamente limitadas quando falamos de gestão eclesiástica. Afinal, não há integração, o trabalho é demorado e passível a erros – sem falar que, embora para números elas até sirvam melhor, para outros aspectos essa ferramenta pode deixar a desejar.
A plataforma de gestão, por outro lado, é própria para as igrejas – pensada exclusivamente na necessidade dos pastores e da diretoria das igrejas. Leia também: 5 razões pelas quais as planilhas já não são suficientes para a gestão financeira da sua igreja.
#5 Financeiro / Investimento
“Uma plataforma assim deve ter um custo extremamente alto então, não é?” E é aqui que você se engana. Em primeiro lugar, adquirir uma ferramenta dessas não é meramente um custo ou uma despesa, mas um investimento especial – um verdadeiro presente que você dá à sua igreja.
Afinal, a plataforma não beneficia apenas o pastor ou a diretoria da igreja, mas também beneficia os membros, através de diversas funcionalidades. Portanto, na hora de fechar, você vai perceber que o preço da plataforma vale a pena completamente, sem sombra de dúvidas.
#6 Achismos equivocados
Outro motivo pelo qual os pastores hesitam ao considerar uma plataforma de gestão na igreja é devido a achismos equivocados – pensamentos que, ou estão ultrapassados, ou são simplesmente um engano.
Diversos são os argumentos: há quem diga que é incorreto a igreja se importar tanto assim com gestão, ou que é inadequado que uma igreja adquira e utilize um software – algo que anteriormente era próprio do mundo corporativo.
No entanto, embora existam opiniões contrárias, a plataforma de gestão na igreja possui um único objetivo: auxiliar as igrejas a viverem seu propósito com excelência, para a glória de Deus e o crescimento do Reino.
#7 Não considerar a ferramenta necessária
Não considerar a plataforma de gestão realmente necessária também é uma das razões para a não-adesão da ferramenta nas igrejas. Afinal, muitos pastores já encontram suficiência no modo como a gestão de suas igrejas está funcionando no momento.
E isso pode ser uma verdade incontestável: as tarefas da sua igreja podem estar devidamente organizadas, com a gestão dos processos e grupos funcionando perfeitamente – mesmo sem uma plataforma de gestão.
A grande vantagem da plataforma está justamente nisso: essa ferramenta pode tornar o que já está bom, em algo melhor ainda! Como um verdadeiro diácono digital, a plataforma de gestão pode facilitar seu dia a dia ainda mais.
#8 Mentalidade fechada a inovações
Infelizmente, a razão de alguns pastores não investirem em uma plataforma de gestão para igrejas é a resistência que possuem em relação às inovações. Acredite você ou não, mas ainda hoje, existem igrejas que consideram incorreto o ato de, simplesmente, modernizar.
Para esse argumento, precisamos responder: apesar das igrejas terem de sempre manter a essência da igreja primitiva, elas também precisam acompanhar o que está acontecendo no mundo, para otimizar a forma como executam o trabalho do Senhor.
Afinal, se pararmos no tempo, não alcançaremos as próximas gerações e não faremos um trabalho excelente – para o Deus da excelência.
#9 Receio de não conseguir utilizar
Se esse é o seu caso, não se preocupe: a maioria dos pastores também possui esse pensamento que, felizmente, não é uma verdade. Ao contrário do que muitos pensam, a plataforma de gestão para igrejas não é difícil de operar.
Como já mencionamos, a plataforma é extremamente intuitiva e facilitará muito o seu trabalho.
#10 Resistência dos membros
Por último, mais um dos argumentos/motivos da não-adesão da plataforma: estamos falando da resistência da membresia. Afinal, a resistência dos pastores, gestores e líderes não é o único empecilho aqui.
Os membros da igreja também podem acabar questionando e impedindo a implementação de uma plataforma de gestão – por qualquer um dos motivos que já listamos anteriormente.
Considerando que as mudanças são inegavelmente desconfortáveis, a resistência será inevitável. Porém, cabe a você criar e consolidar essa nova cultura de gestão eficiente: mostre aos membros – na prática – os benefícios que a plataforma trará.
Agora que a gente já esclareceu…
Quando falamos de plataforma de gestão para igrejas, você precisa conhecer o Atos6: fundada por cristãos e servos que pensaram em otimizar e facilitar o dia a dia das igrejas e dos pastores, nossa plataforma é completamente integrada e, por isso, você pode gerenciar todos os aspectos da sua igreja no mesmo lugar.
Com diversas funcionalidades: gestão de membresia, células ou pequenos grupos, gestão financeira, de ensino, app personalizado e ainda mais, o Atos6 permite à sua igreja:
- aumentar o alcance e o engajamento das pessoas;
- conhecer a fundo os membros;
- acompanhar novos convertidos;
- receber doações mensais de qualquer lugar;
- gerenciar seus cursos, turmas e alunos de forma simples e eficaz;
- fazer gestão de pequenos grupos ou células;
- fazer a gestão financeira de forma segura, eficiente e online;
- gerenciar eventos.
Quer ver como nossa plataforma funciona na prática? Agende um bate-papo com nossos especialistas! Nossa demonstração é completamente gratuita e estamos dispostos a sanar qualquer dúvida que você tiver. Clique no botão abaixo:
Ainda está com dúvidas? Não se preocupe! Acesse nossa Central de Ajuda.
Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo atualizado!
—————————————————————————————————————-
Leia também: 3 mitos (e verdades) sobre gestão de igrejas